Além das probabilidades

Além das probabilidades

“(…) mas havia oração incessante a Deus por parte da igreja a favor dele.” Atos 12.5b

Hoje estamos cercados de informações e aplicativos para nos ajudar. Muitos aplicativos são feitos a fim de nos ajudar na tomada de decisões. Se a previsão do tempo diz que há 80% de chance de chuvas, não sairemos de casa sem o guarda-chuvas. Isso é muito bom, com certeza nos ajuda muito, mas precisamos tomar cuidado para não sermos atrapalhados pelas probabilidades.
A voz da probabilidade deve sim ser ouvida, mas não como última palavra na vida dos cristãos. A voz da probabilidade não pode substituir em nosso dia a dia a dependência e busca pela orientação e ação de Deus em nossa vida. A voz da probabilidade não pode substituir a voz de Deus.
O rei Herodes havia prendido e torturado muitos cristãos. Tiago, o apóstolo, irmão de João, havia sido morto a fio de espada. Pedro encontrava-se preso e guardado por quatro escoltas de soldados até que passasse o período da Páscoa. Seu destino? Morte certa. Tiago já havia morrido, Pedro estava preso, agora era uma questão de tempo. Não havia mais o que esperar. Certamente o líder dos cristãos encontraria a morte. No entanto, o texto nos traz uma informação importante: “(…) mas havia oração incessante a Deus por parte da igreja a favor dele”.
Apesar de todos os indícios de que o destino de Pedro estava selado, havia um “mas” na história. Apesar de as probabilidades apontarem para a morte de Pedro, Deus agiria através da oração da igreja e Pedro sobreviveu!
Deus fez o improvável. O plano de Deus contrariou todas as probabilidades. A Bíblia relata que: “Quando Herodes estava para apresentá-lo, naquela mesma noite, Pedro dormia entre dois soldados, acorrentado com duas cadeias, e sentinelas à porta guardavam o cárcere. Eis, porém, que sobreveio um anjo do Senhor, e uma luz iluminou a prisão; e, tocando ele o lado de Pedro, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa! Então, as cadeias caíram-lhe das mãos.” (vs. 6 a 8).
A ação de Deus diante da oração da igreja foi tão surpreendente que até mesmo os irmãos que estavam reunidos em oração por Pedro, surpreenderam-se. A Bíblia relata da seguinte forma: “Quando ele (Pedro), bateu ao postigo do portão, veio uma criada, chamada Rode, ver quem era; reconhecendo a voz de Pedro, tão alegre ficou, que nem o fez entrar, mas voltou correndo para anunciar que Pedro estava junto do portão. Eles lhe disseram: Estás louca. Ela, porém, persistia em afirmar que assim era. Então, disseram: É o seu anjo. Entretanto, Pedro continuava batendo; então, eles abriram, viram-no e ficaram atônitos.”
Deus pode agir além das probabilidades. Deus Onipotente. É o Todo-Poderoso. A Bíblia diz que, “para Deus, não há impossíveis em todas as suas promessas”. Nada é difícil demais para Ele. Aquele que nos ama e se entregou por nós está no controle de nossas vidas. Há um plano específico de Deus para nós. Embora as probabilidades possam nos ajudar a conhecer mais nossa realidade, nossa esperança deve estar em Deus, nosso Senhor, dEle vem a última palavra. Seu plano é a realidade para nós. Com milagre ou sem milagre, com livramento ou sem livramento, precisamos estar nas mãos dEle.
Ouça as probabilidades, mas confie em Deus em primeiro lugar. Não permita que as probabilidades apaguem o brilho de seu relacionamento com Deus ou diminuam a força de sua fé, confiança e esperança em Deus. Vá além das probabilidades, confie totalmente em Deus!

Nenhum comentário

Adicione seu comentário