Transpondo barreiras & fazendo missões

Transpondo barreiras & fazendo missões

“Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade; mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.” Atos 1.7,8.

Que grande bênção para nossa igreja! Estamos vivendo nossa XIII Conferência Missionária e nossa IX Conferência Missionária Infantil. O objetivo de uma conferência é tomarmos consciência do trabalho que está sendo feito em determinados lugares, ou até de modo geral, e encontrar ou fortalecer caminhos para que, com mais efetividade ele possa ser cumprido.

Buscamos de Deus, através de nossas Conferências, despertamento e direcionamento cumprirmos a tarefa de fazer missões. O texto acima é base para a tarefa e missão da igreja. É base inclusive para a essência do que é ser igreja, e que, claramente vincula o ser igreja com fazer missões.

Para fazer missões, precisamos manter o foco. A Escritura, na ordem de Jesus no momento de sua ascensão, instrui os discípulos e, consequentemente a igreja com respeito do que deveriam fazer até sua vinda. O texto inicia dizendo o que a igreja não deveria fazer. Isso é interessante, pois nos mostra que devemos manter o foco em nossa tarefa. Não devemos nos preocupar com quando será a volta de Cristo, mas, quando Cristo voltar, estarmos focados em sermos Igreja e cumprirmos cabalmente nossa missão.

Para fazer missões precisamos do poder de Deus. Uma igreja não é igreja sem a presença do Espírito Santo nela. Isso porque o momento da conversão é também o momento em que o Espírito Santo de Deus passa a habitar o coração do verdadeiro cristão. É o Espírito Santo que ilumina, que esclarece, que convence e quem dinamiza, quem move a Igreja. Estar em uma posição de entristecer o Espírito Santo ou não buscar a plenitude do Espírito Santo é uma barreira para missões que precisa ser vencida. Ao mesmo tempo que não se pode fazer missões sem o poder do Espírito Santo, um cristão que não se importa com missões, e uma igreja que não se importa com missões, dá sinais de que está vazia do Espírito Santo. O Espírito Santo sempre moverá a Igreja às missões.

Para fazer missões é preciso ser testemunha. Ser uma testemunha é, em primeiro lugar, conhecer a Cristo. Como testemunharemos a respeito de quem não conhecemos? Para podermos fazer missões precisamos quebrar a barreira da falta de intimidade com Jesus. Ele é nosso Senhor e nosso Salvador, mas também é nosso Soberano Pastor, Mestre e Amigo. Ao mesmo tempo que é nosso Deus, é nosso irmão. Também precisamos vencer a barreira da falta de santidade. Uma vida com Cristo é uma vida de imitação de Cristo. Se somos cristãos, há uma obra em andamento em nossa vida que é visível ao mundo, uma obra que nos torna cada dia mais parecidos com Cristo. Precisamos quebrar a barreira do silêncio. Precisamos proclamar. Jesus foi modelo, mas Jesus também pregou e ensinou o Evangelho.

Para fazer missões é preciso se dispor. O local das missões é aqui até os confins da terra. Para onde Deus nos chamar para ir. Chamar para orar e/ou para contribuir. A barreira da falta de interesse e do egoísmo precisa ser quebrada. Precisamos nos envolver com missões. Erguer os olhos e orarmos por mais trabalhadores, considerando o fato de que nós somos a primeira resposta desta oração. A obra está sendo feita e precisa de muitos trabalhadores, você já é um deles?

Uma igreja cheia do Espírito Santo é uma igreja missionária. Não pela Igreja em si, mas pela presença viva de Deus nela. Deus é um missionário. David Livingstone disse que Deus teve um único Filho, e fez dele um missionário. Esse Filho disse a seus discípulos. Assim como o Pai me enviou, eu vos envio a vós. Ser cristão é ser missionário! Deus te abençoe. Boa Conferência Missionária.

Rev. Hédin Charles Mendes

Nenhum comentário

Adicione seu comentário