Percurso Completado!

Percurso Completado!

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.”
2Timóteo 3.16-17.

Se você gosta de viajar, uma coisa que se percebe é como as paisagens por onde se passa, ao mesmo tempo, podem ser tão diferentes, e, em outro sentido, revelarem semelhanças que nos fazem lembrar de momentos vividos em outros lugares que estivemos.
É como se um quebra-cabeças recebesse mais uma peça importante para compreendermos o mundo onde estamos e, ao mesmo tempo, essa peça, agora encaixada, nos ajuda a encaixar outras depois dela.
As viagens são reveladoras, empolgantes e até mesmo desafiantes. Se for para lugares ainda não explorados, farão parte de nossas experiências, nossos arquivos e lembranças a ponto de mudar quem somos. Nas viagens conhecemos outras pessoas, e conhecemos melhor as pessoas que viajam conosco.
A “Rota 66” é uma rodovia que atravessa os EUA, mas não foi escolhida como nome de nosso projeto de leitura da Bíblia por isso, mas pelo fato de que a Bíblia possui 66 livros.
O desafio foi percorrer cada quilômetro, ou cada livro, na companhia do Espírito Santo de Deus, e, assim, encontrar as peças importantes do quebra-cabeças de nossa história, conhecer mais nosso Deus e nosso Salvador Jesus Cristo, compreendermos melhor ainda quem somos e os propósitos de Deus para nós como indivíduos, como membros de uma família, uma igreja, uma cidade e toda uma geração.
Como toda viagem, mesmo que planejada, na leitura da Bíblia passamos por estradas mais difíceis e lentas e outras mais leves e rápidas. Algum dia ou outro os horários não seguem o planejado, mas é preciso chegar ao destino.
É isso que Paulo ensina a seu discípulo Timóteo no texto acima.
Paulo ensina que toda a Bíblia é útil a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra. Eis a necessidade de se percorrer toda a Bíblia. Quem sabe não para todo mundo, mas para o homem de Deus. O homem de Deus precisa passar por todos os ensinamentos preciosos a fim de ser impactado e transformado por eles.
Não ler a Bíblia, tendo a oportunidade dada por Deus, é negligenciar os propósitos de Deus. É deixar de compreender mais quem somos e para o que Deus nos tem chamado. É deixar o quebra-cabeças com peças faltando. É não nos importarmos o suficiente com a obra que Deus realiza em nós. É deixar de ser desafiado por Deus e outras vezes de ser fortalecido por Ele nas estradas mais difíceis da viagem. É viajar sem rumo certo. É viajar por conta própria sem o mapa na mão e sem a companhia do grande navegador, o Espírito Santo de Deus.
Deus deixou-nos esse tesouro precioso que é a Sua Palavra, a Escritura, Palavra esta que foi inspirada por Ele. Deus planejou e pôs em andamento o projeto do registro de sua revelação para nós até que ela chegasse em nossas mãos. Deus age, fala, alimenta, transforma, corrige, ensina, derruba e levanta, dá direção certa através de Sua Palavra.
Se você foi esse viajante pela Bíblia esse ano, com certeza tem muitas coisas para contar, para lembrar e para agradecer. Parabéns! Rota 66 completada. Meta alcançada! Projeto concluído para a glória de Deus! Se ainda não terminou, ainda há dois meses para chegar lá: lembre-se “antes tarde do que nunca”. Não vai conseguir esse ano? Em 2019 teremos um projeto diferente e você está convidado a uma nova viagem pela Palavra de Deus. Deus te abençoe!

Rev. Hédin Charles Mendes

Nenhum comentário

Adicione seu comentário