1° Domingo de Agosto – Dia do Homem presbiteriano!

1° Domingo de Agosto – Dia do Homem presbiteriano!

“Tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar. E o Senhor Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás. Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea. Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.” Gênesis 2.15-18;24.

Comemoramos hoje, no primeiro domingo de fevereiro, o dia do homem presbiteriano. Este dia foi criado em setembro de 1966 quando, na cidade de Campinas, São Paulo, realizou-se o 1º Congresso Nacional dos Homens Presbiterianos.
Hoje é o momento oportuno para parabenizarmos a você homem! Chamado à vida como homem para glorificar a Deus através de sua masculinidade. Longe de um machismo, exercer a masculinidade é exaltar, honrar e glorificar a Deus, pois o contrário disso é pecado. Sim, isso mesmo, pecado, já que uma das definições de pecado é errar o alvo!
Num mundo cheio de discursos sobre o assunto vindo das mais diversas áreas, inclusive da área científica que se coloca em muitas épocas como inerrante, mas que ultimamente tem sido contraditória nesse e em muitos assuntos ao ponto de desconstruir o que ela mesmo construiu, ou tentou construir no decorrer da história, nada como a Palavra de Deus para nos iluminar o caminho e firmar nossos passos.
O que é exercer nossa masculinidade segundo a Bíblia? O texto em questão é o texto da criação do homem e da mulher. Deus faz questão de mostrar a ordem da criação e seu desejo, tanto para o homem quanto para a mulher. O texto mostra que exercer a masculinidade para a glória de Deus é:
Em primeiro lugar, assumir a responsabilidade pelo mandato cultural. O mandato cultural diz respeito ao relacionamento do homem com toda a criação de Deus. Deus colocou o homem no Éden para o cultivar e o guardar. Embora Deus também tenha mostrado que ele necessitava de uma auxiliadora, o homem é o responsável pelo meio ambiente e cuidado com o mundo, pelo exercício da inteligência ao extrair e transformar recursos disponibilizados por Deus na criação para seu próprio bem, de toda a humanidade e para a glória de do Criador.
É também, assumir a responsabilidade pelo mandato espiritual, ou seja, ser o líder espiritual em sua casa. Antes mesmo da existência de sua auxiliadora, Deus entregou ao homem mandamento direcionado ao seu relacionamento com Deus. Era responsabilidade do homem ser temente e obediente a Deus, reconhecendo a Deus como Senhor de toda a criação, digno de toda reverência e obediência. Também era sua responsabilidade transmitir essa verdade para sua esposa e filhos tanto por palavras quanto por seu testemunho, liderando-os. O Novo Testamento reafirma essa responsabilidade quando Jesus chama homens para o apostolado e a Bíblia orienta a ordenação de homens para exercer a liderança da Igreja de Cristo.
Em terceiro lugar, assumir a responsabilidade pelo mandato social. A família é a célula mãe de toda a sociedade. Ela é o lugar onde nossos filhos devem aprender sobre o mandato cultural, social e espiritual. Deus dá ao homem a responsabilidade de iniciar o lar e de cuidar tanto da sua esposa quanto se responsabilizar pelo desenvolvimento dela e de seus filhos, sempre no temor do Senhor – “Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne”. O homem é o líder e deve dar a vida por sua esposa, criando os filhos no temor do Senhor. Sendo assim, o homem é responsável por defender, não apenas a sua própria família, mas o conceito e os valores divinos com respeito à família e a todos os relacionamentos sociais aprovados pela Palavra de Deus.
Homem presbiteriano, homem que obedece e vive a Palavra de Deus em um tempo em que muitos homens têm deixado sua responsabilidade diante de Deus, dos homens e da criação, como você é importante. Continue firme, pois se Deus te chamou para tal tarefa, Ele mesmo fará de você uma bênção. Parabéns por seu dia, Deus te abençoe!

Rev. Hédin Charles Mendes

Nenhum comentário

Adicione seu comentário