Morada na Casa do Pai

Morada na Casa do Pai

Morada na Casa do Pai

“Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também. E vós sabeis o caminho para onde eu vou. Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais; como saber o caminho? Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.”  João 14.1-6.

 

Um sonho de todos nós é encontrarmos nosso lugar, construir ou adquirir uma casa e poder chamá-la de nosso lar. Nossa morada. Todos nós temos lembranças de quando éramos crianças e corríamos na casa de nossos pais.
Ao consolar seus discípulos a respeito de sua partida, Jesus fala sobre a “casa do Pai”. Jesus afirma que nessa casa “há muitas moradas”. Jesus está falando da eternidade. Da vida após esta vida. Uma das verdades a respeito de nossa existência é que somos eternos. Fomos criados para viver para sempre. Ou longe de Deus, ou morando na casa do Pai.
Jesus enfatiza firmemente essa verdade com a expressão: “Se assim não fora, eu vo-lo teria dito.” Por que Jesus pode fazer uma afirmação dessas? Ele mesmo responde: Porque vou preparar-vos lugar.
Jesus preparou lugar na casa do Pai tomando a cruz e morrendo ali. Recebendo sobre ele a penalidade do pecado, a pena que está sobre a humanidade, que condena todo homem a permanecer a eternidade longe da casa do Pai. Essa verdade é expressa pela Bíblia quando o homem é expulso do Jardim do Éden, expulso da presença de Deus. Quando o pecado condenou a humanidade à morte física, espiritual e eterna. O homem, após pecar, sofre os efeitos do pecado e não somente os atos do homem são pecaminosos, mas também sua natureza. Nossa própria natureza nos condena à eternidade fora da casa do Pai.
Por isso só Jesus pode dizer: Não se turbe o vosso coração, creia em Deus, e creia também em mim. Ele mesmo receberá, para Ele mesmo, aqueles para quem Ele preparou lugar na casa do Pai. Porque só Ele, que é o Unigênito Filho de Deus, tem o direito de estar na casa do Pai e levar com Ele os seus discípulos para essa morada.
Após falar sobre essa morada, Jesus fala aos seus discípulos que eles sabem o caminho. Um deles, porém, faz a pergunta tão necessária para nós: “Como saber o caminho?”
Por que essa pergunta é tão importante? Porque muitos afirmam que todos os caminhos levam a Deus. Mas a resposta de Jesus é totalmente contrária a essa ideia. Jesus responde: “Eu Sou o caminho”. No grego, língua do texto original, a tradução é ainda mais forte: “Eu, eu mesmo sou”, seguido do artigo “o” caminho. Não há dois caminhos, há apenas “O” caminho, e desse caminho, Jesus afirma: “Eu, eu mesmo sou”.
Jesus complementa a ideia da casa do Pai como morada eterna completando a expressão dizendo que Ele é “a verdade”, ou seja, não há outra versão para esse tema. Se houver, é falsa, pois Jesus é a verdade.
A última expressão é que Jesus é a vida! Apenas em Jesus temos vida, porque Ele é a própria vida. Ele entregou sua própria vida para que nós não tenhamos que ser condenados à morte eterna. Em atos 4.12, o apóstolo Pedro reafirma essa verdade: “E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.” E Paulo, em 1Timóteo 2:5 e 6: “Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, o qual a si mesmo se deu em resgate por todos.”
Há morada na casa do Pai. Essa morada é para todos aqueles que colocarem sua confiança em Deus, crendo na salvação de Deus. No único caminho, na verdade absoluta e naquele que é e concede vida eterna. Creia exclusivamente em Jesus! Receba Jesus como seu único e suficiente salvador. Todo aquele que crer será salvo e tem lugar garantido por Jesus na casa do Pai. Deus te abençoe!
Rev. Hédin Charles Mendes

Nenhum comentário

Adicione seu comentário