Descanso; uma tarefa inadiável!

Descanso; uma tarefa inadiável!

“Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro;”
Êxodo 20.9,10

Vivemos em uma sociedade tão cheia de atividades que, alguns de nós, chegamos ao cúmulo de sentirmo-nos culpados quando descansamos. É motivo de orgulho de muitas pessoas não parar para nada, mas dedicar-se arduamente ao trabalho. Se você é Guarapuavano, já deve ter passado pela situação de sentir-se constrangido ao ser encontrado descansando, tanto que logo dá um jeito de dizer o que está fazendo e o que ainda fará naquele dia.
Hoje ainda temos a justificativa da competitividade. Soluções tecnológicas que vieram para que tivéssemos mais eficiência e, assim, pudéssemos ter mais tempo de descanso, por causa da competitividade nos levam noite adentro a jornadas de trabalho cada vez maiores. Estamos ligados dia e noite através dos meios de comunicação. Antigamente, quando a noite chegava, não se conseguia fazer mais nada, mas, com o advento da eletricidade, a jornada de trabalho se estendeu cada vez mais.
Muitos entendem que estão justificados diante das pessoas e diante de Deus porque estavam dando duro, dando o sangue, matando um leão por dia, etc. Justificam a perda da família, a grosseria e o afastamento de Deus com o trabalho. Outros justificam um trabalho mal feito ou seu rendimento no trabalho com o próprio trabalho. Geralmente as pessoas que não têm horário de descanso, não se dedicam inteiramente ao trabalho no horário de trabalho. Sentindo-se culpadas por isso, invadem ainda mais os horários de descanso com mais trabalho.
O que o texto nos mostra a esse respeito?
1. Que descansar é um mandamento. Toda quebra de mandamento é pecado. Pecamos contra Deus quando não temos tempo de descanso. Nos amoldamos ao mundo e não renovamos a nossa mente com a Palavra de Deus. Não confiamos em Deus, mas passamos a confiar em nossa capacidade. Pensamos que garantimos nosso futuro mais através de nosso trabalho que da obediência a Deus.
2. Que há tempo para o trabalho e tempo para o descanso. Note que o texto bíblico não afirma que não devemos trabalhar. A Bíblia mesmo afirma: “quem não trabalha, que não coma.” Defender o tempo de descanso não é defender que não haja trabalho com dedicação. A Bíblia diz que, quando trabalhamos, que façamos como para o Senhor. Isso demanda organização e planejamento. Muitos não descansam porque não trabalham para isso. Planejar o descanso dá trabalho!
3. Que o descanso é um exercício espiritual. Muitos entendem que descansar é fechar-se em um quarto com um montão de comidas e um controle remoto para assistir todos os episódios possíveis de uma série de TV. Outros, a galera da saúde, usa o dia inteiro de descanso para seu esporte favorito. Embora isso possa até fazer parte do dia de descanso, o texto diz que esse é o sábado “do SENHOR”. O texto mostra a casa toda parando para voltar-se ao SENHOR. As águas de descanso que precisamos são as águas que vem do trono de Deus.. O alívio que precisamos não é só o físico e intelectual, mas o alívio ao cansado que só Jesus pode dar.
4. Que o descanso é uma necessidade. O verso imediatamente seguinte ao nosso texto afirma: “porque, em seis dias, fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o Senhor abençoou o dia de sábado e o santificou.” A Bíblia mostra Deus descansando. Quando fomos criados à imagem e semelhança de Deus, fomos criados para o trabalho, mas também para o descanso. Isso faz parte de nossa própria essência como seres humanos. Precisamos do descanso. São muitas as enfermidades físicas, mentais e emocionais geradas pela falta do descanso. O salário desse pecado tem trazido sombras da morte e a própria morte a quem o pratica.
Portanto, trabalhe para a glória de Deus, com afinco e dedicação, mas também descanse para a glória de Deus! Planeje seu tempo de descanso de modo que você possa contemplar a criação de Deus, interagir com a família e com o povo de Deus e, principalmente, ter um tempo especial com Deus. O descanso é mandamento e bênção de Deus para nós. Deus te abençoe!

Rev. Hédin Charles Mendes

 

Nenhum comentário

Adicione seu comentário