Entrando em campo para vencer

Entrando em campo para vencer

“Tudo faço por causa do evangelho, com o fim de me tornar cooperador com ele. Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível.” 1Coríntios 9.23 a 25

Estamos mais uma vez em Copa do Mundo. Quase todo o mundo voltará sua atenção aos jogos desse evento. Muito investimento foi feito e continua sendo feito para saber qual seleção será a grande vencedora.
Além desse objetivo, há o objetivo econômico. Retorno dos investimentos financeiros e vitrine de jogadores e treinadores para futuras negociações. Transmissões, patrocínios, etc. Mais do que mera diversão, há muita coisa, literalmente, “em jogo” num evento como esse.
Paulo se utiliza da figura do atleta para nos ensinar sobre algo muito maior que um prêmio desportivo. Há muito mais em jogo a respeito do assunto abordado por Paulo que numa Copa do Mundo ou qualquer outro evento sobre a face da terra.
Paulo fala nesse texto da pregação do Evangelho, e mostra-se como um dos “jogadores” que busca um prêmio muito superior a qualquer outro. Um objetivo de muito maior glória que uma taça de um mundial – uma coroa incorruptível!
A causa do Evangelho envolve a eternidade daqueles que o conhecem e a glória daquele que salva através do Evangelho. O Evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê! Há muito em jogo.
Paulo desafia todo verdadeiro cristão a olhar para a dedicação e disciplina dos atletas que lutam por algo passageiro e nos chama a uma dedicação muito maior que a deles, pois o prêmio é muito mais excelente e o que está em jogo é muito mais importante!
Para vencer, Paulo nos ensina que devemos compreender a seriedade da missão de pregar o Evangelho. Paulo afirma que não está de brincadeira a respeito da pregação do Evangelho! Não é treino é jogo. Não é bate-bola de fim de semana, é jogo decisivo! A eternidade de muitos é definida diante de Deus através da pregação do Evangelho. O Evangelho revela a grandeza, o amor, a misericórdia e a justiça de Deus. Assim, Paulo diz: “Correi de tal forma que o alcanceis”. E: “Tudo faço por causa do Evangelho!” A pregação do Evangelho era prioridade para Paulo, e assim deve ser para todos aqueles que foram convocados por Deus para esta tarefa.
Paulo também nos mostra que devemos ter objetivos concretos e firmes quando diz: “Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar.” Todo jogador sabe sua posição no campo, quem marcar, qual é seu papel para ajudar o time. Precisamos saber de Deus tudo a respeito daquilo que é nossa tarefa. Você sabe o que é o Evangelho? Qual é o conteúdo da pregação do Evangelho? Quais seus dons e talentos? Paulo sabia que era o apóstolo aos gentios. E nós? Qual é o ministério ao qual Deus tem te direcionado, como você é útil no grande time chamado Igreja na missão sublime da pregação do Evangelho a toda criatura?
Por último Paulo afirma: “Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado.” Em todo esporte há regras. Agir contra as regras desqualifica a seleção ou o jogador. O Evangelho é tão digno que a vida daqueles que o pregam precisa ser um testemunho da grandeza que o Evangelho tem. O Deus do Evangelho é o Deus Santo, portanto o Evangelho é santo e aquele que foi chamado a pregar o Evangelho precisa fazê-lo em santidade.
Através da pregação do Evangelho a obra restauradora de Deus está sendo realizada. E Deus convocou você! Como temos respondido à convocação de Deus a esta sublime tarefa? Que possamos seguir os passos do apóstolo Paulo: Entre em campo para vencer! Deus te abençoe.

Rev. Hédin Charles Mendes

Nenhum comentário

Adicione seu comentário