Não, Deus não esqueceu de você!

Não, Deus não esqueceu de você!

“O meu caminho está encoberto ao Senhor, e o meu direito passa despercebido ao meu Deus?” Isaías 40.27b.

O povo de Deus enfrentara o momento mais traumático de sua história. Fora arrancado de sua terra e levado para outros reinos. Teve o símbolo de sua fé destruído. Sião, a cidade do SENHOR, bem como o templo, foram ao chão. Em outras terras, a vida segue. Outros deuses são honrados enquanto o Deus de Israel parece ter desaparecido. Ao invés de sentir-se como a menina dos olhos de Deus, agora o povo sente-se à margem perante as nações que adoram a outros deuses. Simplesmente escravos irrelevantes no mundo.
Esse era o sentimento do povo de Deus quando no Exílio. Deus esqueceu. Deus não se importa. Deus não vê. Ainda mais sabendo que a culpa por tudo que estava acontecendo era do próprio povo. Haviam pecado contra o Senhor, e o Exílio fora o resultado. Alguns do povo buscam a Deus, mas sentem-se desanimados e cansados.
Quantas vezes nos sentimos assim? As orações são feitas, mas as respostas parecem não vir. Nas primeiras vezes em que se sofre alguma injustiça ainda há grande esperança, mas, depois de algum tempo, a esperança parece esvaziar-se. O cansaço, a falta de vontade de lutar, de permanecer firme com Deus parece ser o caminho que mais se harmoniza com a situação, afinal de contas, o sentimento de ser invisível a Deus, ou de que Deus há tantas coisas mais importantes para Ele é o que faz mais sentido no momento. Nada muda!
O texto de Isaías mostra que, apesar das circunstâncias, Deus não esqueceu de você.
Deus não esqueceu de você, por isso deixou uma mensagem de esperança para você muito antes de você ter nascido. Isaías profetizou sobre o povo no Exílio, porém isso foi aproxima-damente cem anos antes do Exílio acontecer. Deus deixou a Bíblia e a mensagem de que amou tanto você que deu seu Filho unigênito, Jesus, para que todo o que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna muito antes de você ter nascido.
Deus não esqueceu de você, por isso usa as circunstâncias para moldar você para a Sua glória. O Exílio era a disciplina de Deus ao Seu povo. A Bíblia afirma que Deus disciplina àqueles a quem ama. Deus reina sobre as nações e movimenta o mundo de tal forma que seus propósitos são cumpridos plenamente, principalmente na vida daqueles que estão em Aliança com Ele. As promessas estavam se cumprindo, o Exílio era uma promessa, assim como a salvação e redenção de seu povo era parte dessa mesma promessa.
É em resposta a essa pergunta do povo de Israel que a Bíblia afirma que “os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam”.
Deus não esqueceu de você, Ele queria que você estivesse lendo esse texto agora para dizer a você: “Eu sei mais sobre você e sobre o que você precisa do que qualquer outra pessoa no mundo. Eu não esqueci de você. Eu via você e tenho propósitos a seu respeito antes mesmo de você nascer. Nem um fio cai de sua cabeça sem o meu conhecimento e minha permissão. Eu estou te vendo, eu estou te ouvindo, eu estou sabendo de tudo o que está se passando com você. Eu tenho o melhor para você E você? Está me vendo? Você está esperando em mim apesar de tudo? Eu, o SENHOR, não me canso e nem me fatigo, e faço forte a cansado, multiplico as forças a quem não tem nenhum vigor.”
Espere no SENHOR e renove nEle as suas forças. Deus não esqueceu de você! Deus te abençoe.

Rev. Hédin Charles Mendes

Nenhum comentário

Adicione seu comentário