Faça a coisa certa pela razão certa!

Faça a coisa certa pela razão certa!

“E quem é o deus que vos poderá livrar das minhas mãos? Responderam Sadraque, Mesaque e Abede-Nego ao rei: Ó Nabucodonosor, quanto a isto não necessitamos de te responder. Se o nosso Deus, a quem servimos, quer livrar-nos, ele nos livrará da fornalha de fogo ardente e das tuas mãos, ó rei. Se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses, nem adoraremos a imagem de ouro que levantaste.” Daniel 3.15b-18.

Você já parou para pensar sobre como vem conduzindo sua vida? Você já se fez as seguintes perguntas: Por que faço o que faço? Por que não faço o que não faço? Por que deixo de fazer o que deveria ter feito? Por que faço o que não deveria ter feito? Por que casamos? Por que temos filhos? Como os criamos? Por que nos envolvemos onde e com quem nos envolvemos? Por que escolhemos esta ou aquela profissão? E tantas outras coisas…
Todos conhecemos a história dos amigos de Daniel: Sadraque, Mesaque e Abede-Nego. Eles foram homens que fizeram a coisa certa pela razão certa. Não apenas nesse momento, mas toda a sua vida era uma prova de fé verdadeira.
Eles viram sua nação sucumbir diante de uma nação idólatra, e agora foram levados para servir à Babilônia. Eles teriam que viver ali, não segundo as regras do local, mas sim, de acordo com seu relacionamento com Deus.
Desde o início, mesmo em uma terra estranha à sua religião e cultura, nem eles, nem Daniel deixaram de se curvar somente a Deus e conduzirem suas vidas em obediência a Ele.
Sadraque, Mesaque e Abede-Nego não negociaram sua fé. Agora, mais uma vez permanecem sem se prostrar a homem ou falso deus algum, mas dessa vez foram ameaçados de morte por causa disso. O que você faria? Por que eles fizeram o que fizeram?
Em primeiro lugar, porque amavam mais a Deus que suas próprias vidas. Note que eles tomaram a decisão certa, apesar da ameaça de morte iminente. A fornalha estava acessa, e o fogo foi aumentado sete vezes mais que o de costume para ver se eles eram demovidos de sua posição. Mas eles permaneceram fiéis a Deus. Enquanto a nação de modo geral tivera cedido a ameaças talvez muito menores, ou trocado sua fidelidade a Deus por favores pessoais, esses homens amaram a Deus mais que suas próprias vidas. A questão não era a ameaça, mas sua paixão e devoção a Deus! Quando tomamos nossas decisões, elas tem sido tomadas por amor a Deus?
Em segundo lugar, porque confiavam totalmente em Deus. A decisão estava tomada. Eles não se dobrariam diante da estátua de ouro de Nabucodonosor e nem diante de qualquer dos deuses da Babilônia. A pergunta fora feita por Nabucodonosor: “quem é o deus que vos poderá livrar de minhas mãos?” O que você faria? Eles confiaram em Deus a ponto de entregar suas vidas se necessário para permanecerem fiéis a Ele. Eles sabiam que suas vidas estavam nas mãos do Deus justo e verdadeiro, e que, se a vontade de Deus para eles fosse a morte, eles morreriam confiando em Deus. Veja que eles não declararam que Deus certamente os pouparia porque queriam ser fiéis – usando sua fidelidade a Deus de certa forma como moeda de troca por favores de Deus, ou como fator de manipulação de Deus. Esses homens confiavam totalmente em Deus. Eles sabiam que suas vidas estavam nas mãos de Deus e que Deus sempre faz o melhor. Suas decisões são resultados de sua confiança em Deus ou frutos das pressões do dia a dia?
Em terceiro lugar, porque viviam para a glória de Deus. “E quem é o deus que vos poderá livrar de minhas mãos?” Eles sabiam! Há um Deus que precisa ser reconhecido e glorificado e esse era o seu Deus, o único e verdadeiro Deus. Por isso esses homens não deixaram o rei sem resposta. Eles disseram que se o Deus a quem serviam quisesse, ele poderia sim, livrá-los das mãos de Nabucodonosor! Morreriam, se necessário, mas não deixariam de dar a glória devida ao nome de Deus! Muitas vezes temos nos calado a respeito da glória de Deus por muito menos. A Bíblia diz que fomos eleitos pelo Pai, salvos pelo Filho e selados pelo Espírito Santo de Deus para o louvor de Sua glória. Tudo o que fazemos é realmente para glória de Deus?
O milagre aconteceu! Eles entraram na fornalha de fogo e saíram ilesos. Mas, eles poderiam ter morrido. Nossas atitudes nos levarão sempre à vida ou morte. Vivendo ou morrendo, devemos estar certos de que vivemos ou morremos pela razão certa. Ame a Deus acima de todas as coisas, confie nele e viva para a glória dEle! Deus te abençoe.

Rev. Hédin Charles Mendes

Nenhum comentário

Adicione seu comentário