Não temerei mal Algum!

Não temerei mal Algum!

“Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo;
o teu bordão e o teu cajado me consolam.” Salmo 23.4.

Dentre os Salmos de Davi que tratam tantas vezes de situações de guerras e perseguições, encontramos no início do Salmo 23 a linda imagem das ovelhas cuidadas por seu pastor. O Salmo reflete a grande verdade de que, se somos ovelhas do Soberano Pastor, que é Deus, nada nos falta. O cuidado do Pastor para conosco é suficiente.
O Salmo, porém, não diz que o cuidado do pastor é só em pastos verdejantes e águas tranquilas. O caminho pelo qual o Soberano Pastor nos leva, diz o verso 3, são as veredas da justiça por amor do Seu nome.
Trilhar pelas veredas da justiça não isenta o Pastor e nem as ovelhas de ter que, muitas vezes, enfrentar os vales da sobra da morte. O próprio Cristo, a fim de nos conduzir para o aprisco eterno da salvação e vida eterna, enfrentou não apenas as sombras da morte, mas a morte com toda a sua força e poder, e a venceu!
O salmista, numa declaração de fé grandiosa afirma “Ainda que eu ande pelo vale da sobra da morte não temerei mal nenhum”. Ele tem plena segurança em Deus a ponto de afirmar que não teme nenhum mal. As ovelhas do Soberano Pastor tem o privilégio de desfrutar de segurança ao invés de medo, de paz ao invés do ansiedade. Como podemos ter essa segurança?
1. Sabendo que os vales fazem parte da caminhada de todo crente. O Salmo contempla o cuidado constante do pastor. No verão, na região da palestina, a fim de que as ovelhas pudessem chegar às aguas tranquilas e pastos verdejantes, o pastor tinha que guiar suas ovelhas por entre as ravinas. Se o pastor não fizesse assim, elas ficariam com fome, enfraqueceriam e morreriam. Os vales fazem parte da vida de toda ovelha bem cuidada. O Bom Pastor não coloca a ovelha diante dos perigosos vales sem propósito, mas a fim de que a ovelha possa crescer e se desenvolver sempre.
2. Lembrando que a presença dos vales não significa a ausência de Deus. O que você prefere? Águas tranquilas sem a presença de Deus ou a presença de Deus em sua vida nos vales da sobra da morte? Não há nada mais necessário para a ovelha do que a presença do pastor. O Salmo nos ensina que não estamos sozinhos nem nos pastos verdejantes e, muito menos, no vale da sombra da morte. Deus se faz presente na vida de todo crente, mesmo que as sombras da morte ou mesmo a própria morte se aproxime de nós. Não estamos sozinhos, mas o Pastor suficiente está conosco. O Pastor que nos conduz pelas veredas de justiça por amor do Seu nome continua conosco.
3. Confiando no cuidado do Pastor. A ovelha tem consolo no bordão e no cajado do pastor. Esses são os instrumentos do cuidado do pastor para com suas ovelhas. Um deles para buscar a ovelha nas situações de perigo, e o outro como arma contra os predadores das ovelhas. Ao mesmo tempo, nos vales da sombra da morte, Deus tem cuidado suficiente para nos defender de nossos inimigos e de nos aproximar ainda mais dEle. Deus age graciosamente em nosso favor sempre porque Ele é o nosso Pastor!
Seja em pastos verdejantes, junto das águas tranquilas ou no vale da sobra da morte, Deus sempre tem um propósito para nós, Deus não nos deixou sozinhos e continua dispensando todo cuidado que necessitamos nas mais diversas situações. Por isso, não temeremos mal algum! Deus te abençoe.

Rev. Hédin Charles Mendes

Nenhum comentário

Adicione seu comentário