Resposta de Oração

Resposta de Oração

“Porventura, o Senhor, Deus de Israel, não deu ordem, dizendo: Vai, e leva gente ao monte Tabor, e toma contigo dez mil homens dos filhos de Naftali e dos filhos de Zebulom? E farei ir a ti para o ribeiro Quisom a Sísera, comandante do exército de Jabim, com os seus carros e as suas tropas; e o darei nas tuas mãos.” Juízes 4.6 e 7.

Uma das motivações para orar é o fato de que Deus nos responde. Quarta-feira dessa semana, em nosso Culto de Oração, nosso pequeno grupo ali reunido alegrou-se em agradecer a Deus por nossas orações já respondidas. Que bênção! Se você estava lá você sabe a sensação. Poder louvar e exaltar a Deus por tanto que Ele tem feito graciosamente em nosso favor.
O texto de Juízes acima mostra a resposta de Deus ao clamor de seu povo. A Bíblia registra em Juízes 4.3, a oração do seu povo da seguinte forma: “Clamaram os filhos de Israel ao Senhor, porquanto Jabim tinha novecentos carros de ferro e, por vinte anos, oprimia duramente os filhos de Israel.” O final dessa experiência de oração é a libertação do povo de Deus da opressão de Jabim. Através dessa experiência de oração do povo de Deus podemos aprender algumas lições:
1. Depois de orar, devemos ficar atentos à resposta de Deus. Geralmente oramos e ficamos esperando a resposta. Muitas vezes até esquecemos que oramos, e isso nos leva até, em alguns casos, a não perceber a resposta de Deus. Há momentos em que Deus faz tudo com respeito a um pedido de oração, mas há momentos em que Deus nos envolve na resposta: “Porventura, o Senhor, Deus de Israel, não deu ordem, dizendo: (…)?”. Quando o salmista diz “de manhã te apresento a minha oração e fico esperando”, ele não está informando que não faz nada até Deus responder, mas que ele busca perceber a resposta de Deus à sua oração. A resposta da oração veio através da juíza Débora. Note que essa era uma das maneiras ordinárias de Deus falar. Hoje temos a Bíblia em nossas mãos, as pregações, a liderança da igreja, as autoridades instituídas por Deus sobre nossa vida, como nossos pais, por exemplo. Muitas vezes Deus já está nos respondendo, precisamos estar atentos à voz de Deus.
2. Muitas vezes somos parte da resposta de Deus. Foram anos de clamor de todo o povo de Israel. Como Deus responde? Ele não elimina os inimigos como em outros momentos na história de Israel, mas aqui, faz de seu povo, a resposta. Deus agiria, mas a resposta, dessa vez, viria através de uma atitude de fé e obediência do exército de Israel. Deus responde extraordinariamente através dos meios ordinários. É claro que o exército não venceria sem Deus, mas, nesse caso, a vitória não viria sem o exército, porque foi assim que Deus respondeu ao clamor da nação. Muitas vezes somos irresponsáveis em nossa vida cristã. Oramos, mas nossa atitude é a de desobediência. Oramos por nossa família, mas somos negligentes com nosso cônjuge e filhos. Oramos por avivamentos, mas não estamos dispostos a renunciar às nossas coisas por amor a Deus e Seu Reino. Oramos por comunhão mas não queremos nem falar sobre quem precisamos perdoar. Oramos por tantas coisas, mas, quando Deus está respondendo, nos falta fé e coragem para continuar na direção da resposta dada por Deus. Há um livro chamado “O clamor do mundo.” A resposta a esse clamor com certeza veio do céu, foi Jesus, mas a igreja, nós, também somos essa resposta ao obedecermos a Deus com fé e sendo Sua testemunha até os confins da terra. Preste atenção, talvez você faça parte da resposta de Deus às suas orações!
Uma das bênçãos de ser cristão é poder orar e ser respondido por nosso amado Pai e nosso Senhor Jesus Cristo. Perceber o cuidado e a atenção de Deus através das Suas respostas a nós. Que você possa ter uma vida de oração frutífera e prazerosa. Ore a Deus, fique atento à sua voz em atitude de busca, fé e obediência sempre. Deus te abençoe!

Rev. Hédin Charles Mendes

Nenhum comentário

Adicione seu comentário