Amai-vos, porque o amor vem de Deus!

Amai-vos, porque o amor vem de Deus!

“Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.” 1João 4.7

Entre as maiores necessidades de todos nós, está a de sermos amados. Mais do que presentes, dinheiro ou qualquer outra coisa, o amor é uma necessidade de todos nós.
Em uma sociedade cada vez mais individualista, materialista e competitiva, o verdadeiro amor, que sempre foi raro, fica cada vez mais difícil de ser encontrado, por isso, Deus criou uma comunidade capaz de dispensar amor.
O apóstolo João, conhecido como o “apóstolo do amor” e também chamado de “o discípulo amado” no Evangelho de João, em suas 3 cartas pastorais à Igreja de Cristo, também fala a respeito do amor. As cartas demonstram que duas são as características do verdadeiro cristão. A primeira delas é a fé. O verdadeiro cristão permanece na fé apostólica revelada pelo próprio Cristo aos apóstolos e depois a todo mundo. Viver na verdade é viver na luz, porque Deus é luz. A segunda característica do verdadeiro cristão é o amor.
Assim como Deus é luz, e dele vem toda a verdade e quem não anda na luz, está nas trevas e, portanto longe de Deus, o apóstolo também afirma: “Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor.” (1João 4.8).
O que João nos ensina sobre a prática do amor?
Todo cristão deve amar porque amar é um mandamento. O amor não é opcional, mas o amor é um mandamento a todo cristão. A nenhum de nós, que somos cristãos, que professamos a verdadeira fé cristã, é permitido negarmos o amor a ninguém. Sempre que negamos amar alguém, estamos desobedecendo e, por isso, pecando. Não estamos andando mais na luz, mas sim, estamos em trevas.
Todo cristão deve amar porque é nascido de Deus. Muitas vezes nos escondemos atrás da definição errada de amor. Muitos afirmam que o amor é um sentimento subjetivo que vem não se sabe de onde e que, repentinamente, se vai e, portanto, ficamos à mercê desse surgimento do amor em nosso coração. Por isso dizemos que amamos a um e a outro dizemos não conseguir amar. Jesus, ao falar a respeito do amor ao próximo, disse que devemos amar até mesmo os nossos inimigos. Jesus só ordena isso porque a obra que Deus faz a partir da conversão, nos capacita a amar. Amamos porque somos nascidos de Deus e conhecemos a Deus. Se nascemos de Deus somos capacitados a amar como Jesus nos amou.
Todo verdadeiro cristão deve amar porque foi amado por Deus. João escreve: “Nisto se manifestou o amor de Deus em nós: em haver Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio dele. Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. Amados, se Deus de tal maneira nos amou, devemos nós também amar uns aos outros.”(1Jo4.9-11) Conhecemos na prática o verdadeiro amor. Somos alvo do amor verdadeiro e perfeito de Deus, e, por isso, cheios desse amor. O mundo precisa do verdadeiro amor, e Deus nos encheu dele a fim de que o mundo seja alcançado pelo verdadeiro amor.
Entre outras coisas, o amor faz parte da essência de Deus, e também da essência de todo aquele que nasceu de Deus. Muitas vezes não é fácil amar, por isso Deus nos manda que amemos.
Certa vez me perguntaram por que hoje as igrejas não são mais amorosas como lemos na Bíblia. Provavelmente é porque não temos levado tão a sério quanto deveríamos o mandamento para amar. Não espere que o amor brote sem você perceber. O amor deve ser praticado intencionalmente e constantemente por todo cristão como prova de seu relacionamento com Deus. Obedeça a Deus: Ame! Deus te abençoe

Rev. Hédin Charles Mendes

Nenhum comentário

Adicione seu comentário