O sol surgiu, um dia mais brilhante. Guarapuava!

O sol surgiu, um dia mais brilhante. Guarapuava!

Edificai casas e habitai nelas; plantai pomares e comei o seu fruto. Tomai esposas e gerai filhos e filhas, tomai esposas para vossos filhos e dai vossas filhas a maridos, para que tenham filhos e filhas; multiplicai-vos aí e não vos diminuais. Procurai a paz da cidade para onde vos desterrei e orai por ela ao Senhor; porque na sua paz vós tereis paz.” Jeremias 29.5 a 7.

“O sol surgiu, um dia, mais brilhante e foi, risonho as flores acordar. O riacho, sobre as pedras, a cantar. A cidade que surgia triunfante! Com fervor, nós te saudamos, Guarapuava neste hino de Louvor! Teu vulto sem igual, pinheiro magistral, eu sempre hei de cantar com ardor! Vaqueiro colossal, figura imortal, Guarapuava é teu grande amor! O sol doura o campo verdejante, a brisa, os trigais a balouçar Guarapuava é menina radiante com o ouro dos trigais a se enfeitar!” (Hino de Guarapuava. Letra: Gilda P. Todeschini; Música: Luiz Eulógio Zilli).
O final de ano em Guarapuava reserva momentos muito especiais além das comemorações natalinas de entrada no novo ano. Um deles é a comemoração do aniversário da cidade. Fundada em 9 de dezembro de 1810, nossa Guarapuava hoje comemora seus 208 anos de idade.
Como cristãos guarapuavanos, o aniversário de nossa cidade é, em primeiro lugar, motivo de cultuar a Deus. Afinal de contas, é nela que vivemos e dela Deus provê nosso sustento. Mais que isso, temos o privilégio de, como Igreja Presbiteriana de Guarapuava, existirmos nessa cidade a 129 anos como igreja organizada.
Além de celebrarmos essa data, o aniversário de nossa cidade é também tempo para refletirmos o quanto temos realmente sido uma bênção para ela.
Ao subir aos céus, nosso Senhor Jesus deixou seus discípulos para que sejam Suas testemunhas!
A Bíblia diz em João 3.16 que “Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” Se de fato amamos nossa cidade, precisamos testemunhar do grande amor de Deus por nossa cidade anunciando o grande amor de Deus a todos: JESUS!
A Bíblia nos mostra que todos somos pecadores e estamos separados de nosso Deus por isso. Longe da comunhão com Ele não somente hoje, mas por toda a eternidade. Somente em Jesus podemos ser perdoados de nossos pecados, aproximados a Deus e experimentarmos Sua vontade em todo tempo. Toda a cidade precisa ouvir essa boa nova.
O testemunho não implica somente em anúncio, mas em vivência. Através de Cristo e Sua Palavra, Deus deu para nós valores eternos que precisam ser aplicados e vividos em nossa sociedade. Eles são eternos porque Deus é eterno, são sábios porque Deus é sábio, são abençoadores porque Deus é a fonte de toda bênção e todo dom perfeito, e é dele que vem esses valores. Guarapuava precisa de Deus, Guarapuava precisa dos valores abençoadores de Deus, Deus colocou os cristãos em Guarapuava para que eles anunciem e fomentem os valores que vem de Deus.
O testemunho também implica em oração e serviço à cidade. A oração é movida pelo interesse sincero. É levar diante de Deus as causas de nossa cidade! Precisamos ter um coração compassivo como o de Cristo para as necessidades e oportunidades de nossa cidade, e intercedermos por ela e pelas autoridades de nossa cidade, e servirmos a cidade com alegria.
O testemunho implica, principalmente, em reconhecimento e adoração a Deus. Se alguém merece ser celebrado e adorado em Guarapuava, esse alguém é Deus. Se o sol nasceu um dia mais brilhante e continua a dourar nossos campos verdejantes, é porque Deus tem nos abençoado para que assim seja. Deus merece toda a honra, toda a glória e toda celebração pela vida e alegria que experimentamos diariamente. Por tudo o que temos e somos, Deus é digno de toda honra e reconhecimento. Essa é a função principal do ser humano, adorar a Deus! Nos dias de adoração, precisamos convidar Guarapuava para que venham e celebrem conosco. Precisamos abrir nossa igreja com alegria e virmos trazendo todos que pudermos para adorar a Deus! Deus seja louvado por mais um aniversário de nossa amada cidade. Parabéns Guarapuava. Deus te abençoe!

Rev Hédin Charles Mendes

Nenhum comentário

Adicione seu comentário