Um Coração Totalmente Dele

Um Coração Totalmente Dele

Porque, quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele;  2Crônicas 16.9a

E se um dia o Senhor enviasse um profeta para te dizer as palavras do verso acima? Você ficaria triste ou feliz? Aproximar-se-ia ainda mais de Deus, ou afastar-se-ia dEle?
Que boas notícias vindas do próprio Deus. Primeiro que Ele sonda todos os acontecimentos da terra, e que o justo não precisa sucumbir à injustiça porque Deus sabe daqueles que tem o coração voltado para Ele. Deus não está alheio às situações desse mundo, mas seus olhos passam por toda a terra e é favorável àqueles que O buscam.
Segundo, Deus não apenas vê o que acontece, mas Deus vê a situação e até mesmo o coração dos homens. A Bíblia diz que os olhos de Deus passam por toda a terra para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele. Deus age sendo forte para com aqueles que O buscam de todo coração.
Que bênção! Diante dessas palavras vindas do próprio Deus, devemos confiar em Deus e buscá-lO ainda mais. Não é mesmo? Mas não foi isso que aconteceu com o rei Asa.
Certo dia Deus enviou o profeta Hanani para dizer essas palavras ao rei Asa, um dos mais fiéis reis de Judá – Reino do Sul no tempo do reino dividido. Até aquele tempo a fidelidade daquele rei a Deus fora tal que a Bíblia registra a seguinte expressão sobre ele: “o coração de Asa foi perfeito todos os seus dias.” (2Cr 15.17). Antes disso, outro profeta, o profeta Azarias foi enviado por Deus para dizer a Asa: “O Senhor está convosco, enquanto vós estais com ele; se o buscardes, ele se deixará achar; porém, se o deixardes, vos deixará. Israel esteve por muito tempo sem o verdadeiro Deus, sem sacerdote que o ensinasse e sem lei. Mas, quando, na sua angústia, eles voltaram ao Senhor, Deus de Israel, e o buscaram, foi por eles achado.” (2Cr 15.2-4).
Embora até aqueles dias ele tenha sido perfeito, nessa ocasião, Deus enviou seu profeta a fim de que repreendesse o rei Asa. Isso porque aquele rei que fora tão bem até ali, no trigésimo sexto ano de seu reinado, seu coração abandonara a Deus, e continuou assim até o fim de sua vida. Mas e nós? Nosso coração é totalmente do Senhor?
Um coração voltado ao Senhor, em primeiro lugar, é um coração que O busca sempre. O rei Asa falhou quando em guerra contra o reino do Norte. Ao invés de buscar o Senhor, buscou aliança com o rei da Síria. Assim, trouxe morte para a nação irmã, povo do mesmo Senhor que o fortalecera anteriormente e foi maldição ao invés de bênção.
Um coração voltado ao Senhor é, em segundo lugar, um coração que confia no Senhor. Ao invés de confiar no Senhor, Asa confiou mais em sua própria estratégia e em sua capacidade de fazer alianças. Confiou em si mesmo.
Um coração voltado ao Senhor é, em terceiro lugar, um coração que teme ao Senhor. Ao fazer aliança com um povo que não temia a Deus, contra Israel, povo de Deus, o rei Asa tomou prata e ouro dos tesouros da Casa do SENHOR. Colocou-se acima do próprio Senhor, tomando dos tesouros do Senhor como se fossem dele mesmo.
Um coração voltado ao Senhor é, em quarto lugar, um coração quebrantado e humilde. O rei Asa, ao ser confrontado pelo profeta, ao invés de voltar-se a Deus em arrependimento e amor, castigou o profeta lançando-o no tronco e oprimiu alguns do povo. A Bíblia ainda registra que, depois de dois anos doente, Asa morreu, mas que em todo esse tempo, não recorreu ao Senhor, mas confiou somente nos médicos. Ao ser repreendido seu coração se endureceu e se ensoberbeceu.
O resultado foi que ele não viveu tudo o que Deus tinha para ele. A Bíblia diz que, quando morreu, “sepultaram-no no sepulcro que mandara abrir para si na Cidade de Davi; puseram-no sobre um leito, que se enchera de perfumes e de várias especiarias, preparados segundo a arte dos perfumistas. Foi mui grande a queima que lhe fizeram dessas coisas.” (2Cr 16.14). Mas também ficou registrado que, porque seu coração deixou de ser totalmente de Deus, Asa perdeu a oportunidade de ser uma bênção ainda maior para a glória de Deus e para o seu povo. “Porquanto confiaste no rei da Síria e não confiaste no Senhor, teu Deus, o exército do rei da Síria escapou das tuas mãos.” (2Cr 16.7).
Asa experimentou dois tempos em sua vida. Em um dos tempos ele foi grande bênção, enquanto buscou ao Senhor de todo o coração, mas, depois, quando seu coração deixou de ser totalmente dEle, Asa sucumbiu diante dos desafios. Como está hoje o seu coração? Porque, quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele! Deus te abençoe.

Rev. Hédin Charles Mendes

Nenhum comentário

Adicione seu comentário