E se o Senhor construir o meu lar?

E se o Senhor construir o meu lar?

“Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem. Tua esposa, no interior de tua casa, será como a videira frutífera; teus filhos, como rebentos da oliveira, à roda da tua mesa. Eis como será abençoado o homem que teme ao SENHOR! O SENHOR te abençoe desde Sião, para que vejas a prosperidade de Jerusalém durante os dias de tua vida, vejas os filhos de teus filhos. Paz sobre Israel!” Salmo 128.

O Salmo 127, anterior a este, inicia afirmando: “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam;” e acrescenta em seu segundo versículo: Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes.” Mas, no final deste versículo faz uma afirmação maravilhosa: “aos seus amados ele o dá enquanto dormem.”
Os Salmos 127 e 128 falam da relação do temor do SENHOR com o restante de nossa vida. Ao falar sobre esse assunto, a Bíblia fala da relação daquilo que é vivido por todo homem e que faz parte do seu cotidiano. Trabalho, vida em família e sociedade.
Esses Salmos pós-exílicos são o grande convite de Deus para edificação de todas as áreas de nossa vida no temor do SENHOR.
Estamos no mês da família, quando a sociedade pensa um pouco mais na família. Dia 1º tivemos o dia do trabalhador, nesse mês comemoramos o dia das mães. Esse também é considerado “o mês das noivas”. Vivemos, porém, em uma sociedade em ruínas. Crises morais e éticas resultam em grandes injustiças. Uma sociedade que se esquiva do trabalho e que prioriza o lazer. Relacionamentos utilitaristas que buscam exigir do outro mas sem nenhum desejo de doação, nem na sociedade, nem dentro de muitas de nossas casas, com nossa família. Todos estão perguntando: “Onde está a minha parte?”
O trabalho, que é citado no verso 2, é o grande meio pelo qual o homem tem escolhido para edificar sua vida, casa e sociedade, e é verdade, o trabalho é fundamental nessa equação, mas o elemento essencial é o temor do SENHOR! O trabalho sem o SENHOR é vão!
Muitos lares estão sendo construídos sem Deus. O grande fundamentos para nossas famílias serem edificadas é Jesus, a Pedra Angular, e suas palavras. É importante ressaltar que não é apenas estar em uma igreja ou ouvir suas palavras, mas colocar em prática na construção de nosso lar. Jesus mesmo afirma que, quem ouve as suas palavras e as pratica, será comparado ao homem prudente, que edificou sua casa sobre a rocha, mas aquele que ouve e não as pratica, será comparado ao insensato, que construiu sua casa sobre a areia. A casa do prudente permanece firme na rocha, mas a do insensato, relata o texto, é grande a sua ruína.
Como está o seu lar? Como estão seus filhos? Como é a vida com seus pais? Lembre-se, ouvir as palavras de Jesus apenas, não é atenuante, mas é agravante! Não acontece uma mágica em sua vida só porque você vai à igreja e cumpre alguns deveres eclesiásticos. Ouvir e não aplicar os princípios divinos na construção de sua casa é construir para a ruína. É preciso construir sua vida em família de acordo com a Palavra de Jesus que aprendemos na igreja.
Em meus poucos anos de pastorado ouvi muitos casais dizendo frases como: “Não tem mais conserto! Não dá mais! Só eu sei o que eu vivo!” A esses casais e a todos nós a proposta de Deus sempre foi: “mas, e se o SENHOR construir seu lar”? Assim como vi alguns desistindo, por outro lado, vi o milagre da ação de Deus, transformando lares em ruínas em lares firmes, abençoados e abençoadores. Deus tem compromisso com quem tem compromisso com Ele. Deus tem compromisso com a Palavra dEle. Aos seus amados, ele o dá enquanto dormem.
Como está seu casamento hoje? Quais são suas perspectivas? Como está seu lar, sua família? Diante disso pense na possibilidade dada por Deus: E se, de fato, o SENHOR construir meu lar? Tema a Deus, busque-O, ame-O, ouça e obedeça Sua Palavra, e seja mais do que feliz! “Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos!” Deus abençoe você e sua família.

Rev. Hédin Charles Mendes

Nenhum comentário

Adicione seu comentário