Caminhos Aplainados

Caminhos Aplainados

“Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o
em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.”
Provérbios3.5-6.

Quanto tempo você leva para vir de sua casa até a igreja, ou até seu trabalho?
Esta foi uma pergunta que surgiu quando, em uma conversa com amigos, falávamos sobre minha última ida a São Paulo. São Paulo é famoso por muitas coisas, entre elas seu trânsito e suas grandes distâncias.
Apesar da fama do trânsito de São Paulo, e do número de habitantes e veículos, pude notar que há muitas obras que fazem com que as pessoas consigam chegar ao seu destino, por mais longe que seja. Túneis, pontes, trevos, sinais luminosos, placas com nomes das ruas em todos os cruzamentos, vias primárias, vias secundárias, metrô, via somente para o ônibus e carros especiais como ambulâncias e carros da polícia, etc., ou seja, tudo o que é necessário para que o cidadão possa chegar ao seu destino.
O texto que lemos fala de veredas endireitadas. Vereda é um caminho. É interessante pensarmos que, entre nós e nossos objetivos, há sempre um caminho a ser trilhado.
O texto bíblico afirma que o SENHOR endireita as veredas. Imagine tentar chegar a um lugar e se deparar no caminho com um precipício. Imagine ainda se não houver nenhuma sinalização indicando o precipício, e ainda, se a viagem for à noite. O desastre é certo. A promessa de Deus de endireitar as veredas é justamente de “pavimentar” esse caminho, tirando os desníveis, aplainando-o com Seu poder infinito. Porém, essa promessa não é para todos, e nem acontece sempre, pois é uma promessa condicional, ou seja, Deus diz que endireitará os caminhos daqueles que estiverem em uma determinada condição: “Confia no SENHOR de todo o seu coração”. Confiar no SENHOR de todo coração é:
1. Deixar de tentar mudar as ordenanças do SENHOR apoiando-se no próprio entendimento (Pv 3.5): Quando conhecemos a Deus e a Sua Palavra, Deus não somente muda nossa rota, mas muda também nosso destino. Deus ordena que algumas metas em nossa vida sejam apagadas do nosso “GPS” e que novos destinos sejam buscados. O problema é quando entendemos que a nossa meta é melhor que a de Deus e insistimos nisso apoiando-nos em nosso próprio entendimento. É como se disséssemos a Deus: “Puxa SENHOR! É legal isso que o SENHOR está propondo, mas eu tenho uma ideia melhor que a sua, por essa, aquela e ainda aquela outra razão!” Será que é possível sabermos mais que o próprio Deus? É claro que não. Há também o caso de concordarmos com a meta, mas não aceitarmos a rota dada por Deus. Lembro-me sempre da experiência de Saul, quando Deus diz para que ele guerreasse com um povo e tudo fosse destruído. Mas Saul teve uma ideia melhor: “Vamos guardar animais para sacrificar ao SENHOR!” A resposta do SENHOR foi que “obedecer é melhor que sacrificar”, por isso Saul perdeu o reino. Cuidado com as racionalizações! Isso é apoiar-se no próprio entendimento, o desastre é certo.
2. Reconhecer o SENHOR em todos os nossos caminhos (Pv 3.6): É comum algumas pessoas entenderem que certas áreas de sua vida tem tudo a ver com Deus, mas que outras devem ser deixadas em suas próprias mãos. O compromisso do SENHOR de aplainar os caminhos, é para aqueles que confiam todas as áreas de sua vida ao SENHOR. Quantos não estão, com suas atitudes, afirmando: SENHOR, dessa área entendo mais que o SENHOR, então, pode deixar isso comigo! É queda na certa. Não há área de nossa vida que não deva ser dedicada a Deus. A Bíblia mostra em Romanos 12.1 que devemos nos apresentar como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. A figura usada é a do Holocausto, do animal, limpo das partes imundas, oferecido inteiro a Deus no altar. Quando conhecemos a Jesus, fomos chamados a segui-lO. Ele é o único caminho! Isso implica em confiarmos nEle em todas as áreas de nossa vida. Ele é a verdade! Qual é o destino de Deus para nós? É Jesus! Ele é a vida! (Jo 14.6).
Deus te abençoe e aplaine teus caminhos! Saiba que isso só é possível se você confiar no Senhor Jesus de todo o teu coração!

Rev Hedín Charles Mendes
(reedição)

Nenhum comentário

Adicione seu comentário