O Natal e a soberania de Deus

O Natal e a soberania de Deus

“(…) vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos.” Gl 4:4,5

Esta semana escutei mais uma vez a frase: Natal, tempo de paz, festa e alegria! Eu realmente gosto desta data. Graças a Deus meus natais sempre foram ótimos. Reunido com a família da fé, ouvindo a Palavra de Deus, celebrando o Natal através de cânticos de louvor a Deus. Além disso, foram poucas as vezes que estive longe de minha família nesta época. Em algumas ocasiões, entretanto, conheci pessoas que odiavam essa época do ano. Elas diziam: “o Natal não muda nada em minha vida!” Nada acontece que me ajude a superar determinada dor, perda, injustiça, mágoa, etc.
A verdade é que o clima de Natal pode até existir, mas a “magia do natal”, que seria o nome dado pelas pessoas a um poder para transformar nossa vida da água para o vinho, não está nos dias ou na época, mas sim, no significado do Natal, na verdade, na pessoa do Natal: Jesus! Só ele transforma água em vinho. Ao invés de esperarmos um “pir-lim-pim-pim” em nossa vida à meia noite do dia 24 ou 25, precisamos nos voltar à essência do Natal.
O texto acima descreve o Natal de forma bem objetiva. O Natal é a manifestação da ação de Deus enviando seu Filho até nós, nascido como nascemos, nascido de mulher e sob o jugo da lei, com um propósito especial planejado desde antes da criação do mundo: possibilitar o milagre de sermos legitimamente feitos filhos de Deus por adoção.
Além disso, há uma expressão interessante nesse texto: “vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus (…)”. Muitas promessas haviam sido feitas a respeito da vinda do Filho de Deus, do Messias, de Jesus. Muitos anos se passaram, muitas pessoas esperaram, mas aconteceu na plenitude do tempo, no momento exato, correto, conforme a vontade santa, perfeita e soberana de Deus.
Houve um silêncio da parte de Deus por mais ou menos 400 anos, quando Deus não levanta mais profetas até o nascimento de João Batista e, poucos meses depois, do menino Jesus. Talvez nesse tempo, muitos pensavam: não há esperança, nada está acontecendo, nada está mudando. Tudo está é só piorando. O povo sentia-se impotente diante das situações, mas Deus nunca deixou de agir.
Às vezes, quando não podemos fazer nada para mudar as coisas, ou não vemos nenhum movimento que pareça estar colaborando para conosco, erradamente podemos concluir que “nada está acontecendo”. Isso não é verdade. Deus continua agindo soberanamente no mundo de tal forma que sua graça e misericórdia se manifestarão no lugar e momento certos em nossa história.
Não deixe que as dificuldades da vida o impeçam de experimentar os presentes que Deus nos dá diariamente. Mesmo diante dos maiores problemas, a cada dia recebemos o presente da vida, das amizades, da família, da igreja, e, principalmente a salvação e nova vida em Cristo como filhos de Deus.
O Natal pode ser celebrado mesmo quando não conseguimos ver “nada acontecendo a nosso favor”, porque o Natal é a prova de que Deus sempre está agindo. Na maioria das vezes, não estamos vendo o que Ele está fazendo, mas, na plenitude do tempo Sua ação será manifestada.
Jesus nasceu no mundo na plenitude do tempo. Seu nascimento trouxe solução, luz, esperança e verdadeira vida ao mundo. Talvez hoje seja a plenitude do tempo para você! O dia em que Jesus nascerá em seu coração. Jesus é o Natal que transforma! Ore e entregue sua vida a Ele. Creia e alegre-se nEle! Obedeça e renove sua esperança nEle. Feliz Natal!

Hédin Charles Mendes

Nenhum comentário

Adicione seu comentário