Quem Somos

Quem Somos

A Igreja Presbiteriana Central de Guarapuava é uma igreja de fé reformada ligada à IPB – Igreja Presbiteriana do Brasil.

Foi organizada em 17 de fevereiro de 1889, e vem, através dos tempos, proclamando a mensagem de Cristo em nossa cidade e região.

Seu início foi por volta de 1884, quando o Reverendo Robert Lenington, missionário americano que, vindo a cavalo, começou a anunciar o evangelho em Guarapuava.

Num primeiro momento houve muita dificuldade para encontrar um lugar para realização de cultos evangélicos em Guarapuava. Apesar disso, Lenington conseguiu uma sala cedida por um daqueles que haveria de ser um dos membros da igreja nascente, e que também cederia sua casa por oito anos para o trabalho evangélico em Guarapuava.

No início de 1889, Lenington voltou à sua Pátria, os Estados Unidos da América. Nos anos seguintes, o Reverendo George A. Landes continuou os trabalhos de Lenington; obteve êxito que, em maio de 1888, realizou um culto num sobrado do Largo da Matriz, em que ocorreu a Profissão de Fé de 50 pessoas.

Finalmente em 17 de fevereiro de 1889, na residência de Francisco de Paula Pletz, foi organizada a igreja pelo Reverendo Modesto Perestrelo Barros de Carvalhosa.

Na mesma ocasião foi eleito o primeiro presbítero, o tenente Sr. Francisco de Paula Pletz, e o primeiro diácono o Sr. Felisbino Correia dos Santos. A igreja nascente desmembrava-se da Igreja de Castro que na época pertencia ao Presbitério de São Paulo. Na data de sua organização, a Igreja presbiteriana contava com 70 membros comungantes.

Em 1900 a igreja adquire um terreno e, em 1906, inaugura seu templo, no local onde até hoje é localizada a Igreja Presbiteriana Central de Guarapuava.

Na década de 50, chega assume o pastorado da igreja o Rev. Alcides Sousa de Matos e sua família. Época em que a igreja faz-se mais presente na sociedade. O Rev. Alcides e sua esposa Déris, foram acadêmicos da primeira turma do curso de letras anglo-português da fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guarapuava (Fafig) e, por conseguinte, professores engajados que muito contribuíram para o melhoramento da educação pública nesta cidade.

O Ministério eclesiástico do Rev Alcides foi de 30 anos na Igreja Presbiteriana Central de Guarapuava (1954-1984), e durante todo este tempo, sendo um exímio evangelista, o pastor inicia outros trabalhos evangélicos em bairros diferentes nesta cidade, onde com seu espírito visionário organiza outras igrejas presbiterianas. São elas: Igreja Presbiteriana Betel (02/03/1969), na Vila Santana; Igreja Presbiteriana do Bonsucesso (03/02/1982), no bairro Bonsucesso; e Igreja Presbiteriana Peniel (16/10/1983), na Vila Kennedy.

São também frutos do trabalho dessa igreja através do ministério de outros pastores que por aqui passaram, a Igreja Presbiteriana Betânia, na Vila Concórdia; a Congregação Presbiteriana do Bairro Industrial, iniciada pelos esforços do Conselho, contando como obreiro no local o pastor Rev. Edson Miguel Rodrigues, na época evangelista da igreja, e a Congregação Presbiterial Maranatha, iniciada pelo trabalho do Rev. Isaías Roberto da Silva, na época, membro da igreja.

Os anos que se seguem, mais precisamente a década de 90 foi marcada por um intenso movimento das chamadas “comunidades cristãs” que com linha carismática, influenciaram muitos líderes das igrejas históricas. Em Guarapuava não foi diferente. Em 1993, por divergências doutrinárias, um grande número de membros sai da Igreja Presbiteriana Central de Guarapuava, e, dela, se originou uma nova denominação nesta cidade com doutrina e perfil carismático.

A Igreja Presbiteriana Central continua sendo, desde o início de sua história, até hoje, um instrumento para a glorificação Deus e do Senhor Jesus. Muitos foram os pastores que passaram por aqui, e todos contribuíram para que Deus fosse glorificado, o evangelho de Jesus fosse pregado, a fé evangélica fosse disseminada, e o Reino de Deus continuasse em expansão.

 Soli Deo gloria.

Clique para  o conteúdo sobre a denominação. 

HISTÓRIA DO PRESBITERIANISMO

As origens históricas mais remotas do presbiterianismo remontam aos primórdios da Reforma Protestante do século XVI. Como é bem sabido, a Reforma teve início com o questionamento do catolicismo medieval feito pelo monge alemão Martinho Lutero (1483-1546) a partir de 1517. Em pouco tempo, os seguidores desse movimento passaram a ser conhecidos como “luteranos” e a igreja que resultou do mesmo foi denominada Igreja Luterana.

 

O QUE É IPB

A Igreja Presbiteriana do Brasil é uma federação de igrejas que têm em comum uma história, uma forma de governo, uma teologia, bem como um padrão de culto e de vida comunitária. Historicamente, a IPB pertence à família das igrejas reformadas ao redor do mundo, tendo surgido no Brasil em 1859, como fruto do trabalho missionário da Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos.

 

DENOMINAÇÕES PRESBITERIANAS NO BRASIL

A Igreja Presbiteriana do Brasil é a mais antiga denominação reformada do país, tendo sido fundada pelo missionário Ashbel Green Simonton (1833-1867), que aqui chegou em 1859. Mais tarde, ao longo do século 20, surgiram outras igrejas congêneres que também se consideram herdeiras da tradição calvinista. São as seguintes, por ordem cronológica de organização: Igreja Presbiteriana Independente do Brasil (1903), com sede em São Paulo; Igreja Presbiteriana Conservadora (1940), com sede em São Paulo; Igreja Presbiteriana Fundamentalista (1956), com sede em Recife; Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil (1975), com sede em Arapongas, Paraná, e Igreja Presbiteriana Unida do Brasil (1978), com sede no Rio de Janeiro.

 

REV. ASHBEL GREEN SIMONTON

Ashbel Green Simonton (1833-1867), o fundador da Igreja Presbiteriana do Brasil, nasceu em West Hanover, no sul da Pensilvânia, e passou a infância na fazenda da família, denominada Antigua. Eram seus pais o médico e político William Simonton e D. Martha Davis Snodgrass (1791-1862), filha de um pastor presbiteriano. Ashbel era o mais novo de nove irmãos. Os irmãos homens (William, John, James, Thomas e Ashbel) costumavam denominar-se os “quinque fratres” (cinco irmãos). Um deles, James Snodgrass Simonton, quatro anos mais velho que Ashbel, viveu por três anos no Brasil e foi professor na cidade de Vassouras, no Rio de Janeiro. Uma das quatro irmãs, Elizabeth Wiggins Simonton (1822-1879), conhecida como Lille, veio a casar-se com o Rev. Alexander Latimer Blackford, vindo com ele para o Brasil.

 

ESBOÇO HISTÓRICO

Atualmente existem no Brasil várias denominações de origem reformada ou calvinista. Entre elas incluem-se a Igreja Presbiteriana Independente, a Igreja Presbiteriana Conservadora e algumas igrejas criadas por imigrantes vindos da Europa continental, tais como suíços, holandeses e húngaros. No entanto, a maior e mais antiga denominação reformada do país é a Igreja Presbiteriana do Brasil. Ao mesmo tempo, convém lembrar que, já nos primeiros séculos da história do Brasil, houve a presença de calvinistas em nosso país.

 

IMPLANTAÇÃO DA IPB (1859-1869)

O surgimento do presbiterianismo no Brasil resultou do pioneirismo e desprendimento do Rev. Ashbel Green Simonton (1833-1867). Nascido em West Hanover, na Pensilvânia, Simonton estudou no Colégio de Nova Jersey e inicialmente pensou em ser professor ou advogado. Influenciado por um reavivamento em 1855, fez a sua profissão de fé e, pouco depois, ingressou no Seminário de Princeton. Um sermão pregado por seu professor, o famoso teólogo Charles Hodge, levou-o a considerar o trabalho missionário no estrangeiro. Três anos depois, candidatou-se perante a Junta de Missões da Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos, citando o Brasil como campo de sua preferência. Dois meses após a sua ordenação, embarcou para o Brasil, chegando ao Rio de Janeiro em 12 de agosto de 1859, aos 26 anos de idade.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário