2° Domingo de Fevereiro – Dia da Mulher Presbiteriana

2° Domingo de Fevereiro – Dia da Mulher Presbiteriana

“Tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar. E o Senhor Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás. Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea. Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.”
Gênesis 2.15-18;24.

Comemoramos hoje, no segundo domingo de fevereiro o Dia da Mulher Presbiteriana. Esta data começou a ser comemorada a partir do Primeiro Congresso Nacional das SAFs, realizado em 1941, na IPB do Riachuelo, Rio de Janeiro. Ficou resolvido naquele Congresso adotar o segundo domingo do mês de fevereiro como o Dia da Mulher Presbiteriana. A data escolhida foi uma homenagem à Dna. Cecília Rodrigues Siqueira, esposa do saudoso Rev. Cícero Siqueira, que aniversariava. Cecília era a Secretária Geral do Trabalho Feminino, cargo em que permaneceu por mais de quinze anos consecutivos, de 1938 a 1954. Líder inconteste, o trabalho feminino sempre ocupou destacado lugar em seu ministério como mulher, mãe e esposa de pastor. Viajou por todo nosso imenso país, participando de Congressos, organizando SAFs, Federações e Confederações Sinodais. Quando deixou o cargo de Secretária Geral, o Supremo Concílio de 1954, reunido em Recife / PE, atendendo ao pedido da Confederação Nacional do Trabalho Feminino, oficializou, então, o segundo domingo de fevereiro como o Dia Nacional da Mulher Presbiteriana.
Que oportunidade para homenagear mais uma vez a mulher cristã! Homenagem esta, indiscutivelmente merecida. Por quê?
Porque faltava você, mulher, para a criação ficar completa. O texto é muito claro em afirmar, depois que tudo já havia sido criado, inclusive o homem que já trabalhava no jardim, que “Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só”. Para homem, criado à imagem e semelhança de Deus, a coroa da criação de Deus, faltava algo. Não qualquer coisa, mas algo tão especial quanto ele mesmo. Deus, depois de afirmar que havia algo na criação que não era bom, imediatamente proveu a solução desse problema: “far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.” É depois desse episódio que vem a afirmação de Deus sobre toda a criação: “Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia.” Você é a companheira idônea, que também foi criada à imagem e semelhança de Deus, mas, com suas particularidades de maneira a completar o homem e o homem te completar.
Porque faltava você, mulher, para auxiliar o homem na missão que ele recebera de Deus. O início do segundo capítulo mostra o homem desempenhando sua missão sem a mulher. “Deu nome o homem a todos os animais domésticos, às aves dos céus e a todos os animais selváticos; para o homem, todavia, não se achava uma auxiliadora que lhe fosse idônea.” O texto mostra duas coisas, primeiro o vazio do homem não encontrando ninguém para estar com ele e compartilhar a vida maravilhosa no jardim, e, o vazio de não poder compartilhar da missão maravilhosa de cuidar da criação de Deus. Deus então fez você, mulher. Que é idônea, ou seja, capaz de compartilhar tudo a respeito da vida e da missão de Deus com o homem, tornando assim a vida mais significativa e prazerosa para a humanidade.
Porque a mulher cristã faz a diferença no mundo. Todos devemos ser “sal da terra e luz do mundo” como discípulos de Cristo. Mas a Bíblia é muito clara a respeito de quando a mulher se afasta dos planos de Deus e de quando ela é fiel. A Bíblia diz em Provérbios 14.1, que “A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos, a derriba.” Todos sabemos que o princípio da sabedoria é o temor do SENHOR. Embora a responsabilidade fosse do homem, quando a mulher cedeu às palavras da serpente e deixou de lado o mandamento do SENHOR, tudo veio abaixo. O contrário é verdade, quanto há o temor do SENHOR no coração da mulher, o resultado é edificação e não destruição.
Mulher Presbiteriana, você é insubstituível, o que seria do mundo sem você? Você é importante e necessária, você faz diferença no seu lar, em sua igreja e no mundo, pois você é aquela que, onde está, ajuda a dar significado e contribui sempre para a edificação. Deus te abençoe imensamente. Louvado seja o Senhor Deus por você, mulher cristã, Mulher Presbiteriana!

Rev. Hédin Charles Mendes

Nenhum comentário

Adicione seu comentário