A Ilusão do Carnaval!

A Ilusão do Carnaval!

“Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito. Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz. Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. ”
Romanos 8.5-9

O Carnaval é a maior festa do Brasil. Em outros países, quando falamos ser brasileiros, logo alguém ensaia um idioma português dizendo 3 palavras: “Brasil, futebol, carnaval…”.
Como uma marca do País, até mesmo o governo prevê incentivos a esta festividade que fomenta o turismo e todo um comércio turístico. A época pré-carnaval é marcada por grandes expectativas. Hoje mesmo, 1 de março, quando estou escrevendo este texto, parei ao lado de duas pessoas que comentavam como seria seu carnaval. Uma delas relatava como é o carnaval em sua cidade e como estava a expectativa para “pular o carnaval” na avenida. O sentimento era de muita alegria e grande expectativa, sempre com ressalvas de que há muito respeito e organização envolvida na folia.
Qual o motivo das ressalvas? Com certeza é não parecer alguém de baixa moral. Isso porque, segundo o site www.significados.com.br, “Em todo o Brasil, o período do Carnaval muitas vezes é caracterizado pela inversão das normas aceitas pela sociedade, sendo que alguns comportamentos são ‘tolerados’ só durante esta época festiva.” O site também explica que, por marcar o período antes da quaresma, a mesma é caracterizada por “por muitas privações e por incentivar aqueles festejos carnavalescos onde a própria palavra carnaval indica os prazeres da carne.” Carnaval “é uma palavra que tem origem no latim ‘carna vale’ e que significa dizer ‘adeus à carne’”. Sendo o carnaval os três dias antes da quaresma, a ideia principal da festa é viver nesses dias o máximo de prazeres carnais possível, para depois arrepender-se na quarta-feira de cinzas e consagrar-se durante quarenta dias, preparando-se para a Páscoa.
Por isso o carnaval é uma ilusão. Em primeiro lugar, uma falsa alegria. O carnaval é baseado em uma busca por prazer, alegria e satisfação que vem da carne. A Bíblia, no texto acima, que fala da vida no espírito, afirma veementemente que o “pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito para a vida e paz. Ao contrário da alegria com prazo de validade de três dias, o fugir da carne e preferir a vida no espírito, é que traz alegria duradoura e real. Fugir da carne e andar no espírito traz vida e paz! Enquanto que a preferência pelas coisas da carne nos afastam de nosso Criador, pois o “pendor da carne é inimizade contra Deus”, a vida no espírito nos conduz a Ele.
O carnaval também promove uma falsa restauração da comunhão com Deus. O Rev. Hernandes, em seu texto: “Carnaval, a festa que termina em cinzas”, mostra que, se houvesse verdadeiro arrependimento na quarta-feira, no próximo ano não haveria carnaval! Pensa-se que guardar a quarta-feira satisfaz a justiça de Deus. A verdade é que, na quarta-feira mesmo, os foliões já estão planejando o próximo carnaval. Não há nem arrependimento e nem perdão verdadeiros.
O carnaval prenuncia uma falsa vida com Deus. Depois do carnaval, muitos iniciam uma vida de privação de carne e outras coisas entendendo que, assim, agradarão a Deus e chegarão no tempo da Páscoa com algum crédito, pois respeitaram o tempo de purificação. A Bíblia nunca propôs separar o ano em tempos de investir na carne e outros para consagração, mas, em Cristo, recebemos nova vida. Deus nos chama para viver uma vida inteira em sua presença, pois diz: “Sede santos, porque Eu Sou Santo!” Achar que pode ter uma performance em 40 dias que fará com que Deus se agrade de nós é uma atitude carnal e antibíblica. “Os que estão na carne não podem agradar a Deus”. É importante dizer que a ênfase do texto é mostrar que pelo esforço pessoal em cumprir a lei, não se pode agradar a Deus, mas apenas pela fé em Cristo se recebe nova vida nEle, e, somente em Cristo se pode agradar a Deus.
Experimentar verdadeira alegria, ter a experiência de ser perdoado verdadeiramente por Deus e viver em verdadeira consagração não provém do investimento na carne, mas em receber de Deus a nova vida em Cristo Jesus! Só em Cristo temos verdadeira alegria, o perdão e a remissão de todos os nossos pecados e verdadeira comunhão com Deus! Em Cristo somos libertos de toda ilusão! Deus te abençoe!

Rev. Hédin Charles Mendes

Nenhum comentário

Adicione seu comentário