Ser pai é…

Ser pai é…

“Herança do Senhor são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão. Como flechas na mão do guerreiro, assim os filhos da mocidade. Feliz o homem que enche deles a sua aljava; não será envergonhado,
quando pleitear com os inimigos à porta.” Salmo 127.3 a 5.

Hoje é dia dos pais. Queremos parabenizá-los reconhecendo sua importância para a sua família, para a nossa igreja, para toda a sociedade e para os propósitos de Deus.
O salmo 127 nos mostra que a casa feliz é aquela edificada na força e orientação de Deus. É a casa que Deus edifica. Também nos mostra que ser pai é um importante privilégio porque:
1. Ser pai é desempenhar uma missão sublime. É em casa que a próxima geração é preparada para viver e honrar a Deus no mundo. A preparação da próxima geração é uma responsabilidade entregue aos pais, e, primordialmente ao pai. Nós, pais, recebemos de nosso Pai celestial, uma das grandes responsabilidades do mundo, que muitas vezes passam despercebidas. Criar nossos filhos edificando-os com a força e orientação de Deus. A Bíblia mostra que uma nação onde os pais e filhos tem um relacionamento saudável, é uma nação abençoada. O contrário também é verdadeiro.
Os filhos são como flechas nas mãos do guerreiro. O objetivo de um arqueiro é atirar com precisão sempre. Como pais preparamos cada filho para a vida, ao mesmo tempo preparamos a próxima geração para cumprir os propósitos de Deus em todas as áreas. Relacionamentos pessoais, relacionamentos com o mundo em que vivem, e relacionamento com Deus. O pai deve ser o primeiro a pregar o evangelho aos seus filhos para que conheçam a Deus e sejam cidadãos do Reino de Deus no mundo. Sal e luz para o mundo.
2. Ser pai é receber uma bênção especial de Deus. O texto bíblico mostra que gerar filhos é uma bênção de Deus. Para muitos, a vinda de um filho significa mais trabalho, mais gasto, mais empenho. A verdade é que filhos são presentes de Deus. São herança de Deus para os pais. Com os filhos vivemos experiências que não podemos viver com mais ninguém. Gosto de olhar para as situações e sentimentos que experimentamos como cores. Os filhos são como novas cores em nossa paleta, que, na combinação de tudo, produzirão outras cores impossíveis de serem conhecidas sem eles. Todos os sentimentos e experiências que vivemos são parte daquilo que é dito no início do Salmo. Deus edificando a família, inclusive nós, pais.
3. Ser pai é ter alguém para todas as horas. No início, quem investe nos filhos são os pais, mas, mais tarde, os filhos são aqueles que não abandonam os pais diante das situações difíceis. O texto expressa isso afirmando que “não será envergonhado, quando pleitear com os inimigos à porta.”
Talvez você esteja pensando: “não é isso que vejo por aí”. Por exemplo, muitos filhos abandonam os pais quando eles mais precisam. Isso porque essas não são as características de todos os pais, mas somente daqueles pais cuja casa está sendo edificada por Deus. Somente os pais que buscam a própria edificação em Deus experimentarão a edificação de suas casas em Deus. Somente esses são pais segundo a vontade de Deus, por isso somente esses experimentarão as promessas de Deus. Ser pai, segundo Deus, é, em antes de tudo ser verdadeiramente filho de Deus e relacionar-se com Ele.
A todos os pais, em seu dia, o nosso reconhecimento e o desejo de que Deus os abençoe nesse importante privilégio de ser pai. Feliz dia dos pais!

Rev. Hédin Charles Mendes

Nenhum comentário

Adicione seu comentário