129° aniversário da Igreja Presbiteriana Central de Guarapuava

129° aniversário da Igreja Presbiteriana Central de Guarapuava

 “Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.”
Salmo 90.12

Cento e vinte e nove anos! Que grande bênção poder participar de um projeto iniciado no coração de Deus. Projeto que perdura a mais de um século. Como é bom olhar para a região e perceber que muitas igrejas são fruto do trabalho dos irmãos que serviram a Deus congregando nesta igreja desde antes mesmo da data de organização. Isso porque, quando da organização em 17 de fevereiro de 1889, muito trabalho já havia sido feito a fim de estabelecer nossa igreja em Guarapuava.
Muitas gerações passaram por essa igreja. Pais, avós, bisavós, etc. Antes de nós, muitos trabalharam a partir de nossa igreja para o Reino de Deus. Muitos investiram suas vidas para que recebêssemos a igreja como estava, quando nos achegamos a ela. Talvez você goste do que encontrou, ou pode até não gostar muito. Mas, o que nós faremos hoje como igreja, para a igreja e através de nossa igreja? O que deixaremos para as próximas gerações?
O versículo acima é o final da primeira parte do Salmo 90. Salmo escrito por Moisés, aquele que recebeu a missão de liderar Israel quando Deus os libertava da escravidão do Egito, conduzindo-os através do deserto, entregando-lhes a sua Lei com a finalidade de chegarem, finalmente, à terra prometida por Deus a Abraão.
Moisés, no entanto, não entrou na terra. Desobedeceu a Deus no episódio da água da rocha. Moisés vê a terra, mas não entra nela. Outro assume o seu lugar para continuar a missão.
No Salmo 90, Moisés afirma que Deus é eterno, mas a vida do homem é curta. É rápida. É como a relva que “de madrugada, viceja e floresce, à tarde murcha e seca”. Moisés ainda afirma que todos os nossos dias, além de poucos, se passam diante da ira de Deus e acabam-se os anos como um breve pensamento. Parte desses dias, quando sobem para mais de setenta anos, são canseira e enfado, porque tudo passa rapidamente, diz ele, e nós, voamos.
Precisamos aprender a contar os nossos dias. Precisamos ser sábios quanto à nossa vida. Sábios para aproveitar o tempo que temos, e também, para vivermos bem, apesar de estarmos diante da ira justa e santa de Deus todos os nossos dias, visto que somos pecadores. Moisés clama por compaixão e graça e nos ensina como contar nossos dias e alcançarmos coração sábio.
Moisés nos ensina, primeiramente, a buscar a benignidade de Deus. O resultado é a adoração. Ele diz no verso 14: “Sacia-nos de manhã com a tua benignidade, para que cantemos de júbilo e nos alegremos todos os nossos dias.” Ao invés de canseira e enfado, ao invés de juízo e aflição, plenitude de alegria diante de Deus.
A segunda coisa que ele pede é pela alegria de reconhecer as obras de Deus na vida dele e do povo. A presença manifesta de Deus no meio do seu povo. O reconhecimento da grandeza da Criação e de Sua Palavra, Seu amor derramado em favor do povo através de todo o plano de salvação de Deus. Obras de Deus específicas em momentos específicos na vida do povo. Os desígnios de Deus revelados ao povo aliançado com Ele.
Em terceiro lugar, Moisés clama pela graça de Deus. Enquanto a misericórdia de Deus alivia nossos fardos, nos livra da ira de Deus e refrigera nossa alma, a graça de Deus é pedida para que sirvamos a Deus. O verso 17 diz: “Seja sobre nós a graça do Senhor nosso Deus; confirma sobre nós as obras de nossas mãos, sim, confirma a obra das nossas mãos.” A graça de Deus que nos salvou, nos salvou para as boas obras: “Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.”
Igreja Presbiteriana Central de Guarapuava. Cento e vinte e nove anos de história. O que recebemos? O que deixaremos? Se tudo o que fizermos for em adoração, cultivando nossa intimidade com Deus e para o serviço a Ele, nosso coração será um coração sábio. Por sua compaixão e graça, cumpriremos os desígnios de Deus para os nossos dias.
Parabéns, Igreja Presbiteriana Central de Guarapuava. Obrigado, membros fiéis de hoje e do passado que nos entregaram a igreja como a encontramos. Vamos em frente, irmãos queridos e amados do presente. Dediquemos nossas vidas a Deus aqui enquanto Deus assim quiser! Louvado seja Deus por esta data tão especial para nós!

Rev. Hédin Charles Mendes

Nenhum comentário

Adicione seu comentário