Culto Doméstico; e se o Senhor construir o meu lar?

Culto Doméstico; e se o Senhor construir o meu lar?

“Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força. Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas.”
Deuteronômio 6.4-9.

Talvez, muitos de nós que somos da segunda, terceira ou até mais gerações de evangélicos, possamos nos lembrar de quando, na casa de nossos pais, ou avós, tudo parava para que alguém dirigisse um momento de leitura da Bíblia e oração, pelo menos, uma vez por dia.
Talvez você ainda faça isso com toda a sua casa, ou você ainda veja seus pais dirigindo momentos diários em que a Palavra de Deus é lida em conjunto e há compartilhamento e oração. Se isso acontece em sua casa, que bênção! Quero dizer que isso não é apenas tradição, mas uma das maneiras mais importantes utilizadas por Deus para a edificação de um lar.
Por outro lado, sabemos que vivemos na geração do individualismo, em que cada um faz seu tempo, tem suas ocupações. Muitas famílias não conseguem nem ter um momento em que participam das refeições juntos, quanto mais um tempo para uma devocional em conjunto.
O Culto Doméstico é importante para nossa própria edificação, mas, principalmente para a edificação de nossos filhos. É através do Culto Doméstico que desenvolvemos um caminhar com nossos filhos diante de Deus, na dependência dEle e em direção a Ele. Nossos filhos precisam conhecer a Deus, e essa responsabilidade é indubitavelmente nossa, dos pais, ou responsáveis
por eles.
Deus é tão maravilhoso e bondoso que, além de nos dar a responsabilidade, Ele também nos ensina como devemos fazer. No texto acima vemos exatamente isso. Deus dando a responsabilidade para o líder da família de ensinar os filhos a ter uma vida autêntica com Ele.
Onde? Em qualquer lugar. Quando? No momento que surgir a oportunidade. De que forma? Das mais variadas. Falando, andando, escrevendo, ilustrando, mostrando situações da vida, etc.
É claro, precisamos ser intencionais. Por isso, no dia a dia, nessa época de tantos compromissos e de tanto individualismo, precisamos planejar e realizar o Culto Doméstico em algum momento que seja mais conveniente para toda a família. Para alguns será de manhã, outros, à mesa no almoço, e outros, somente em algum momento a noite. Pode ser dentro de casa ou no jardim. Pode ser num passeio e tantas outras ocasiões que você possa pensar.
Como fazer? Há elementos importantes no Culto como louvor, leitura da Palavra e oração. A maneira mais utilizada é começar com um ou dois cânticos ou oração de gratidão, ter uma leitura Bíblica com uma breve explicação, um momento de compartilhamento de como cada um pode praticar o que foi lido, e encerra-se com uma oração. O ideal é que seja um tempo breve, levando em conta as capacidades dos filhos. Se os filhos forem muito pequenos, às vezes dura em torno de 15 minutos.
Pode-se utilizar histórias ilustradas, a terceira e/ou a sétima página deste boletim informativo, os catecismos da igreja, algum devocionário e tantos outros recursos, ou, pode-se utilizar somente a Bíblia.
Nossos filhos são bênção de Deus para nós, mas nós também devemos ser bênção de Deus para os nossos filhos. Eles vieram à vida em nossa família pelo eterno e sábio propósito de Deus tanto na vida dos pais, quanto na vida deles. Fazemos parte do propósito de Deus para a vida de nossos filhos. Quando nós partirmos, eles continuarão levando o nome de Cristo adiante. Eles também terão seus filhos e netos, e todas as gerações devem conhecer e servir ao Senhor. Mas tudo começa em nós, hoje. Ore, planeje e comece nessa semana mesmo o Culto Doméstico em sua casa. Deus te abençoe!

Rev. Hédin Charles Mendes.

 

Nenhum comentário

Adicione seu comentário