Feliz dia do Professor!

Feliz dia do Professor!

“(…) o que ensina esmere-se no fazê-lo;” Romanos 12.7b

Todos nós nos lembramos de um ou mais professores que foram grandes modelos para nós, alguém cujo ensino fazia sentido e, por isso mesmo, confiávamos ou ainda confiamos neles. Geralmente esses professores são aqueles que fazem o que se ensina tocar a realidade. Sabemos que não é fácil ser esse professor.
No Brasil, ser professor é, muitas vezes, desmotivador. Não há o devido reconhecimento financeiro e nem o reconhecimento da grandeza desta vocação. Há pais que, literalmente, depois de investirem na educação de seus filhos, desesperam-se quando seus filhos dizem que serão professores.
Embora o mundo possa não reconhecer o importante papel do professor, a Bíblia o faz. Nesse texto a Bíblia exorta o professor a que se esmere no ensino. E não há outra maneira de ser professor. O professor precisa saber para só então ensinar. O verdadeiro professor não conhece apenas a matéria da aula que está ministrando e suas implicações, mas também seus alunos, seu contexto e o contexto atual local e do mundo em relação ao ensino que está sendo ministrado. Isso não é tarefa para qualquer um. O texto que lemos nos ensina que devemos valorizar nossos professores e orarmos por eles.
Em primeiro lugar porque sua vocação foi dada por Deus. É interessante que esse direcionamento para quem ensina está justamente numa parte que se inicia assim: “Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um.” O dom do ensino ou o chamado para passar a vida ensinando – a vocação de professor – é dom de Deus. É verdade que aqui, Paulo está falando mais especificamente do ensino dentro da igreja, mas todas as vocações foram dadas por Deus, e o ensino cristão é o ensino que passa por todas as áreas do conhecimento. O trabalho foi criado antes da queda. Em Cristo todas as vocações precisam ser restauradas e voltadas para a glória do Criador. Os professores são os construtores mais importantes da nossa sociedade. Os professores que têm consciência de sua elevada vocação transformam vidas e a sociedade em um lugar melhor e que glorifica a Deus.
Em segundo lugar, devemos valorizar e orar pelos professores a fim de que conheçam a Cristo. Um professor que esteja longe de Cristo pode estar seguindo o trilho errado e, por isso, ensinando toda uma sociedade a caminhar para a direção errada. Lucas 6.40, na parte final do versículo nos diz que “todo aquele, porém, que for bem instruído será como o seu mestre.” O verdadeiro professor ensina com sua vida. O verdadeiro professor é aquele que deve poder dizer como Paulo: “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.” (1Coríntios 11.1). A Bíblia nos ensina em Romanos 11.36, alguns poucos versículos antes de nosso texto, que “Porque dele (Deus), e por meio dele, e para ele são todas as coisas.”. A Bíblia também nos ensina que “Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos.” (Salmo 19.1). Ou seja, todas as matérias que estudamos revelam e são para a glória de Deus. A visão de mundo a ser ensinada não é completa sem Deus nela. O ensino fica incompleto. Um professor que toca a vida de um aluno ensinando, só pode transmitir um ensino completo à luz da revelação e existência de Deus. O mundo só pode ser verdadeiramente compreendido através de uma cosmovisão que considere todos os elementos acertadamente. Uma cosmovisão errada leva a um ensino errado. A verdadeira e completa cosmovisão é a que reconhece Deus em todas as coisas e atenta para a revelação dada por Ele ao mundo – a Bíblia, a vida e palavras de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo – o Filho de Deus.
Querido e estimado professor. Nesse tempo em que comemoramos seu dia, queremos homenageá-lo reconhecendo sua inegável importância no mundo e desejando profundamente que Cristo possa ser o seu supremo Senhor, Salvador e Mestre. Feliz dia do professor! Deus te abençoe.

Rev. Hédin Charles Mendes

Nenhum comentário

Adicione seu comentário