Que regras devem ser observadas para a boa compreensão dos Dez Mandamentos?

Que regras devem ser observadas para a boa compreensão dos Dez Mandamentos?

Para a boa compreensão dos Dez Mandamentos, as seguintes regras devem ser observadas: 5ª parte: Que o que Deus proíbe, não se há de fazer em tempo algum¹; e o que ele manda é sempre um dever²; mas nem todo dever especial é para ser cumprido em todos os tempos³.
Referências Bíblicas:
1 – Rm 3.8: E por que não dizemos, como alguns, caluniosamente, afirmam que o fazemos: Pratiquemos males para que venham bens? A condenação destes é justa.
2 – Dt 4.9: Tão-somente guarda-te a ti mesmo e guarda bem a tua alma, que te não esqueças daquelas coisas que os teus olhos têm visto, e se não apartem do teu coração todos os dias
da tua vida, e as farás saber a teus filhos e aos filhos de teus filhos.
3 – Mt 12.7: Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero e não holocaustos, não teríeis condenado inocentes. Mc 14.7: Porque os pobres, sempre os tendes convosco e, quando quiserdes, podeis fazer-lhes bem, mas a mim nem sempre me tendes.

6ª parte: Que sob um pecado ou um dever, todos os da mesma classe são proibidos ou mandados, juntamente com todas as causas, os meios, as ocasiões e as aparências deles e as provocações deles.
Referências Bíblicas:
Hb 10.24-25: Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras. Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima. 1Ts 5.22: abstende-vos de toda forma de mal. Gl 5.26: Não nos deixemos possuir de vanglória, provocando uns aos outros, tendo inveja uns dos outros. Cl 3.21: Pais, não irriteis os vossos filhos, para que não fiquem desanimados. Jd 23: salvai-os, arrebatando-os do fogo; quanto a outros, sede
também compassivos em temor, detestando até a roupa contaminada pela carne.
Pergunta 99 (4ª parte) do CMW – Catecismo Maior de Westminster 3ª parte: Deveres que as escrituras requerem do homem

Nenhum comentário

Adicione seu comentário