Não se preocupe! Ele tem cuidado de você!

Não se preocupe! Ele tem cuidado de você!

“Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.” 1Pedro 5.7.

Oswald Chamber escreveu o seguinte: Deus, meu Pai, não se esquece de nada, por que me preocupar?
A preocupação é um dos maus do século. Ninguém está imune a ela. Idade, sexo ou classe social, todos podemos ser vítimas da preocupação e da ansiedade. A preocupação é capaz de nos parar, de mudar o nosso humor, de nos cegar, de nos confundir, de tirar a nossa paz, de estragar nosso dia, nossa semana e até o mês inteiro. Ela é capaz de estragar os momentos mais sublimes e felizes da vida, de fazer com que não notemos os tesouros preciosos que temos. Ela é capaz até mesmo de estragar nossa saúde. Mas o pior efeito da ansiedade, é que ela mata a nossa perspectiva de futuro, tira a nossa esperança.
Pode-se traduzir o termo ansiedade, do grego, como ficar dividido entre muitas direções. Outro sentido ainda mais forte do termo é estrangular, apertar o pescoço, sufocar. É essa a sensação que a preocupação e ansiedade nos trazem. Não temos foco, não sabemos mais para onde ir, o que fazer primeiro. Quando fazemos, sentimos medo de estarmos fazendo tudo errado. O fardo é pesado e sufocante, e, quando vivemos sob o jugo da ansiedade e das preocupações, chegamos ao final de nosso dia fatigados e esgotados física e emocionalmente.
A ansiedade e as preocupações não são maus do nosso século apenas, mas sempre existiram. A Bíblia fala delas mais de uma vez. Jesus mesmo ensina que a ansiedade não é produtiva, pois não importa o quanto nos preocupemos ou fiquemos ansiosos, não podemos acrescentar nem um segundo à nossa vida. É um trabalho inútil, um serviço totalmente dispensável. Estudiosos afirmam que 70% das coisas que nos deixam ansiosos não acontecem. A ansiedade é tão improdutiva que, mesmo que o que pensamos aconteça, andar ansioso não diminui o peso do problema, mas multiplica seu peso, pois, ao invés de nos ocuparmos dele uma única vez, sentimos seu peso duas ou mais vezes desnecessariamente.
Mas como não nos preocupar se a vida é repleta de incertezas, problemas e necessidades? Pedro escreve para os discípulos de Jesus que haviam sido dispersos pela Ásia. Eles tiveram que fugir por causa de sua fé e se exilarem em outros países. Deixaram para traz tudo aquilo que significava segurança até aquele momento. Todos os planos feitos até aquele momento ficaram para traz. Os planos de futuro que estavam relacionados à sua terra, bairro ou cidade e até mesmo sua fé antiga, agora caem por terra. Tudo muda. Eles estão “sem rumo” pelo mundo.
Nesse contexto Pedro os chama a lançarem sobre Deus toda a ansiedade. O significado da palavra lançar é juntar forças e jogar para longe. Ao invés de ficar gastando as forças na ansiedade, é necessário usar a força que se tem para entregar as ansiedades nas mãos daquele que tem todo o poder, Deus!
Pedro ressalta o motivo de lançarmos sobre Deus as nossas ansiedades. “Por que ele tem cuidado de vós.” Essa é uma verdade libertadora que satanás tenta apagar de nossa mente e coração. A ansiedade e as preocupações são, ao mesmo tempo o sintoma de fraqueza de fé e a arma utilizada por satanás para que deixemos de confiar em Deus.
Nossa vida está melhor nas mãos de Deus do que nas nossas. Se, pois, estamos nas mãos de Deus, não faz sentido andarmos ansiosos. Ele tem cuidado de nós!
O desafio de lançar sobre Ele toda a nossa ansiedade, é o desafio de crer e descansar no cuidado de Deus para conosco. Deus não dorme, não cansa, nem se distrai, muito pelo contrário, todos os seus desígnios são cumpridos de maneira amorosa, sábia, santa e perfeita.
Se você já confessou a Jesus como seu Senhor e Salvador, você faz parte do povo que tem a esperança que não desvanece, que não falha. Por quê? Porque Ele tem cuidado de vós. Portanto, não se preocupe, lance sobre Ele toda a sua ansiedade! Descanse e viva! Sua vida está em boas mãos, as mãos do Deus amoroso e todo poderoso. Deus te abençoe!

Rev. Hédin Charles Mendes

Nenhum comentário

Adicione seu comentário