FAÇA SUA VIDA VALER A PENA!

FAÇA SUA VIDA VALER A PENA!

“Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão. 1Coríntios 15.57-58.

Em minha formação, passei pelas cadeiras do curso técnico em contabilidade. Uma das funções principais de tudo o que se aprende nesse curso, é ter a condição de exibir a saúde financeira da empresa para saber se a atividade que a empresa exerce como um todo está valendo a pena ou o resultado é prejuízo e falência.
Em nossa vida essa avaliação também é importante. Viver, embora seja um privilégio imenso, não é fácil muitas vezes. São muitos dias de lutas, suor, e, às vezes, até lágrimas. Experimentamos muita coisa boa durante a vida, mas também experimentamos momentos extenuantes e difíceis. Em alguns desses momentos chegamos a pensar se a vida realmente vale a pena.
Para muitos, fazer a vida valer a pena significa satisfazer os desejos enquanto temos os recursos. A justificativa: “não sabemos o dia de amanhã” ou “a vida passa depressa demais”. Por isso muitos buscam aquilo que entendem ser os meios de satisfação dos desejos, como as riquezas, a fama e o poder. No tempo de Paulo não era diferente. Em 1Coríntios 15.32, mesmo capítulo de nossa meditação, podemos ler a seguinte expressão: “comamos e bebamos, que amanhã morreremos.”.
A expressão completa de 1Coríntios 15.32, é: “Se os mortos não ressuscitam, comamos e bebamos, que amanhã morreremos.” O que precisamos saber a fim de que possamos fazer nossa vida valer a pena?
Em primeiro lugar, precisamos saber a verdade sobre a eternidade. A vitória que Cristo nos dá é contra a morte e o pecado: “Tragada foi a morte pela vitória. Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.” (v. 55 e 56). A vitória de Cristo se deu quando Ele morreu e ressuscitou, vencendo o poder da morte para sempre. A morte não se resume a apenas tudo se acabar, mas é a separação de Deus para juízo eterno. A palavra que Jesus usa para isso é: inferno. É a morte eterna. Por causa do pecado original e de nossa natureza pecaminosa, todos nós merecemos a morte eterna, separação e condenação por parte de Deus, pois todos somos pecadores. Contudo, Cristo, ao morrer na cruz, recebeu sobre si toda a pena que nós merecíamos. E morreu! Mas, diferente de nós, Jesus não permaneceu morto. Jesus venceu a morte, dando vida, vitória sobre a morte a todos aqueles que creem nele.
Para nossa vida valer a pena, nosso destino precisa ser a eternidade com Deus e não longe dele. Precisamos crer e receber a obra salvadora de Cristo realizada em favor de todo aquele que crê.
Em segundo lugar, o texto nos diz que, no Senhor, nosso trabalho não é vão. Isso quer dizer que somos salvos para um trabalho. Não somos salvos para viver inertes. Precisamos investir nossa vida naquilo que vale a pena. Portanto, devemos investir naquilo que não se vai, que não se acaba, que é eterno. Só há três coisas que são eternas nesse mundo. Deus, a Palavra de Deus, e as pessoas. Tudo mais passará.
O investimento nas coisas eternas é o trabalho no Senhor. Nossa vida deve ser investida em comunhão com Deus, através de Sua Palavra, para a salvação das pessoas. A obra na qual devemos investir todos os nossos recursos, é a pregação do Evangelho. Como devemos investir? Com firmeza, ou seja, certos de que o Evangelho é a verdade. Precisamos ser inabaláveis. O texto também nos diz: “sempre abundantes na obra do Senhor”. Nosso investimento no trabalho do Senhor não deve ser pouco, mas muito! Pois tudo o que é investido em nome do Senhor, não é vão, mas produz frutos que permanecem por toda a eternidade, pois a obra que Deus está fazendo é eterna.
Em Cristo, Deus tem chamado muitos para fazer parte dessa obra eterna. Quer fazer sua vida valer a pena? Nossa vida não é vã quando, redimida em Cristo, e investida na obra do Senhor. “Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão.” Deus te abençoe!

Rev. Hédin Charles Mendes

Nenhum comentário

Adicione seu comentário