Páscoa, Caminho de Vida

Páscoa, Caminho de Vida

“E, na mesma hora, levantando-se, voltaram para Jerusalém, onde acharam reunidos os onze e outros com eles, os quais diziam: O Senhor ressuscitou…” Lucas 24.33-34a – Ler Lucas 24.33-53

Aquela com certeza fora a pior Páscoa que já existiu. Era o que sentiam e viviam dois homens que viajavam de Jerusalém até o pequeno povoado de Emaús.
A Páscoa que sempre significou para eles libertação e nova vida com Deus, agora ganhou cores de frustração, derrota e morte. Desorientação e desistência, era isso que a viagem desses homens rumo a Emaús significava.
Eles pensaram ter encontrado o caminho a verdade e a vida ao abandonar tudo para seguir o Messias, a Jesus Cristo, o enviado e Filho de Deus. Entretanto, o que tinham visto naquela Páscoa fora a traição de Jesus por um de seus próprios discípulos. Jesus fora entregue nas mãos das autoridades judaicas que, por sua vez, o entregaram ao império romano para ser morto exemplarmente numa cruz.
Todo o povo que acompanhou a crucificação zombava e humilhava aquele por quem esses homens deixaram tudo. O povo preferiu libertar um assassino e condenar Jesus à morte. O que antes tinha sido para aqueles homens o caminho da esperança e de vida, transformara-se em caminho de morte, dor, confusão e frustração.
Esse era o teor do pensamento e das poucas palavras que aqueles homens trocavam entre si no caminho para Emaús, até que, sem que esperassem, um estranho junta-se a eles na caminhada. Tudo estava prestes a mudar. Aquele homem juntou-se a eles no caminho e passou a ouvi-los sobre tudo o que se passava em seus corações.
Embora esse homem fosse um desconhecido até o momento, suas palavras foram tão ternas e cheias de verdade que, ao chegarem na aldeia, pediram para que permanecesse com eles. Ele aceitou. Enquanto comiam, aquele homem de palavras tão profundas partiu o pão e deu graças, os olhos dos dois discípulos abriram-se para reconhecer quem estivera com eles no caminho.
Era Jesus! O Filho de Deus! O Messias, o Cristo prometido. Ele não estava morto, mas ressuscitou. Seu caminho através da cruz e da própria morte não fora caminho da derrota como pensavam, mas da vitória definitiva sobre a morte.
Jesus tomou sobre si na cruz toda a ira e condenação que aqueles homens e também eu e você merecemos. A verdade é que todos somos pecadores e que o único caminho para nós seria a condenação e a morte eternas. Deus, porém, enviou seu Filho, Jesus. Este Jesus que é o Deus encarnado, foi colocado em nosso caminho a fim de transformá-lo de caminho de morte para caminho de vida. De caminho de ira e condenação em caminho de misericórdia, vida e amor de Deus.
Isto é Páscoa! O caminho de vida e amor de Deus para todo o que crê. A vida sem Cristo é caminho de morte, mas com Cristo, é caminho de vida!
Conheça a Jesus, aquele que venceu a morte, o Cristo vivo! “O Senhor ressuscitou”! Tenha um encontro real com Ele e sua palavra, creia nEle e viva eternamente. Deus te abençoe!

Rev. Hédin Charles Mendes

Nenhum comentário

Adicione seu comentário