Igreja Presbiteriana Central de Guarapuava – 130 Anos para a Glória de Deus!

Igreja Presbiteriana Central de Guarapuava – 130 Anos para a Glória de Deus!

“Tomou, então, Samuel uma pedra, e a pôs entre Mispa e Sem, e lhe chamou Ebenézer, e disse: Até aqui nos ajudou o SENHOR..” 1Samuel 7.12.

Como povo de Deus, estamos vivendo o privilégio de comemorar os 130 anos de nossa igreja. Nenhum de nós tem essa idade, isso significa que Deus tem, de geração em geração, sustentado nossa igreja para abençoar nossa cidade através da pregação do evangelho. E não apenas a nossa cidade, pois a história mostra que vários trabalhos em outras cidades foram edificados a partir da dedicação e fidelidade a Deus dos membros desta igreja. Este agora é o nosso tempo, a nossa vez!
Que privilégio, mas que grande responsabilidade! Como podemos ser igreja em nosso tempo de maneira que o nome de nosso Senhor Jesus Cristo seja glorificado, e a obra da pregação do evangelho seja realizada a partir de nossa pequena igreja até os confins da terra?
O texto acima mostra um momento crucial da história do povo de Israel. O povo já estava na terra que Deus havia dado para eles. Os primeiros líderes já haviam passado, um tempo muito difícil, chamado o tempo dos juízes chegou a Israel – tempo de infidelidade do próprio povo de Deus. No tempo de Samuel, Israel correu o risco de sucumbir diante dos filisteus. Deus agiu. A Bíblia diz que “trovejou o SENHOR aquele dia com grande estampido sobre os filisteus e os aterrou de tal modo, que foram derrotados diante dos filhos de Israel.” (1Samuel 7.10b). Assim, no lugar da batalha, para celebrar a preservação e a continuidade do povo de Israel como povo de Deus, uma pedra fora colocada como memorial – uma pedra chamada Ebenézer – literalmente, pedra de ajuda. Ato que foi seguido da afirmação “Até aqui nos ajudou o SENHOR”.
Ao olhar para aquele memorial o povo de Deus deveria lembrar-se de que sua existência era por causa do SENHOR! Se esta igreja hoje existe, embora muitos homens e mulheres tenham passado por ela e ainda hoje busquemos servir a Deus e a cidade, existe porque Deus é quem tem sustentado esta obra. As igrejas como organização somente ficarão firmes sobre a Pedra Angular, que é Cristo. Se há um nome que precisa ser celebrado e reverenciado, se há alguém a quem devemos ser gratos como Igreja Presbiteriana de Guarapuava, este é o SENHOR!
O povo deveria lembrar que somente foi preservado quando se voltou inteiramente a Deus. A Bíblia diz que, antes da batalha, ao invés de trabalharem com estratégias, o povo foi convocado a voltar-se a Deus de todo coração. (1Samuel 7.3). Assim, o povo tirou dentre eles os outros ídolos e voltaram-se a Deus em arrependimento. Olharam para sua vida e tiraram de lá tudo aquilo que era reprovado pelo SENHOR. Não há como ser o povo do Deus Santo sem andar em Santidade. Não há como ser o povo de Deus adorando outros deuses. Nosso coração precisa ser inteiramente dedicado ao SENHOR. Isso mostra que, mais importante que as estratégias humanas, é a vida de santidade autêntica e a presença de Deus no meio do seu povo. Deus é a pedra de ajuda, somente temos a ajuda de Deus se, pela graça, nos dedicamos a Ele de todo o coração.
A pedra foi colocada ali não apenas para que o povo olhasse para o passado, mas para que olhasse para o futuro. Deus é o mesmo ontem, hoje e para sempre. A pedra de ajuda, ou de salvação, apontava para a verdadeira pedra de ajuda e salvação: Jesus! A pedra de salvação é também a pedra angular da igreja. Pedra que muitos rejeitaram, mas, a Pedra que sustenta toda verdadeira igreja de Deus! Em Cristo temos a oportunidade de voltarmo-nos a Deus de todo coração. Em Cristo somos salvos e perdoados dos nossos pecados. Em Cristo nossa comunhão com Deus foi plenamente restaurada. Em Cristo a igreja mantém seu propósito de glorificar a Deus. Em Cristo ela recebe toda a graça de que precisa em qualquer tempo e diante de qualquer desafio. Em Cristo ela será preservada e apresentada diante do Pai no último Dia sem mácula nem ruga, mas cheia de beleza e pureza para todo o sempre.
Podemos olhar para o passado e desejar um futuro ainda mais cheio da graça e da glória de Deus firmados em nossa “pedra de ajuda”, Jesus! Que seu nome continue sendo reverenciado, honrado e proclamado através de cada um e de todos nós. Igreja Presbiteriana Central de Guarapuava, feliz aniversário, Deus te abençoe!

Rev. Hédin Charles Mendes

Nenhum comentário

Adicione seu comentário