Parabéns, jovem presbiteriano!

Parabéns, jovem presbiteriano!

“Alegra-te, jovem, na tua juventude, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade; anda pelos caminhos que satisfazem ao teu coração e agradam aos teus olhos; sabe, porém, que de todas estas coisas Deus te pedirá contas. Afasta, pois, do teu coração o desgosto e remove da tua carne a dor, porque a juventude e a primavera da vida são vaidade. Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade…”
Eclesiastes 11.9- a 12-1.

Estamos no mês de maio e, como Igreja Presbiteriana Central de Guarapuava, nesse mês, desejamos que cada membro de nossa igreja volte-se ao tema da família. Que oremos e busquemos a Deus em favor de nossa família.
Nesse ano de 2019, a proposta geral vem do Salmo 127 que nos chama a pensar – E se o SENHOR realmente construir meu lar? – O objetivo do tema é verificarmos se estamos realmente construindo nosso lar na Rocha que é Cristo, ouvindo e praticando a Sua Palavra, e convidar todos a tomarem essa importante decisão – Eu desejo que o SENHOR edifique meu lar!
Maio foi escolhido por ser um mês com muitas datas especiais voltadas à família – é conhecido como o mês das noivas, semana passada celebramos o Dia das Mães, e, hoje, celebramos o Dia do Jovem Presbiteriano.
A Igreja Presbiteriana do Brasil, em seu terceiro domingo do mês de maio, comemora o Dia do Jovem Presbiteriano. Reconhece a força e importância do jovem presbiteriano através da criação da UMP – União de Mocidade Presbiteriana. Através dessa sociedade, o jovem é, ao mesmo tempo, atendido de acordo com suas peculiaridades e incentivado a produzir frutos para o Reino de Deus através de toda a organização da UMP, seus projetos e encontros.
A Bíblia revela que a juventude é uma das fases mais importantes e prazerosas em nossa vida.
Quando atingimos a juventude, atingimos o potencial para alcançar, realizar e ter prazer na vida, mas também podemos estragar, limitar e ao invés de experimentar e produzir bem estar, esperança e vida, gerar desespero dor e morte para o futuro.
A Bíblia dá direção aos jovens a fim de que eles possam aproveitar ao máximo a sua juventude.
Em primeiro lugar a Bíblia aconselha o jovem a viver a vida com intensidade. A juventude é o momento decisivo para muitas coisas em nossa vida. É o tempo de construir as bases para nosso futuro e o de nossa família. Logo, há muito trabalho a fazer entre tantas coisas para decidir, então é preciso aprender e conhecer a vida para fazer as escolhas acertadamente. É também o tempo de construir relacionamentos que ficarão em nossa história além de nossos pais, grandes amigos, mestres, professores, mentores, e, no tempo de Deus, seu cônjuge, com quem edificará sua família. Então é preciso investir em relacionamentos saudáveis. Ser abençoado neles, mas também ser uma bênção.
Em segundo lugar a Bíblia aconselha o jovem a ser prudente. “Afasta, pois, do teu coração o desgosto e remove da tua carne a dor, porque a juventude e a primavera da vida são vaidade.” É preciso ficar atento à situações que vão trazer desgosto e dor. Isso não quer dizer que o jovem pode ficar imune a esses sentimentos, mas que não deve permanecer nos caminhos que levam à dor. A Bíblia também revela que a juventude, assim como a primavera, é o período mais bonito da vida, mas que, como a estação do ano, ela passará. É tempo de viver com intensidade, mas também de semear com prudência.
Em último lugar a Bíblia chama o jovem a viver com responsabilidade. Sabendo que de todas essas coisas, o jovem dará contas a Deus. Ou seja, há um propósito em toda nossa vida, que é verdade também para nosso tempo de juventude. Tudo o que fazemos deve ser para a glória de Deus. Viver nossa juventude deve ser para a glória de Deus. Que esse tempo seja tempo de louvor e honra ao nome de seu Criador como em toda a sua vida.
A vontade de Deus para você, jovem, é que você aproveite ao máximo sua vida. Não se iluda nem por seu próprio coração e nem pelas ilusões do mundo. Caminhe seguro pela Palavra de Deus. Jovem viva sua juventude ao máximo. Viva para a glória de Deus. Feliz Dia do Jovem Presbiteriano! Deus te abençoe.

Rev. Hédin Charles Mendes

Nenhum comentário

Adicione seu comentário