Aquieita-vos e sabei que eu sou Deus!

Aquieita-vos e sabei que eu sou Deus!

“Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra.” Salmo 46.10. – Leia o Salmo 46.

O Salmo 46 é conhecido como “o Salmo de Lutero”. A letra do tão conhecido hino “Castelo Forte”, em hinários de diversas denominações vem da mensagem tão verdadeira e necessária constante no Salmo 46. Entre os anos 1521 e 1522, o reformador Martinho Lutero passou um ano no castelo de Wartburg, que fica na cidade hoje conhecida como Eisenach, no leste da Alemanha. Mesmo que a estada não tenha sido por vontade própria, foi um período muito produtivo para Lutero. Ali, correndo risco de morte, Lutero traduziu em 11 meses, todo o Novo Testamento para a língua alemã. Conta a história que, em muitos momentos, Lutero convidava seu amigo Philipp Melanchthon dizendo: “Vamos cantar o quadragésimo sexto Salmo”.
Assim como Lutero, podemos passar por situações difíceis. Situações em que perdemos o chão, o alicerce, as bases. Perdas, fracassos, más notícias, diagnósticos ou a desordem que vemos em nossa sociedade em pleno período de eleições. No meio das ondas e tempestades da vida, das tribulações e angústias a voz do SENHOR surge retumbante dizendo “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus”.
Mas, o que devemos saber sobre Deus? O Salmo 46 nos responde. Em primeiro lugar precisamos saber: Quem é Deus? Deus é refúgio e fortaleza e socorro bem presente nas tribulações. Os versos 2 e 3 do Salmo mostram as estruturas mais firmes ruindo. Os montes, na cultura israelita são aquilo que representa o que havia de mais estável. É o conflito da estabilidade versus instabilidade. Quem é Deus? Deus é segurança, é estabilidade. Deus não muda. Tudo mais pode mudar, pode se abalar, mas em Deus estamos seguros. Não há verdadeira segurança e estabilidade a não ser em Deus. Ele é o único lugar de segurança, ele é refúgio e fortaleza.
O Salmo 46 também nos responde à pergunta: “Onde está Deus?” Deus está no meio do seu povo. A figura é de um rio na cidade Santa, a cidade separada e escolhida por Deus para habitação. Hoje, Deus habita o coração quebrantado e contrito. Seu povo é templo do Espírito Santo. Deus está no meio da Igreja. O Salmo diz: “O SENHOR dos exércitos está conosco”. Deus habita com o povo com quem, em Cristo, Ele fez aliança perpétua. Por isso não somos abalados. Mesmo que as nações gritem, que os inimigos cerquem e desafiem, aqueles que tem aliança com Deus, com quem Deus está, não se abalam. Ele é a fonte de sustento e alegria para seu povo.
Finalmente, o Salmo 46 nos responde a uma última pergunta: O que Deus faz? O Salmista nos convida da seguinte forma: “Vinde, contemplai as obras do Senhor (…) Ele põe termo à guerra até aos confins do mundo, quebra o arco e despedaça a lança; queima os carros no fogo.” Deus é o grande Rei que vence. Deus vence as batalhas que estão além das nossas forças. Deus nos traz a paz! Deus já venceu nosso maior inimigo enviando seu próprio Filho para morrer na cruz em nosso lugar. Jesus venceu a morte e o pecado ressuscitando ao terceiro dia. Porque Deus venceu não nos abalamos nem mesmo diante da morte. Deus não é Deus distante, mas é o Deus que age em nosso favor, o seu povo.
Sabendo quem Deus é, onde Ele está e o que Ele faz, Deus mesmo nos convida: Aquietai-vos… Mas o que é aquietar-se? É confiar totalmente em Deus e sua Palavra. Não agir impensadamente movido pelo medo, pressões ou insegurança nem tampouco permanecer congelado pelas perplexidades da vida, mas manter-se produtivo para o Reino de Deus, para a sociedade, para nossa casa e para a nossa igreja. É confiar totalmente em Deus e obedecê-lo. É fazer os tratamentos médicos, é votar com responsabilidade, é fazer tudo para a glória de Deus, dependendo e relacionando-se com Deus. Deus é o lugar seguro, Deus habita com Seu povo, Deus luta por seu povo! Por isso não temeremos, não nos abalaremos, venceremos. Deus te abençoe!

Rev. Hédin Charles Mendes

Nenhum comentário

Adicione seu comentário