Náufragos – Resgatados por Jesus

Náufragos – Resgatados por Jesus

Mas, já agora, vos aconselho bom ânimo, porque nenhuma vida se perderá de entre vós, mas somente o navio. Porque, esta mesma noite, um anjo de Deus, de quem eu sou e a quem sirvo, esteve comigo, dizendo: Paulo, não temas! É preciso que compareças perante César, e eis que Deus, por sua graça, te deu todos quantos navegam contigo. Portanto, senhores, tende bom ânimo! Pois eu confio em Deus que sucederá do modo por que me foi dito. Porém é necessário que vamos dar a uma ilha. Atos 27.22-26

“Náufragos resgatados por Jesus!” Esse foi o tema do Acampa Kids 2018 de nossa igreja que vem do filme do ano 2000 estrelado por Tom Hanks com o título “O Náufrago”. O filme é a história de Chuck Noland, cuja vida é controlada por excessivos compromissos e pelo relógio. Ele sofre um acidente de avião e fica sozinho em uma ilha sem as comodidades do dia a dia. Chuck é resgatado no final do filme, mas agora com uma visão melhor daquilo que realmente importa.
No texto acima vemos a experiência de naufrágio do Apóstolo Paulo quando levado para a Itália, para diante de César, a fim de defender-se.
Depois de Paulo, como prisioneiro do navio, ter dito para não navegarem, e de os responsáveis não acreditarem nele, logo todos se veem numa situação de grande risco em uma tempestade. O texto nos ensina algumas lições.
1. Os naufrágios acontecem quando não sabemos observar toda a situação que nos envolve. Enquanto parecia que o tempo ia melhorando no porto onde estavam, Paulo admoestou o capitão do navio sobre os riscos, mas ele deu mais crédito ao piloto. Muitas vezes não ouvimos a voz de Deus. Não procuramos direção na Palavra de Deus antes de tomarmos uma decisão, e as consequências vem inevitavelmente. Foi assim que aconteceu a queda da humanidade, quando Adão e sua esposa preferiram ouvir a voz da serpente e dos desejos de seus corações a ficar com o mandamento de Deus. O resultado: foram expulsos do Jardim. Já nascemos separados de Deus e com uma natureza pecaminosa que traz sobre nós, não a bênção de Deus, mas a separação de Deus e condenação eterna.
2. Mesmo quando os naufrágios acontecem, os propósitos de Deus serão cumpridos em nossas vidas. O anjo de Deus avisou a Paulo que eles sobreviveriam porque era da vontade de Deus que Paulo estivesse diante de César. O evangelho chegaria a Roma através dessa situação, mas antes, na ilha onde foram parar, a tripulação e os habitantes da ilha viram os sinais da presença de Deus na vida de Paulo. Paulo foi mordido por uma serpente e nada lhe aconteceu. Aquilo foi uma maneira deles conhecerem ao verdadeiro Deus, a Jesus e a salvação. Deus sempre está presente com aqueles que são dele, mesmo nos naufrágios.
3. Sobrevivem os que estiverem firmados nas promessas de Deus. O anjo também disse: “e eis que Deus, por sua graça, te deu todos quantos navegam contigo”. Houve um momento em que alguns quiseram abandonar o navio e fugir nos botes. Mas a promessa de Deus através do anjo é que todos que permanecessem com Paulo, sobreviveriam, mesmo com o custo da perda do navio. O que havia de mais importante eram as vidas e não o navio. No mundo, podemos estar em situações onde ficamos atônitos e até podemos perder algumas coisas que damos valor, mas que não se comparam ao que é mais importante, nossa vida!
Nossas crianças estão aprendendo no Acampa Kids desse ano as seguintes verdades baseadas nas promessas de Deus: “Quando você estiver sozinho, Jesus resgata; Quando você estiver preocupado, Jesus resgata; Quando você estiver com problemas, Jesus resgata; Quando você errar, Jesus resgata; Quando você estiver fraco, Jesus resgata.” Elas estão aprendendo a confiar no grande Deus e Salvador Jesus!
O preço por nosso resgate foi pago por Jesus quando Ele morreu na cruz, recebendo toda a condenação que era merecida por nós, por sermos nós pecadores. Jesus ressuscitou vencendo a morte e nos chamando a permanecer. A promessa de Deus a respeito do grande naufrágio que aconteceu para a humanidade quando Adão e sua esposa pecaram e todos ficamos “ilhados”, separados de Deus, é que todos que permanecerem com Cristo, serão salvos!
O pecado nos transformou em “náufragos”, perdemos muitas coisas, ficamos separados de Deus e condenados à morte. Mas a esperança para nós é que: Jesus resgata! Resgata a todo aquele que nele crê. “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3.16).

Nenhum comentário

Adicione seu comentário