Pergunta 151: Quais são as circunstâncias agravantes que tornam alguns pecados mais odiosos do que outros?

Pergunta 151: Quais são as circunstâncias agravantes que tornam alguns pecados mais odiosos do que outros?

Resposta: Alguns pecados se tornam mais agravantes:
Alguns pecados se tornam mais agravantes:
3º – Pela natureza e qualidade da ofensa¹, se for contra a letra expressa na lei², se violar muitos
3 mandamentos, se contiver em si muitos pecados ; se for concebida, não só no coração, mas 4 5 6 manifestar-se em palavras e ações , escandalizar a outros e não admitir reparo algum ; se contra os meios de graça ; misericórdias e castigos de Deus ; se contra a luz da natureza , a convicção da consciência , admoestação pública ou particular , censuras da Igreja , punições civis (continua)

Referência Bíblica
1) Provérbios 6.30: Não é certo que se despreza o ladrão, quando furta para saciar-se, tendo fome?
2) Ezequiel20.13: Mas a casa de Israel se rebelou contra mim no deserto, não andando nos meus estatutos e rejeitando os meus juízos, os quais, cumprindo-os o homem, viverá por eles; e profanaram grandemente os meus sábados. Então, eu disse que derramaria sobre eles o meu furorno deserto, para os consumir.
3) Colossenses 3.5: Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria; 1Timóteo 6.10: Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.
4) Miquéias 2.1-2: Ai daqueles que, no seu leito, imaginam a iniquidade e maquinam o mal! À luz da alva, o praticam, porque o poder está em suas mãos. Se cobiçam campos, os arrebatam; se casas, as tomam; assim, fazem violência a um homem e à sua casa, a uma pessoa e à sua herança.
5) Mateus 18.7: Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é inevitável que venham os escândalos, mas ai do homem pelo qual vem o escândalo! Romanos 2.23-24: Tu, que te glorias na lei, desonras a Deus pela transgressão da lei? Pois, como está escrito, o nome de Deus é blasfemado entre os gentios porvossa causa.
6) Provérbios 6.32-35: O que adultera com uma mulher está fora de si; só mesmo quem quer arruinar-se é que pratica tal coisa. Achará açoites e infâmia, e o seu opróbrio nunca se apagará. Porque o ciúme excita o furor do marido; e não terá compaixão no dia da vingança. Não se contentará com o resgate, nem aceitará presentes, ainda que sejam muitos.
7) Mateus 11.21-22: Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e em Sidom se tivessem operado os milagres que em vós se fizeram, há muito que elas se teriam arrependido com pano de saco e cinza. E, contudo, vos digo: no Dia do Juízo, haverá menos rigor para Tiro e Sidom do que para vós outras. João 15.22: Se eu não viera, nem lhes houvera falado, pecado não teriam; mas, agora, não têm desculpa do seu pecado.
8) Deuteronômio 32.6: É assim que recompensas ao Senhor, povo louco e ignorante? Não é ele teu pai, que te adquiriu, te fez e te estabeleceu? Isaías 1.2-3: Ouvi, ó céus, e dá ouvidos, ó terra, porque o Senhor é quem fala: Criei filhos e os engrandeci, mas eles estão revoltados contra mim. O boi conhece o seu possuidor, e o jumento, o dono da sua manjedoura; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende.
9) Jeremias 5.3: Ah! Senhor, não é para a fidelidade que atentam os teus olhos? Tu os feriste, e não lhes doeu; consumiste-os, e não quiseram receber a disciplina; endureceram o rosto mais do que uma rocha; não quiseram voltar.
10) Romanos 1.26-27: Por causa disso, os entregou Deus a paixões infames; porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza; semelhantemente, os homens também, deixando o contato natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro.
11) Romanos 1.32: Ora, conhecendo eles a sentença de Deus, de que são passíveis de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que assim procedem.
12) Provérbios 29.1: O homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz será quebrantado de repente sem que haja cura.
13) Mateus 18.17: E, se ele não os atender, dize-o à igreja; e, se recusar ouvir também a igreja, considera-o como gentio e publicano. Tito 3.10-11: Evita o homem faccioso, depois de admoestá-lo primeira e segunda vez, pois sabes que tal pessoa está pervertida, e vive pecando, e por si mesma está condenada.
14) 1Reis 2.41: Foi Salomão avisado de que Simei de Jerusalém fora a Gate e já havia voltado.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário