Feliz dia do Professor

Feliz dia do Professor

“O Pregador, além de sábio, ainda ensinou ao povo o conhecimento; e, atentando e esquadrinhando, compôs muitos provérbios. Procurou o Pregador achar palavras agradáveis e escrever com retidão palavras de verdade. As palavras dos sábios são como aguilhões, e como pregos bem fixados as sentenças coligidas, dadas pelo único Pastor. Demais, filho meu, atenta: não há limite para fazer livros, e o muito estudar é enfado da carne. De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem. Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más.”
Eclesiastes 12.9-14.

“Na última segunda-feira que passou, no dia 15 de outubro, comemoramos o Dia do Professor. Como a maioria de nossos professores estavam fora no Domingo passado trabalhando no Acampa Kids, deixamos para lembrar de vocês e de sua importância para nossa igreja e para o mundo, hoje.
O texto acima é a conclusão do livro de Eclesiastes, cujo autor é Salomão. Salomão foi um grande estudioso, e, mais que isso, pois além de estudioso, ele era sábio. Ele não apenas juntava informações, mas ele tinha habilidade para saber onde utilizá-las na vida real. Como sábio, ele não apenas investigou e conheceu para si mesmo, mas ele abençoou seu tempo, seu reino e o mundo, também ensinando. O livro de Provérbios é o ensino de um pai ao seu filho, mas também é ensino de um rei àquele que iria assumir o trono no futuro, e, por ser uma literatura inspirada por Deus, é fonte de sabedoria eterna para nós e para as próximas gerações.
A Bíblia, falando sobre a sabedoria de Salomão nos diz que ele “Compôs três mil provérbios, e foram os seus cânticos mil e cinco. Discorreu sobre todas as plantas, desde o cedro que está no Líbano até ao hissopo que brota do muro; também falou dos animais e das aves, dos répteis e dos peixes. De todos os povos vinha gente a ouvir a sabedoria de Salomão, e também enviados de todos os reis da terra que tinham ouvido da sua sabedoria.” Seus ensinos eram tão importantes que as pessoas vinham de longe para aprender. O texto de Eclesiastes nos mostra a importância daqueles que ensinam.
1. Professor, você é importante por sua dedicação. Como um artista, o professor, além de saber, precisa atentar e esquadrinhar, tornar didático, e, em seguida, tornar agradável o ensino, é o que diz nos versos 9 e 10 de nosso texto.
2. Professor, você é importante por causa de seu exemplo autêntico. O texto afirma no verso 9 que, para ensinar, precisava ser sábio. A respeito disso vemos povos de outras nações indo até Israel para aprender com Salomão. Suas palavras, além de não contrariarem sua vida, eram tão relevantes que despertavam o interesse até dos que estavam mais longe.
3. Professor, você é importante por causa de sua coragem. Muitos são aqueles que desejam atrair pessoas às custas da verdade. Falam o que os outros desejam ouvir. Mas não o verdadeiro professor. O verdadeiro professor procura sim, palavras agradáveis, mas as escreve com retidão e verdade. O professor não sede às pressões ensinando mentiras, mas prima pelo ensino da verdade.
4. Professor, você é importante porque o resultado de seu ensino é imprescindível para construir nossa sociedade. O verso 11 nos afirma que suas palavras são como “pregos bem fixados”. Os pregos são utilizados para firmar. São pequenos, mas são imprescindíveis para fixar estruturas que se tornam grandes, úteis e abençoadoras. O verso 12 nos mostra que não é estudo por estudo, somente para produzir livros, mas um estudo que é relevante à sociedade.
5. Professor, você é importante porque, sendo fiel, você é um instrumento de Deus para abençoar toda a sociedade. O verso 11 ainda nos afirma que as sentenças do sábio que ensina são dadas pelo “único Pastor”. Isso nos mostra que a ciência não contradiz a teologia ou vice-versa. Se isso acontece às vezes, é porque uma ou outra está errada, ou ciência, ou teologia. Se as duas estiverem corretas, são a voz sábia do Soberano Pastor, Jesus. O Criador de todo o Universo e de suas leis que podem ser constatadas pelo ser humano. Aquele que nos dá a inteligência para contemplarmos a glória de Deus na Criação e a utilizarmos para o benefício do próximo e exaltação de Deus.
6. Professor, você é importante porque ensina verdades eternas e espirituais. Segundo a Bíblia, o professor verdadeiramente sábio, chega à grande conclusão, conforme lemos no verso 13 e 14: “De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem. Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más.” Aprende e ensina o relacionamento com Deus, com o próximo e com a Criação de Deus. Ensina com responsabilidade, com arte e com paixão a grande verdade que o temor do Senhor, é o princípio da sabedoria. Entre essas verdades ensina o único caminho para o relacionamento com Deus, a salvação em Cristo Jesus!
Professor, você é muito importante! Por isso louvamos a Deus por sua vida. Oramos para que Deus o sustente em sua vocação. E agradecemos por todo o bem que você tem feito a nós. Deus te abençoe!

Rev. Hédin Charles Mendes

Nenhum comentário

Adicione seu comentário