Jesus, a Luz dos Homens!

Jesus, a Luz dos Homens!

“A vida estava nele e a vida era a luz dos homens. A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela.” João 1.4-5.

O Evangelho de João registra o Natal em uma perspectiva diferente dos demais Evangelhos. João 1.14 descreve o nascimento de Jesus: “E o verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.”
Embora, em uma primeira vista, essa narrativa pareça menos gloriosa que o registro das aparições dos anjos, a gravidez milagrosa de Maria, a estrela guia e a visita de pastores e magos, o Natal revelado na abertura do Evangelho de João é tão glorioso quanto o narrado nos demais Evangelhos.
Jesus aqui recebe outro “nome” “o Verbo”, que revela a glória de Jesus. Jesus “era” ou existia, e “estava com” Deus, e “era” Deus. Jesus é o unigênito do Pai, o Filho de Deus. Nada do que existe hoje, existiria se não fosse por Jesus. Tudo foi feito por intermédio dEle. Jesus é o agente principal da criação de todas as coisas, inclusive eu e você! O Verbo se fez carne – nasceu em uma manjedoura – e vimos a glória de Jesus, a mesma glória do Pai. É Natal, o Verbo se fez carne – o menino Deus nasceu! Nasceu Jesus!
Mas, por que Jesus nasceu? Para que o Verbo se fez carne? A resposta encontra-se nos versos 4 e 5 deste texto do Evangelho de João. Jesus é a luz dos homens, a luz que prevaleceu contra as trevas!
Na Criação, a primeira coisa dita foi: “Haja luz!” “e houve luz” (Gn 1.3). A luz veio cumprir um papel importantíssimo, “a terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas.” (Gn 1.2)
A luz veio para eliminar as trevas e por em ordem todo o caos! Através do “Verbo”, “Haja luz”, através do Filho de Deus, através de Jesus, a luz veio aos homens! Jesus não apenas trouxe vida e luz, Jesus, é a vida e a luz!
Em algum momento a vida e a existência do homem tornou-se “sem forma e vazia” e as trevas passaram a pairar sobre ele de tal forma que todos os caminhos possíveis são caminhos de dor e desorientação! Isso aconteceu quando Adão preferiu o caminho da autonomia, desobediência e renúncia a Deus e Sua vontade. Adão trouxe para toda a humanidade, a morte! Não apenas a morte física, mas a morte espiritual, que é a quebra da comunhão com Deus para sempre. Perdemos direção e propósito e ganhamos perdição, condenação e morte eterna!
O homem não prevalece contra as trevas! O homem não vence a morte! O homem permanece perdido sem luz! Por isso o nascimento de Jesus é revelado no Evangelho de João de forma tão gloriosa! Pois, ao mundo que jazia em trevas, disse Deus: “Haja luz!”, “e houve luz!” Nasceu Jesus, a luz dos homens, e as trevas não prevaleceram contra a luz!
Jesus veio para mudar a vida sem forma e vazia, onde as trevas pairam, para uma vida belíssima, cheia de direção e propósito! Jesus prevaleceu contra a morte e as trevas na cruz do Calvário! Morreu, chegou a ser sepultado, mas… “A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela.” Jesus, ao terceiro dia ressuscitou, venceu a morte e as trevas, e brilha sobre todo homem trazendo sentido, direção, plenitude e vida abundante a todo aquele que nEle crê!
Como você se encontra? Sua vida está sem forma e vazia? As trevas pairam sobre você? Deus já disse: “Haja luz!” A luz que vence as trevas veio ao mundo, Jesus! Jesus é a luz dos homens. Clame a Ele com fé e veja a luz resplandecer em sua vida! Feliz Natal!

Rev. Hédin Charles Mendes

Nenhum comentário

Adicione seu comentário