Comece o ano com o pé direito!

Comece o ano com o pé direito!

“Guardai, pois, as palavras desta aliança e cumpri-as, para que prospereis em tudo quanto fizerdes.”
Deuteronômio 29.9

Dizer que se quer começar com o novo ano “com o pé direito” revela o desejo de viver um futuro melhor, próspero e promissor. Mas também revela que são muitas as maneiras inventadas por aí para se alcançar esse futuro. A expressão “pé direito” tem a ver com uma superstição: ao entrar em algum lugar, precisa ser com o pé direito, se for com o esquerdo, “dá azar” e as coisas não serão muito boas.
Apesar das superstições, não há nada de errado em desejar um ano bom. Quem desejaria um ano cheio de dificuldades, derrotas e desgraça? Todos queremos um futuro feliz e próspero. O texto acima revela que essa é a vontade de Deus para nós.
O povo de Deus estava passando de um estágio para outro em sua história. Deixariam para trás a vida de nômades no deserto e chegariam, finalmente, à terra prometida. O desejo de Deus é que fossem prósperos na terra dada por Ele. Com esse objetivo, Deus faz com que Moisés chame o povo e o instrua através de todo o livro de Deuteronômio. Tudo o que Deus falou na caminhada é repetido em Deuteronômio que significa a Lei pela segunda vez. Esse é um bom livro para se ler no começo do ano – não para dar sorte – mas para aprender, relembrar e praticar os princípios contidos nele. Os ensinamentos para o povo, e para nós para um futuro próspero, são:
Atente para os propósitos de Deus revelados na Bíblia para você. Esse povo foi chamado por Deus para chegar a Canaã e ser o povo de Deus. A existência do povo foi pautada pelo propósito de Deus. Assim, as perguntas a responder são: Meu planejamento para 2019 está de acordo com os propósitos de Deus para minha vida? Vou rumo à vontade de Deus ou contra ela?
Avalie sua vida com Deus até agora. O livro apresenta ao povo um retrospecto da caminhada pelo deserto. Um retrospecto de sua caminhada com Deus. – caps. 1-3. A pergunta a responder é: Como reagi nas mais diversas situações até aqui? Confiei em Deus de todo o coração? O que pude compreender de Deus em cada momento? O que poderia ter sido diferente, e; o que posso melhorar?
Sempre tome decisões à luz da Palavra de Deus. Antes de entrarem, a Palavra de Deus foi relembrada item por item – caps. 4-28. Em nossa caminhada precisamos consultar constantemente a Palavra de Deus, ou corremos o risco de irmos adaptando as coisas. A pergunta a responder é: Que ações devo tomar em 2019 para conhecer mais a Palavra de Deus? Uma decisão importante a tomar é: Não farei nada enquanto não consultar a Palavra de Deus!
Celebre a aliança com Deus. Não há nada mais precioso e caro que ser o povo de Deus. A aliança foi feita no sangue de Jesus, o Filho de Deus. Aliança que nos chama à responsabilidade, mas, que também nos impulsiona a cofiar e alegrarmo-nos em suas promessas. Deus é fiel! Uma das marcas do povo de Deus é a celebração e gratidão pela imensa bondade, misericórdia e graça de Deus recebidas. Devemos participar dos sacramentos trazendo nossos filhos para o batismo e celebrarmos a Ceia do Senhor, cultivar uma vida de autêntica adoração a Deus em comunhão com a igreja e uma vida de oração. Esses são meios de graça, meios através dos quais Deus decidiu dar o que precisamos dia a dia. Somos o povo da aliança, somos testemunhas do amor de Deus dispensado ao mundo. Somos proclamadores da vida em aliança com Deus aos perdidos. As perguntas a responder são: Eu tenho valorizado a vida em aliança com Deus? Como posso ser mais grato e me alegrar em Deus ainda mais este ano?
“Guardai, pois, as palavras desta aliança e cumpri-as, para que prospereis em tudo quanto fizerdes.” Deus te abençoe: Feliz ano novo!

Rev. Hédin Charles Mendes

Nenhum comentário

Adicione seu comentário