Oração; O mais extraordinário privilégio!

Oração; O mais extraordinário privilégio!

“Clamarei ao Deus Altíssimo, ao Deus que por mim tudo executa. Ele dos céus me envia o seu auxílio e me livra; cobre de vergonha os que me ferem. Envia a sua misericórdia e a sua fidelidade.” Salmo 57.2,3.

Quanto mais leio os Salmos de Davi, mais faz sentido para mim a Bíblia dizer dele que ele era um homem segundo o coração de Deus. Os Salmos são cânticos, mas, mais que isso, os Salmos são orações. Orações de louvor, celebração, ação de graças, clamor, súplica, imprecatórias e de consagração. Se tantas orações de Davi foram escritas, fico imaginando as orações de Davi mais parecidas com as nossas, as que não rimam, não viram música, mas que são tão maravilhosamente extraordinárias como as que encontramos nos Salmos e em toda a Palavra de Deus.
A oração é o mais extraordinário privilégio porque nos leva à presença da pessoa mais importante que existe. A oração é falar com Deus. Davi diz: Clamarei ao Deus Altíssimo, ao Deus que por mim tudo executa.” Jesus, ensinando os discípulos a orar, nos mostra que o alvo da oração é o nosso Pai que está nos céus. Seja para exaltá-lo ou clamar por socorro, Deus é o alvo da oração. Alguém já disse que estamos a um dobrar de joelhos da presença do Deus que criou todas as coisas. O Deus onipotente, onipresente e onisciente. O Deus sábio, santo e perfeito, cheio de graça e misericórdia. O nosso Criador, nosso Salvador e, em Cristo, nosso Pai. A oração é, talvez, a maior expressão de amor, dependência e confiança em Deus.
A oração é o mais extraordinário privilégio porque é útil em qualquer circunstância. Se estamos alegres ou tristes, gratos ou necessitando de alguma coisa, se vencemos ou se fomos derrotados. Através da oração podemos adorar a Deus e também clamar por sua intervenção. Podemos nos consagrar ainda mais respondendo ao chamado de Deus, ou nos quebrantar em arrependimento.
A oração é o mais extraordinário privilégio porque é o maior recurso do cristão. Davi estava diante de uma situação de grande perigo. Os inimigos de Davi são quase que toda a sua própria nação, o rei de Israel com todo o exército. Outros inimigos que Davi nem imaginava que poderia ter no meio de toda essa situação complicada. Davi era um fugitivo, um andarilho pelo deserto, mas ele ora com fé, certo de que o Deus a quem ele ora, por causa de sua misericórdia, por nós tudo executa. Davi não pensa que seu maior recurso é a caverna onde estava, os homens que lá estavam com ele, nem mesmo a espada de Golias que ele carregava, mas o auxílio que vem dos céus. Davi afirma: “dos céus me envia o seu auxílio e me livra”. Nossa vida não é definida por nossos recursos, capacidades e nem pelas situações ou pessoas que nos cercam, nossa vida é definida pelos céus. A última palavra sobre nós não vem do mundo, mas dos céus.
A oração é o mais extraordinário privilégio porque nos capacita para a obra de Deus. Procure alguém que foi usado por Deus grandemente, seja na Bíblia, seja na história dos avivamentos – você vai descobrir que essa pessoa cultivava uma vida de oração. O trabalho dos apóstolos era dedicar-se à oração e à Palavra. É verdade que “o que desvia os ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável.” Mas também é verdade que não se faz a obra de Deus e nem se conhece verdadeiramente a Deus sem o contato com Deus proporcionado pela oração.
A oração é o mais extraordinário privilégio pelo seu alto custo. Este salmo se inicia com a expressão de Davi: “Tem misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia”. A maior expressão de graça e misericórdia de Deus foi Deus entregar a vida de Seu Filho unigênito para restaurar nossa comunhão com Ele. Se a oração é estarmos em conversa com Deus, só podemos nos achegar a Deus por causa de sua graça e misericórdia. O preço disso foi a vida de Jesus entregue na cruz do Calvário.
A oração é o mais extraordinário privilégio porque é de graça. Embora seu custo tenha sido alto, já foi pago em Cristo. Qualquer pessoa, não importa a condição social ou nível de inteligência que tenha, em Cristo e com o coração quebrantado, tem o mesmo privilégio de ir a Deus em qualquer hora, em qualquer lugar e em qualquer situação da vida.
Infelizmente, a oração tem sido o privilégio mais extraordinário e também o mais desprezado em nossa geração. Uma das causas da fraqueza da igreja é a fraqueza na oração. Se a oração é para todas as áreas da vida, a fraqueza na oração produz fraqueza em todas as áreas da vida. Outros oram sem fé ou sem o menor objetivo de comunhão com Deus e, assim, também negligenciam esse extraordinário privilégio.
Não desperdice tamanho privilégio! “Clamarei ao Deus Altíssimo, ao Deus que por mim tudo executa.” Deus te abençoe.

Rev. Hédin Charles Mendes

 

Nenhum comentário

Adicione seu comentário