A Escola Biblica Dominical

A Escola Biblica Dominical

“E perseveravam na doutrina dos apóstolos (…)” Atos 2.42a

A Igreja Presbiteriana comemora o Dia da Escola Bíblica Dominical no terceiro domingo de Setembro.
A escola bíblica dominical nasceu da visão de um homem que, compadecido com as crianças de sua cidade, quis dar-lhes um novo e promissor horizonte. A delinquência infantil nesta cidade parecia insolúvel. Foi assim que, o jornalista episcopal Robert Raikes, passou a reunir todos os domingos, aquelas crianças, para ensiná-las a Palavra de Deus. E juntamente com o ensino bíblico, lhes ensinava matérias escolares seculares.
No Brasil, a escola bíblica dominical teve início com os missionários escoceses Robert e Sara Kalley, em 1855 na cidade de Petrópolis, RJ. Esse trabalho começou com apenas cinco crianças. O Primeiro trabalho promovido pela Igreja Presbiteriana em nosso País, em língua portuguesa, foi a escola dominical. Isso aconteceu no Rio de Janeiro em 1862, dirigido pelo Rev. Ashbel Green Simonton, missionário que deu origem à igreja Presbiteriana no Brasil.
A escola bíblica é uma das instituições mais úteis, benéficas e duradouras da história do protestantismo. Ela se insere no contexto mais amplo da educação religiosa ou educação cristã, que sempre tem sido uma preocupação da Igreja, desde os tempos apostólicos. O interesse em instruir, educar e capacitar o povo de Deus foi muito importante no Antigo Testamento, no contexto da família e da vida religiosa de Israel. No período Inter bíblico surgiu uma importante agência educativa judaica que foi a sinagoga. O ensino recebeu enorme ênfase no ministério de Jesus, que foi mestre e reuniu em torno de si os seus discípulos. Na igreja primitiva, as atividades didáticas foram fundamentais para a propagação e consolidação do novo movimento, como se pode verificar amplamente nos livros do Novo Testamento.
Todo líder relevante e firme doutrinariamente assentou-se nos bancos da escola bíblica de sua igreja.
Infelizmente vivemos tempos em que, em muitas igrejas, a escola bíblica tem sido desvalorizada pelos membros das próprias igrejas. O resultado tem sido a falta de firmeza e fervor espiritual de grande parte dos cristãos do Brasil. Entre outros fatores, abandonar a busca por compreender as Escrituras, é um sintoma de esfriamento espiritual e, consequentemente do apagar da luz para o mundo e da falta de sabor do sal da terra.
Ao mesmo tempo, é também perder a oportunidade de ser ministrado pelo próprio Espírito Santo de Deus ao ter um tempo especial de estudo da Sua Palavra, que é lâmpada para os nossos pés e luz para os nossos caminhos. Abandonar a escola bíblica, é perder uma grande oportunidade de Deus e deixar a luz apagada ao invés de ser iluminado por ela.
Ao celebrarmos hoje o Dia da Escola Bíblica Dominical, precisamos reconhecer seu valor para cada cristão e, ao mesmo tempo para nossa família. Precisamos louvar a Deus pelo impacto e frutos colhidos através dela até o dia de hoje. Mas, também, reconhecendo sua importância para vida e testemunho da Igreja de Cristo, precisamos abraçar esse projeto participando dele domingo após domingo a fim de que essa ferramenta de ensino e amor cristão não seja perdida, mas, pelo contrário, seja aproveitada e gere muito fruto para o Reino de Deus.
Invista em sua vida, invista em sua família, invista em seu País, invista no Reino de Deus, persevere na doutrina dos apóstolos: seja um aluno frequente ou colaborador da Escola Bíblica Dominical.

Rev. Hédin Charles Mendes

Nenhum comentário

Adicione seu comentário