Família Forte e Vitoriosa

Família Forte e Vitoriosa

Filhinhos, escrevi a vocês, porque conhecem o Pai.
Pais, escrevi a vocês, porque conhecem aquele que existe desde o princípio.
Jovens, escrevi a vocês, porque são fortes, e a palavra de Deus permanece em vocês, e vocês já venceram o Maligno.
1 João 2.14 – Naa

Nas últimas semanas temos sido encorajados a lutar por nossas famílias, defendendo os fundamentos bíblicos da instituição familiar. Diante desse tema, suscito uma pergunta: a sua família enfrenta lutas? Tenho certeza de que sim, e posso pensar em duas razões básicas para isso. A primeira é que estamos num mundo caído, corrompido e hostil à verdade revelada por Deus na Bíblia. Por causa disso, as tendências, ideologias e modo de vida do mundo rivalizam com os princípios da Palavra de Deus, desafiando a estabilidade da família cristã em nossa sociedade. O outro motivo é que nós mesmos, muito embora crentes em Cristo, somos pecadores e falhos. Precisamos da ajuda de Deus para manter nossos lares fortalecidos e vitoriosos apesar de nós e do mundo em que vivemos, e Deus nos ajuda através da Bíblia.
O apóstolo João trabalha precisamente esses temas em sua Primeira Epístola. Ele fala sobre a nossa natureza pecaminosa, sobre as coisas que há no mundo e sobre a obra do Maligno para nos afastar do Evangelho, afetando profundamente a Igreja e, por conseguinte, nossas famílias. Mas também fala sobre a pessoa de Cristo, Seu ofício como nosso Advogado e sobre a vitória que vence o mundo (leia 1Jo 5.4-5).
A Primeira Epístola de João foi escrita em um contexto muito difícil. A Igreja do 1º século sofria com dois problemas sérios: perseguições externas e desvios internos. O Império Romano perseguia a Igreja com prisões, desapropriação de bens, torturas e condenações à morte. Ser cristão era um desafio naquele contexto. Entretanto, o perigo maior vinha de dentro. Falsos mestres ensinavam doutrinas totalmente estranhas ao Evangelho de Cristo. É nesse cenário que o apóstolo João escreve para fortalecer, encorajar e exortar os crentes a lutarem por sua fé, perseverando diante das perseguições do mundo e ao mesmo tempo permanecendo firmes na Palavra de Deus, rejeitando e combatendo conceitos, ideologias e doutrinas anticristãs.
Na passagem de 1João 2.14 o termo “filhinhos” é aplicado especificamente às crianças. João está falando com as famílias da Igreja, e se dirige aos filhinhos, aos pais e aos jovens que pertencem ao Corpo de Cristo. Ele justifica o motivo pelo qual escreveu para todos eles, destacando que são, desde já, vitoriosos em Cristo Jesus.
A mensagem que Deus, através de João, destina aos filhos é que eles tiveram os seus pecados perdoados por causa do Nome de Jesus (1Jo 2.12). Graças à obra realizada por Cristo, eles se tornaram filhos – filhinhos – de Deus e agora podem conhecer o Pai e viver em intimidade com Ele. Agora que somos filhos de Deus, devemos aprender a viver como o Pai quer que nós vivamos, fazendo aquilo que Deus quer que façamos: amar, perdoar, viver em santidade, assim como temos aprendido com o nosso Pai Celeste (leia 1Jo 3.1-9). Logo, a melhor coisa que podemos fazer por nossos filhos, para que sejam vitoriosos e bem-sucedidos, é mostra-lhes que são pecadores e que necessitam do perdão de Jesus para que – uma vez perdoados – tornem-se filhos de Deus pela fé em Cristo (Jo 1.12). Famílias fortes são aquelas que vivem em comunhão com o Pai, por meio de Jesus. São aquelas que dedicam seus filhinhos a Deus e ensina-os a viver neste mundo como verdadeiros filhos do Céu – herdeiros do Reino de Deus.
Mas, e quanto aos pais? Como podemos nos tornar pais bem-sucedidos, que amam suas famílias e experimentam a benção e a vitória de Deus em seus lares? Note que após se dirigir aos filhos, João se volta para os pais. Desde o Antigo Testamento os pais desempenham um papel importante no plano de Deus. São eles que transmitem aos filhos a verdade revelada por Deus em Sua Palavra através do ensino bíblico e do testemunho, na prática da vivência cotidiana. Aqui, o Espírito Santo relembra aos pais a experiência que eles tiveram com Cristo – a sua conversão; Ele diz: “vocês conhecem aquele que existe desde o princípio” (1Jo 1.13a). Pais verdadeiramente convertidos e regenerados, que podem testemunhar sua fé em Cristo em casa, no convívio social e na Casa de Deus, edificam famílias fortes e preparadas para as adversidades que se levantam contra a Igreja, contra a sã doutrina e contra os filhos de Deus.
Em seguida, o apóstolo João dirige suas palavras aos jovens, mencionando com destaque a força da mocidade cristã. São jovens que usam sua energia e vigor para lutar contra o pecado e para promover o Reino de Deus. Nesse combate contra o Maligno, os jovens da Igreja têm sido vitoriosos, porque permanecem firmes na Palavra do Senhor (v.14c). Se você reparar, a força dos jovens não vem deles mesmos, mas sim das Escrituras. E é assim que nossas famílias se tornam realmente vitoriosas e fortalecidas: quando a Palavra de Deus é a base, o alicerce, e quando nós permanecemos no Evangelho de Cristo.
Finalmente, gosto de pensar que nesta passagem de 1João a família está reunida. Crianças, jovens e adultos – pais e filhos – são chamados à importância de caminharem juntos em amor e fé genuínos para desfrutarem de um relacionamento íntimo e bem-aventurado com Deus e resistirem às artimanhas e ataques do Inimigo. O salmista declarou: “Pois ele reforçou as trancas das tuas portas e abençoou os teus filhos, dentro de ti” (Sl 147.13). Minha oração é que essa Palavra se cumpra em nossos lares pela graça de Jesus. Que nossas famílias sejam fortes e vitoriosas para a glória de Deus e para o nosso próprio bem. Que a sua família seja abençoada em Cristo Jesus!

Rev. Hédin Charles Mendes

Nenhum comentário

Adicione seu comentário