Você está orando da maneira certa?

Você está orando da maneira certa?

“E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; que gostam de orar…para serem vistos dos dos homens. Tu porém…orarás a teu Pai em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará”. Mt 6.5 e 6

No texto de Mateus 6.5-13, o Senhor Jesus fala sobre como devemos orar. Neste discurso Ele mostra que existe uma maneira certa e uma maneira errada de orar. Mostra também que ambas têm motivações, recompensas, fontes e percepções distintas.
A fim de termos nossas orações corrigidas pelas Escrituras Sagradas gostaria de apontar algumas diferenças entre essas duas maneiras de orar citadas pelo Senhor Jesus nesta passagem:
1ª Enquanto a motivação da oração errada é o reconhecimento dos homens, a motivação da maneira certa é a intimidade com Deus. No início do v.6 o Senhor Jesus disse: “entra no teu quarto e fecha a porta”, isso não significa que não podemos orar publicamente, mas sim que independente do lugar onde se estiver orando e quantas pessoas estiverem presentes a motivação deve ser o relacionamento com Deus. No início do v.5 vemos “para serem vistos dos homens”, com certeza constitui uma crítica pesada aos que oram para receberem o louvor das outras pessoas.
2ª Enquanto a recompensa da oração errada é o reconhecimento dos homens, a recompensa da maneira certa é a aprovação diante de Deus. O final do v.5 “em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa” revela que aqueles que oram com a motivação errada precisam se contentar em apenas receberem o louvor dos homens, enquanto os outros recebem o favor do Senhor, v.6b “e teu Pai que te vê em secreto, te recompensará”.
3ª Enquanto a oração errada confia nos esforços humanos, a oração certa é feita por pessoas que sabem quem é Deus e que a vontade Dele é melhor que a nossa. O v.7 aponta para uma oração pragmática, ou seja, que tem com como objetivo se sacrificar o quanto for necessário pelos resultados, mas na sequência do texto (v.8b- 10) podemos observar claramente as palavras de alguém que se coloca em total dependência da generosidade e bondade do Criador.
4ª Enquanto a oração errada revela alguém que está centrado em si mesmo, a oração certa demonstra a preocupação com o outro. Quem ora como Jesus ensinou entende que o Pai é nosso, o pão é nosso, o perdão é nosso, o livramento também é nosso (v.9-13).
Diante desse quadro exposto, contendo duas maneiras completamente opostas de se aproximar da presença do Senhor em oração, responda com a maior sinceridade que puder: Com qual dessas propostas mais se parecem as suas orações?

Rev. Hédin Charles Mendes

Nenhum comentário

Adicione seu comentário