Parabéns Homem Presbiteriano

Parabéns Homem Presbiteriano

“Aproximando-se os dias da morte de Davi, deu ele ordens a Salomão, seu filho, dizendo: Eu vou pelo caminho de todos os mortais. Coragem, pois, e sê homem!” 1Reis 2.1-2.

O Dia do Homem Presbiteriano foi criado em setembro de 1966 quando, na cidade de Campinas, São Paulo, realizou-se o 1º Congresso Nacional dos Homens Presbiterianos, sendo escolhido o primeiro domingo do mês de fevereiro a data para a comemoração.

A história da Igreja Presbiteriana do Brasil é marcada por inúmeros homens como Ashbel Green Simonton, Alexander Latimer Blackford, George Whitehill Chamberlain Schneider, José Manoel da Conceição e tantos outros.

A história bíblica também é marcada por Deus criando primeiramente o homem, e, sua auxiliadora, criada por Deus, porém, a partir do próprio homem. Deus mostra a importância e a necessidade de uma auxiliadora para que o homem cumpra sua missão de cuidar do jardim e para sua felicidade, mas também mostra que a responsabilidade e a liderança é do homem.

Depois da queda de Adão, e junto à queda de toda a humanidade, Deus chama homens para cumprirem seus propósitos. Noé e os patriarcas Abraão, Isaque, Jacó. Quando reis foram chamados por Deus, foram homens chamados por Deus.

Quando Deus se apresenta a humanidade, apresenta-se como homem, o Pai celeste. Quando Deus revela-se plenamente, revela-se através de um homem: Jesus!
Jesus, quando chama discípulos para que liderem a igreja, chama doze homens. A Bíblia ainda vai destacar o papel preponderante de outro chamado e comissionado pelo próprio Jesus, o apóstolo Paulo, um homem.

Hoje, vivemos numa era marcada pela confusão dos gêneros, e, consequentemente, dos papéis deles na sociedade, na família e na igreja. No discurso politicamente correto diz-se que devemos viver com as diferenças, mas, o que se está tentando fazer de fato é acabar com as diferenças. Tenta-se acabar com a masculinidade e a feminilidade. Por isso temos tantos homens femininos e infantis em nosso tempo.
Marcar as diferenças entre os papéis do homem e da mulher vai na contramão da ideologia vigente no mundo. O que faz algo diferente são as características particulares. Deus criou o homem e a mulher com características particulares para assumir papéis particulares. Isto não é sobre valor ou competência, mas sobre obediência. Deus fez tudo certo!

Quando lemos o texto acima, vemos Davi, o homem segundo o coração de Deus, passando o bastão para seu filho, Salomão. Davi era o rei do povo de Deus, o líder do povo de Deus. Salomão agora assumiria esta responsabilidade de liderança de todo o povo de Deus, o povo através do qual o Deus criador de todas as coisas está se revelando a todas as nações, o povo que serve ao Deus único e verdadeiro. O conselho de Davi: Coragem, pois, e sê homem!

Em outras palavras, assuma o seu papel! Deus te deu a liderança do reino de Israel. Assuma seu papel com coragem! Você é o rei que serve a Deus. Lidere guardando os preceitos do SENHOR, teu Deus, para andares nos seus caminhos, para guardares os seus estatutos, e os seus mandamentos, e os seus juízos, e os seus testemunhos, como está escrito na lei de Moisés, para que prosperes em tudo quanto fizeres e por onde quer que fores (cf. 1Rs 2.3).

Em segundo lugar, sê homem! No texto de 1Crônicas 28.20, que é o mesmo momento registrado em outro texto, aparece no lugar de “sê homem”, a ordem: “faze a obra”. Em outras palavras: Seja diligente, não faça corpo mole, não encontre desculpas, assuma o papel que Deus te deu, conheça tudo o que diz respeito à obra que Deus delegou a você, seja responsável! Decida! Assuma! Não despreze a posição que Deus te colocou conforme seus planos eternos. Faça o que precisa ser feito! A responsabilidade é sua.

Ser homem presbiteriano, é ter coragem para ouvir a Deus e não ceder ao mundo. Ser homem presbiteriano é assumir a responsabilidade em seu papel de testemunho e serviço a Deus diante, no e para o mundo; na sociedade, na igreja e na família. Por isso, se você é um homem presbiteriano, parabéns por seu dia, pois você é um homem de Deus!

Rev. Hédin Charles Mendes

Nenhum comentário

Adicione seu comentário