A importância da Reforma Protestante.

A importância da Reforma Protestante.

“O reino dos céus é também semelhante a um que negocia e procura boas pérolas; e, tendo achado uma pérola de grande valor, vende tudo o que possui e a compra.” Mateus 13.45,46.

Durante essa semana comemoramos 502 anos da Reforma Protestante, disparada com o ato do monge alemão Martinho Lutero ao pregar suas 95 teses na porta da entrada da igreja do castelo de Wittenberg em 31 de outubro de 1517.
O monge não desejava fazer uma revolução, mas debater com os demais líderes da igreja a respeito das práticas de sua época. No dia 1 de novembro costumava-se fazer em Wittenberg uma grande exposição de relíquias. Ali as pessoas, dependendo do que faziam diante das relíquias ou de quanto pagassem, receberiam absolvição por anos no purgatório. Além disso, em outras localidades, vendiam-se indulgências com a finalidade de construir a Capela de São Pedro, em Roma. No meio disso tudo, a verdadeira vida cristã revelada pela Escritura Sagrada e o Reino de Deus havia se perdido no meio de tantas inverdades.
Conta-se que Tomás de Aquino (1330 d.C.), ao visitar o Papa Inocêncio IV, este, depois de lhe haver mostrado toda a fabulosa riqueza do Vaticano, disse, fazendo alusão às palavras de Pedro ao coxo da porta Formosa: – Vês, Tomás? A Igreja não pode mais dizer como nos primeiros dias: “Não tenho prata nem ouro…” – É verdade – confirmou ele, e disse: – Mas também não pode mais dizer ao coxo: “Levanta-te e anda”. A igreja e os fiéis cultivavam tesouros sem valor diante de Deus. Tesouros terrenos que desviavam o povo para longe de Jesus e seu Evangelho.
A Reforma foi o reencontrar o verdadeiro tesouro da igreja. Entre as 95 teses, a tese de número 62 proclama bem alto: “O verdadeiro tesouro da Igreja é o santíssimo Evangelho da glória e da graça de Deus.” Lutero já havia sido impactado pelos versículos de Romanos 1.16 e 17 que diz: “Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego; visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé.”
O Dia da Reforma foi o dia em que o evangelho foi reencontrado e rompeu a escuridão vigente. O Evangelho do Reino veio à tona e fez o que ele faz com poder em qualquer época, geração ou lugar! Ele salva todo aquele que crê. Aquele que crê não troca o Evangelho por nada, mas vive para proclamá-lo. O grande e verdadeiro tesouro da Igreja foi reencontrado e proclamado.
Celebrarmos a Reforma Protestante é glorificarmos a Deus por tudo o que aconteceu naqueles dias, mas também, responder às questões de nossos dias da mesma forma que os reformadores responderam suas questões em seu tempo: com o Evangelho!
Nosso grande tesouro é o Evangelho. Vivamos o Evangelho, proclamemos o Evangelho e lutemos pelo Evangelho. Proclamemos e vivamos os valores trazidos à luz pela Reforma: Somente a Escritura, Somente a Graça, Somente Cristo, Somente a Fé, Somente a Deus toda a glória! Deus te abençoe.

Rev. Hédin Charles Mendes

Nenhum comentário

Adicione seu comentário