Bem mais que um carpinteiro

Bem mais que um carpinteiro

“Chegando o sábado, passou a ensinar na sinagoga; e muitos, ouvindo-o, se maravilhavam, dizendo: Donde vêm a este estas coisas? Que sabedoria é esta que lhe foi dada? E como se fazem tais maravilhas por suas mãos? Não é este o carpinteiro, filho de Maria, irmão de Tiago, José, Judas e Simão? E não vivem aqui entre nós suas irmãs? E escandalizavam-se nele.” Marcos 6.2,3.

Jesus foi chamado de muitas coisas ao longo da história. Mestre, Senhor, Salvador, revolucionário, grande líder, agitador, mentiroso, traidor, Cristo, Messias, etc. Jesus não escapa nem dos termos mais modernos e da moda, como por exemplo, no título do livro “Jesus coach”.
No texto acima, quando Jesus voltava para Nazaré, sua terra, depois de iniciado seu ministério e já em companhia de seus discípulos, uma pergunta é feita a seu respeito: “Não é este o carpinteiro…?
A esta altura a fama de Jesus o precedia. Jesus já havia sido batizado por João Batista, com a multidão tendo ouvido a voz do céu e visto o Espírito descendo como pomba sobre ele. Jesus havia curado endemoninhados, a sogra de Pedro, leprosos, paralíticos, o homem da mão ressequida, ensinado a muitos e até sido confrontado pelos escribas, proferido parábolas sobre o reino, acalmado uma tempestade, curado pessoas enfermas e, antes de chegar novamente em sua terra, havia ressuscitado a filha de Jairo…
Por isso, a pergunta: “Não é esse o carpinteiro?” veio acompanhada de muitas outras perguntas, como podemos ler acima “Donde vêm a este estas coisas? Que sabedoria é esta que lhe foi dada? E como se fazem tais maravilhas por suas mãos?”
A resposta é que Jesus é bem mais que um carpinteiro, Ele é o Filho de Deus! José, seu pai era carpinteiro e, provavelmente, como acontecia na época, transmitiu para o filho o ofício da carpintaria. Embora José tenha sido o marido de Maria, a mãe de Jesus, e Jesus o tenha honrado como tal, a Bíblia revela que seu nascimento não foi comum, mas que Jesus foi gerado pelo Espírito Santo. A Bíblia, ao falar de Jesus e sua vinda ao mundo nos revela que “o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade e vimos a sua glória, glória como o unigênito do Pai”. (João 1.14) Nos primeiros versos do livro de João, podemos ler também que “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus.” Jesus, gerado pelo Espírito Santo, nascido de mulher, de Maria, não é apenas um homem, mas também é Deus, o unigênito Filho de Deus.
Jesus é bem mais que um carpinteiro, Ele é o Criador de todas as coisas! A carpintaria pode ser algo bem simples, quando simplesmente se copiam objetos e utensílios, ou pode ser algo bem requintado. O carpinteiro pode ser alguém cheio de criatividade, criando artigos únicos e de valor inestimável. Jesus é o Criador do mundo e sustentador dele. A Bíblia nos revela em João 1.3 e 4 que “todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. A vida estava nele e a vida era a luz dos homens. Ele não somente é o autor da natureza, mas o autor da vida. Ele, com o Pai e o Espírito Santo são a origem de tudo o que existe, inclusive eu e você!
Jesus é bem mais que um carpinteiro, Ele é o Salvador do mundo! Uma das funções do carpinteiro também era a de consertar o que estava quebrado, ou mesmo dar novas formas àquilo que não tinha mais utilidade. Em Gênesis a Bíblia mostra a beleza, grandeza e perfeição da criação de Deus, mas, logo em seguida, mostra a queda do homem, a entrada do pecado no mundo, manchando a grande obra de arte do Criador. A morte entrou no mundo. A Terra e todo o Universo foram afetados na queda e por isso sofremos. O pecado nos separou de nosso Criador, nos faz que tenhamos dificuldades em nossos relacionamentos com nosso próximo e que lutemos com a criação para conseguir nosso sustento. Mas a Bíblia também mostra que, em Cristo, todas as coisas estão sendo restauradas para a glória de Deus. Jesus tomou a forma de servo, mesmo sendo o Filho de Deus, morreu na cruz no lugar do pecador para que todo o que nele crê não morra, mas tenha vida eterna. Jesus solucionou o problema insolúvel da morte. Jesus ressuscitou, vencendo a morte e garantindo vida eterna e comunhão eterna com Deus a todo o que nele crer. Jesus hoje, assentado à direita de Deus tem toda autoridade e governa soberanamente conduzindo à completa restauração.
“Não é este o carpinteiro…?” Diante dessa pergunta e da revelação de quem é Jesus, só há duas atitudes a tomar. Escandalizar-se, rejeitar seu senhorio, seu amor e sua salvação, ou render-se àquele que é bem mais que um carpinteiro, Jesus, o Filho de Deus, nosso Redentor, nosso Rei e nosso Salvador! Feliz Páscoa, Deus te abençoe.

Rev. Hédin Charles Mendes

Nenhum comentário

Adicione seu comentário