Na casa do Pai

Na casa do Pai

“Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também. E vós sabeis o caminho para onde eu vou. Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais; como saber o caminho? Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” João 14.1-6.

Você já parou para pensar no que há além da nossa vida? O que acontece com aqueles que são muito amados por nós, mas que já partiram desta vida? Tudo se acaba? Ou continua? Não gostamos muito de pensar sobre isso, mas deveríamos, afinal de contas, mais cedo ou mais tarde, todos nós chegaremos a esse momento, mesmo que não queiramos.
Nesse texto, Jesus, o Filho de Deus, fala sobre esse assunto. Ele diz a seus discípulos que está indo para um lugar que eles não poderiam segui-lo ainda, mas que, futuramente o seguiriam. Os discípulos talvez não tenham entendido bem do que se tratava, mas Jesus estava falando de sua morte.
Ao falar sobre esse assunto, Jesus fala sobre um lugar, “a casa de meu Pai”. Jesus afirma que na casa do Pai há muitas moradas. Ele também afirma que, o que estava para acontecer, sua morte na cruz, e, posteriormente, sua ressurreição e ascensão aos céus, seria o que precisava ser feito para que esse lugar fosse preparado. Jesus também afirma que Ele mesmo é quem receberá os seus discípulos na casa de Seu Pai.
Por que Jesus fará isso? Porque Ele deseja que aqueles que são seus discípulos o sigam não apenas hoje, mas na eternidade. A obra redentora de Jesus na cruz foi feita para que possamos estar eternamente com Cristo.
Há um lugar para passarmos a eternidade. Esse lugar é na casa do Pai. Um lugar preparado por Jesus. Jesus mesmo é quem receberá todos os que irão viver lá porque é desejo dEle que os Seus estejam onde Ele também está.
A Bíblia afirma que há dois lugares para se passar a eternidade. Um deles é a morada na casa do Pai, a outra opção é ficar fora da casa do Pai para sempre. Jesus deu sua própria vida na cruz para que não fiquemos fora da casa do Pai, mas para que moremos para sempre com Ele. O que você prefere? Já pensou sobre isso?
Em seguida Jesus fala de um caminho a ser seguido para chegar, finalmente, na casa do Pai. Tomé diz: “Não sabemos o caminho”, e faz uma pergunta importante. “Como saber o caminho?” Há dois destinos, mas, quantos caminhos há para a casa do Pai? Quais são os caminhos? Há mais de um caminho? Ou apenas um?
Jesus responde: “Eu sou o caminho.” Jesus apresenta-se, Ele mesmo, como o único caminho. Logo, não são todas as crenças que levam a Deus, mas apenas a fé em Jesus, Sua Palavra e Sua obra salvadora. É por isso que no início da passagem bíblica Jesus afirma: “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.”
É preciso crer em Deus, é preciso crer que há morada eterna com Deus, mas se faz necessário crer em Jesus. Jesus é o caminho, é a verdade e a vida. Jesus afirma categoricamente no final desta passagem: “ninguém vem ao Pai senão por mim”.
Pedro, mais tarde, compreendendo a mensagem de Jesus, afirma em Atos 4.11, 12: “Este Jesus é pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou a pedra angular. E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.” Sobre isto, o apóstolo Paulo também afirma quando escreve para seu discípulo Timóteo em 1Timóteo 2.5, 6: “Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, o qual a si mesmo se deu em resgate por todos: testemunho que se deve prestar em tempos oportunos.”
A eternidade não é decidida depois, mas hoje mesmo. Onde queremos passar a eternidade? Na casa do Pai ou fora dela? Só há um caminho: Jesus. Creia em Jesus como seu único e suficiente salvador. Ele é o Filho de Deus. Só Jesus, apenas Ele, pode nos levar para morar na casa do Pai. Deus te abençoe!

Rev. Hédin Charles Mendes

Nenhum comentário

Adicione seu comentário