Por que Precisamos Ler a Bíblia?

Por que Precisamos Ler a Bíblia?

“Porque também Cristo não se agradou a si mesmo; antes, como está escrito:As injúrias dos que te ultrajavam caíram sobre mim. Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança. Ora, o Deus da paciência e da consolação vos conceda o mesmo sentir de uns para com os outros, segundo Cristo Jesus, para que concordemente e a uma voz glorifiqueis ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.”
Romanos 15.3 a 6.

Nossa igreja está lançando nessa semana, mais uma vez, um programa de leitura da Bíblia através deste Boletim Informativo. Ano passado lemos a Bíblia livro a livro, e agora a leremos em ordem cronológica. Também vamos ler mais devagar objetivando que mais irmãos completem a leitura de toda a Bíblia. Se você desejar, há outros programas de leitura da Bíblia no balcão da Junta Diaconal. A esta altura talvez alguém esteja se perguntando: por que tanta insistência para que as pessoas leiam a Bíblia?
O texto acima traz algumas respostas relevantes a todos que desejam ter um verdadeiro relacionamento com Deus.
1. Porque devemos imitar a Cristo. As Escrituras são sobre Cristo, ou seja, Cristo veio para cumprir as Escrituras. Jesus andou de acordo com toda a vontade de Deus revelada nas Escrituras. É isso que Paulo mostra quando dá o exemplo de Cristo. Ele diz: “Cristo não agradou a si mesmo, antes, COMO ESTÁ ESCRITO, as injúrias dos que te ultrajavam caíram sobre mim. Devemos ser imitadores de Cristo, e, para imitá-lo precisamos, em primeiro lugar conhecê-lo através do que a Bíblia fala a Seu respeito; em segundo lugar, nos relacionarmos com Ele como a Bíblia ensina, e, em terceiro lugar, devemos andar como Ele andou, satisfazendo a vontade do Pai revelada na Bíblia.
2. Porque a Bíblia foi escrita para nosso ensino. Paulo afirma: “Pois tudo quanto, outrora fora escrito, para o nosso ensino foi escrito”. Como Igreja Presbiteriana Central de Guarapuava, desejamos “ser uma família de discípulos de Jesus, comprometida com a Bíblia, que adora a Deus, proclama as boas novas da salvação e coopera na expansão e na edificação do Reino de Deus. Buscamos viver pela prática da verdadeira comunhão gerada pelo Espírito de Deus, do discipulado conforme o ensino de Jesus, da adoração que agrada a Deus, da fiel proclamação do evangelho a todas as nações e do serviço ao próximo em amor como Cristo nos ensinou. Esses são valores divinos e é impossível vive-los sem um relacionamento profundo com a Bíblia. Ela é a revelação especial de Deus para nós. Deve ser nossa única regra de fé e de prática.
3. Porque a motivação que precisamos vem da Bíblia. Os propósitos de Deus são maravilhosos, mas, muitas vezes olhamos para nós e para as circunstâncias e desanimamos. Deus pensou nisso. Por isso nos motiva e fortalece através da leitura da Bíblia. “Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança.” A esperança que não falha vem do nosso relacionamento com a Bíblia. O texto claramente afirma que precisamos buscar o que está escrito com paciência e, enquanto investimos com paciência, experimentamos o resultado que é a esperança que vem pela consolação das Escrituras.
4. Porque Deus usa a Bíblia para nossa transformação. Depois de mostrar que a Bíblia é o padrão para os cristãos, Paulo ora para que Deus conforme o coração deles à Bíblia: “Ora, o Deus da paciência e da consolação vos conceda o mesmo sentir de uns para com os outros, segundo Cristo Jesus”. Deus primeiro nos ensina, em seguida nos transforma! O instrumento de santificação de Deus usa é a Bíblia! “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade”, foi a oração de Jesus. Paulo, em Efésios 5.25 a 27 nos ensina que “Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito.” Cristo purifica sua igreja por seu sacrifício na cruz e pela lavagem de água pela palavra! A salvação acontece pelo poder do Espírito Santo mediante a pregação da Palavra! Deus nos transforma através do nosso relacionamento com a Bíblia!
5. Porque somente quando vivemos pela Bíblia, glorificamos a Deus. Não posso glorificar a Deus do meu jeito. Apenas o que é santo, justo e bom glorifica a Deus. Somente cheios da Palavra de Deus, motivados a andar nos caminhos de Deus, transformados por Deus através da Sua Palavra, é que o resultado é glória de Deus. Nosso coração e atitudes em plena transformação na imagem de Cristo glorificam a Deus. Somente se nossa fé e nossa prática são pautadas pela Bíblia, podemos glorificar a Deus!
A Bíblia é o precioso tesouro que nos ensina, nos motiva e, pelo qual somos transformados dia a dia à imagem de Cristo para a glória de Deus! Leia a Bíblia, estude a Bíblia, ame a Bíblia, pois ela é a Palavra de Deus para você. Deus te abençoe!

Rev. Hédin Chales Mendes

Nenhum comentário

Adicione seu comentário