Como um ramo frutífero junto à fonte

Como um ramo frutífero junto à fonte

“José é um ramo frutífero, ramo frutífero junto à fonte; seus galhos se estendem sobre o muro.” Gênesis 49.22

Que maneira de resumir a vida de alguém. Esse com certeza é um dos mais lindos versículos da Bíblia. Ele resume a vida de José, um dos filhos de Israel.
Esse versículo é o cabeçalho da bênção de Israel, ou Jacó, sobre José, perto do momento de sua morte. Como essa bênção é profética e inspirada por Deus, ela abrange não somente o futuro de José, mas descreve a própria pessoa e toda a vida de José, de forma que se pode ver isso na vida de José até aquele momento. Isso é tão verdade que até aqui foram onze capítulos a respeito de José e depois daqui há apenas mais um, o capítulo cinquenta que encerra o livro de Gênesis.
Provavelmente os textos do Salmo 1, que diz: “Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem-sucedido.” E Jeremias 17.8 onde lemos: “Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto.”, são frutos dessa imagem sobre a vida de José.
Isso nos mostra que a vida de José é um referencial para o povo de Deus, pois tanto o
Salmo 1, quanto Jeremias 17.8, estão dizendo que isso é um fator da identidade daqueles que são povo de Deus. Jesus também utilizou uma imagem semelhante quando falou do ramo que permanece na videira. Jesus diz: “Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.” João 15.5.
Assim, esse versículo nos ensina as seguintes lições:
Em primeiro lugar, aprendemos que todo cristão deve produzir frutos: Hoje há mais pessoas buscando sinais do que frutos. Jesus diz que a árvore boa é reconhecida pela produção de frutos bons. Se estamos na videira, os frutos virão, do contrário, significa que não permanecemos na videira. José foi uma bênção para toda a sua família, pois Deus usou sua vida para conservar os herdeiros da promessa num tempo de grande seca e fome. Mas ele não foi bênção apenas para sua família, os seus galhos se estenderam por cima do muro. José foi uma bênção por onde passou. Foi uma bênção em casa sendo obediente ao seu pai; foi uma bênção como escarvo de Potifar, através de sua fidelidade e temor a Deus; foi uma bênção na prisão, sendo um homem compassivo e de confiança, e; foi uma bênção como governador do Egito. Como cristãos, nosso objetivo é sermos não só abençoados, mas sermos bênçãos onde quer que passemos.
Em segundo lugar aprendemos que o cristão não está isento das dificuldades. O verso 23 de Gênesis 50 nos diz: “Os flecheiros lhe dão amargura, atiram contra ele e o aborrecem.” José foi uma bênção em todos esses lugares, mas José foi vítima da inveja de seus irmãos em sua casa, da calúnia da mulher de Potifar e do esquecimento dos homens que saíram da prisão. O termo aborrecer aqui é sinônimo de odiar. José foi odiado em alguns momentos de sua história. José deveria ser o grande exemplo para a fidelidade dos primeiros leitores de Gênesis – o povo que foi liberto do Egito, que era sim, povo de Deus, mas que precisou enfrentar o deserto e todos os seus perigos.
Em terceiro lugar, e mais importante, o texto nos ensina que todo cristão só pode ser uma bênção e resistir os momentos difíceis por causa da graça de Deus. Qual era o segredo de José? A graça de Deus. A Bíblia diz que ele é “um ramo frutífero junto à fonte”. Também afirma que o seu arco, porém, permanece firme, e os seus braços são feitos ativos pelas mãos do Poderoso de Jacó, sim, pelo Pastor e pela Pedra de Israel, pelo Deus de teu pai, o qual te ajudará, e pelo Todo-Poderoso, o qual te abençoará.” Gênesis 49.24-25a. Jesus também afirma: “Sem mim, nada podeis fazer.” Deus é a nossa força, o nosso alimento todos os dias. Jesus é a videira onde os ramos permanecem e de onde vem o fruto. Ele é a fonte onde precisamos estar plantados.
Que sua vida possa ser descrita como foi a vida de José. Um ramo frutífero plantado junto à fonte e que ultrapassa os muros. Deus te abençoe!

Rev. Hédin Charles Mendes

Nenhum comentário

Adicione seu comentário