Andando na Contramão

Andando na Contramão

“Jonas se dispôs, mas para fugir da presença do Senhor, para Társis; e, tendo descido a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem e embarcou nele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do Senhor.”
Jonas 1.3.

Quem seria a pessoa que, podendo andar com Deus, correria para o outro lado? Com certeza alguém que não se importa com Deus. Que despreza a igreja, a Bíblia e tudo aquilo que vem de Deus. Mas a verdade é que são muitos os “cristãos professos” que tem se disposto a andar na contramão de Deus afastando-se dia a dia dEle e de sua vontade boa, perfeita e agradável. Como Jonas estão dispostos a pagar para navegar na direção oposta.
Jonas era um profeta de Deus, provavelmente foi aluno da escola de profetas de Elias, foi profeta no tempo do rei Jeroboão II, um dos mais importantes reis do Norte. Filho de Amitai – que significa verdade – galileu da tribo de Zebulom, profeta que anunciou nesse tempo a expansão de Israel conforme 2Reis 14.25, profeta que professava a fé no Deus altíssimo: “Sou hebreu e temo ao SENHOR, o Deus do céu, que fez o mar e a terra.” Mas, mesmo assim, Jonas era um profeta na contramão de Deus!
Deus o enviou a Nínive, mas o profeta tomou um navio para a direção diametralmente oposta – Társis. Nívive era a vontade de Deus para Jonas, era a chamada clara de Deus aos ouvidos e coração de Jonas, mas Jonas foi para Társis. Não quis fazer a vontade de Deus, nem andar com Deus. Quando andamos na contramão de Deus?
1. Quando não temos tempo para obedecer a Deus. Talvez você diga. Ainda bem que Deus não me mandou para Nívive. Muitos, porém, estão navegando para Társis quando, ouvindo a vontade de Deus diariamente através das leituras Bíblicas atividades frequentes da igreja, preenchem a vida com tantas outras coisas, não deixando tempo para Deus no dia a dia. Não temos tempo para orar, para servir o próximo, para trabalhar na obra de Deus. Estamos assoberbados com nossos projetos pessoais, por isso andamos na direção contrária à vontade de Deus. Deus tem chamado a muitos, mas todos estão envolvidos com coisas mais importantes que a vontade de Deus.
2. Quando preferimos a nossa vontade à vontade de Deus. Deus queria salvar os Ninivitas, mas Jonas desejava que eles fossem punidos. Jonas tinha um desenho do que deveria acontecer com os Ninivitas e Deus tinha outro. Jonas sabia, por isso saiu em direção contrária. Muitas pessoas se casam assim, se divertem assim, se envolvem nas mais diversas situações assim. Desejam que Deus abençoe o que querem fazer, mas sabem que o que querem não é a vontade de Deus. Tentam forçar Deus a abençoar aquilo que Deus já mostrou que não é aprovado por Ele. Tentam fazer Deus concordar com o pecado em suas vidas. Não são poucos os que tem se disposto para ir na direção contrária a Deus fazendo dessa forma, mesmo com um alto preço a ser pago.
3. Quando devemos amar ao próximo, mas preferimos odiá-lo. Os ninivitas não eram um povo bonzinho. Eram uma nação terrível. Quando em guerra, não apenas matavam seus oponentes, mas os matavam das formas mais horríveis. Eles faziam assim para serem respeitados e temidos pelos outros povos. Por isso eram também odiados pelas outras nações e por Jonas! Sim, estamos falando de perdão e misericórdia de Deus. Deus é muito claro em ensinar sobre os relacionamentos do cristão. Precisamos perdoar como fomos perdoados por Deus, mas quantas vezes nos dispomos para ir para Társis. Não queremos perdoar alguém, na verdade não queremos nem vê-los – literalmente, muitos atravessam a rua ou não frequentam mais os mesmos lugares, alguns mudam de igreja para não ter que nem olhar para as pessoas a quem Deus deseja que perdoemos e abençoemos.
Sim, os ateus e pessoas que se levantam contra a Bíblia estão na contramão de Deus. Mas muitos membros de igrejas cristãs também estão na contramão de Deus! Muitos estão enfrentando as tempestades e outras já foram jogados do navio para o mar revolto porque estão indo contra Deus! Não ande na contramão, disponha-se para andar em direção a Ele! Deus te abençoe.

Rev. Hédin Charles Mendes

Nenhum comentário

Adicione seu comentário