Com Deus não se brinca!

Com Deus não se brinca!

Salmo 139: O conhecimento de Deus como base para espiritualidade madura

“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno”. (Salmo 139.23,24)

Como é bom ser criança! Em um dia pode-se ser um jogador de futebol, um médico diante de uma mesa cirúrgica, um caçador de tesouros antigos em uma viagem às dunas quentes do deserto, ou numa selva perdida. As meninas, quem sabe, estilistas de moda, princesas ou estrelas em um palco iluminado. De um simples motorista em sua rua a criança passa a ser um astronauta explorando o vasto Universo. Mas, no mesmo dia, ela ouve a voz do pai ou da mãe dizendo: “Agora chega de brincar! É hora de ir para a escola!” Para que seja possível à criança ser uma, ou no máximo umas duas ou três dessas coisas que ela imagina, é preciso parar com a brincadeira e vir para a realidade, ela precisa estar pronta, precisa amadurecer.
Como cristãos não somos diferentes. Para que haja crescimento, é necessário parar com a brincadeira, sermos chamados à realidade e vivermos consoante a ela. No Salmo 139, Davi mostra uma espiritualidade madura diante da realidade de servir ao único e verdadeiro Deus. Conhecendo a Deus, Davi tem consciência de que vida com Deus é coisa séria, e que com Deus não se brinca!
I. Com Deus não se brinca de esconde-esconde: O Salmo 139 mostra que Deus é ONISCIENTE, ou seja, Deus sabe e conhece tudo e a todos. Não podemos nos esconder de Deus, ou mesmo esconder a motivação em nosso coração. Deus nos sonda e nos conhece, de longe penetra os nossos pensamentos. Portanto não devemos nos esconder atrás de máscaras, ou de uma falsa religiosidade. Há pessoas que querem receber a bênção de Deus achando que enganam a Ele, vindo à igreja, mas, sem um compromisso verdadeiro com Ele. Lembre-se de que a primeira atitude de Adão após a queda foi tentar esconder-se de Deus, como se isso fosse possível, e esconder suas vergonhas cozendo para si roupas de folhas de figueira. Chega de brincadeira não é? É impossível esconder-se de Deus ou enganá-lo.
II. Com Deus não se brinca de pega-pega: Deus é ONIPRESENTE, ou seja, está em todo lugar. No verso 5 lemos: “Tu me cercas por trás e por diante” e pergunta no verso7: “para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face?” Por isso não podemos viver vida dupla, como se Deus estivesse na igreja e não estivesse em minha casa, meu trabalho ou meu local de lazer. Agora chega de brincar! Deus esteve com você em todos os lugares desde quando você estava no ventre de sua mãe (v.13 a 16) e Deus estará onde quer que você for. Por onde você tem andado? Não há como fugir de Deus.
III. Com Deus não se brinca de cabo-de-guerra: O Salmo também mostra que Deus nos formou. Deus criou o mundo e o homem conforme seu propósito. Deus é ONIPOTENTE, ou seja, poderoso para fazer o que quer, e não há quem possa medir forças com Ele. Alguém pode dizer: “Não desafio a Deus”, mas a Bíblia diz que se “alguém é amigo do mundo, é inimigo de Deus”. Davi se posiciona nos versos 19 a 22 afirmando que não está com os rebeldes. É como se ele dissesse: “Estou contigo de fato e não com o mundo”. Não estou flertando com o mundo e com os rebeldes ao SENHOR, eu os aborreço de fato. Há muitos que dizem querer vida com Deus, mas amam ao mundo e não a Deus, por isso são inimigos de Deus. Chega de brincar! Quem pode prevalecer contra Deus? De que lado você está de fato?
Ao contemplar a Deus em sua grandeza, Davi conclui o Salmo entregando-se totalmente a Deus, abrindo seu coração. Davi dispõe-se a ouvir a Deus, corrigir sua vida e obedecê-lo em tudo. Davi afirma: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.” A primeira postura para a maturidade é conhecer a Deus o suficiente para saber que: Com Deus não se brinca! Deus te abençoe.

Rev. Hédin Charles Mendes

Nenhum comentário

Adicione seu comentário