A Melhor Escola

A Melhor Escola

“E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.”
Atos 2.42

Quando nossos filhos atingem a idade escolar, todos nos perguntamos: qual é a melhor escola para meu filho? Essa, de fato é uma pergunta importante, pois os anos de aprendizado são essenciais para prepará-los para a vida.

No terceiro domingo de setembro, nós, evangélicos, comemoramos o dia da Escola Bíblica Dominical. A Escola Bíblica Dominical (EBD) começou em 20/07/1780, em Gloucester, Inglaterra. Seu fundador foi o jornalista evangélico Robert Raikes, de 44 anos, redator do Gloucester Journal. Preocupado com as crianças de sua cidade, Robert procurava as crianças nas ruas e nas suas casas, e as conduzia ao local da reunião, fazendo apelos para que todos os domingos estivessem ali.

No Brasil, numa tarde de domingo, a 19 de agosto de 1855, Robert Reid Kalley, missionário congregacional, e sua esposa Sarah Kalley, instalaram em sua residência a primeira classe de Escola Dominical, contando com cinco crianças, filhos de cidadãos americanos. Foi contada a história do profeta Jonas.

Talvez você esteja se perguntando: como pode ser esta a melhor escola? Talvez você questione até mesmo o ânimo de uns e outros que participam dela. Ou ainda, talvez você nunca a tenha valorizado ou parado para pensar no seu valor. O texto acima nos ensina por que a Escola Bíblica é a melhor escola.

Ela é a melhor escola por causa do conteúdo do seu ensinamento. O que se ensina não apenas prepara-nos para vencer nossas lutas diárias, mas ensina-nos a andar com Deus e nos prepara para a vida eterna. Disse Jesus: “Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” (Marcos 8.36). Além de nos preparar para a vida eterna, nos prepara para cumprirmos o chamado de Deus para nós. Aprendemos a sermos sal da terra e luz do mundo, aprendemos a sermos pais e mães e filhos, a sermos melhores profissionais e a administrar os recursos dados por Deus para nós a fim de que Jesus seja exaltado, o Reino de Deus venha e permaneçamos firmes nos seus caminhos. Que conteúdo é esse? O texto acima nos responde: a doutrina dos apóstolos. Ou seja, os ensinamentos recebidos pelos apóstolos diretamente de nosso Senhor Jesus Cristo. Toda a Bíblia à luz do ensinamento de Jesus.

Ela é a melhor escola por causa do seu gestor. O grande gestor dessa escola é o Espírito Santo de Deus. Ele foi enviado pelo próprio Cristo para a Igreja. A fonte dos recursos especiais para essa escola é o Espírito Santo de Deus.

Finalmente ela é a melhor escola por causa dos seus alunos. Os alunos eram aqueles em quem habitava o Espírito Santo de Deus. Aqueles que nasceram de novo e que desejavam ansiosamente viver com Deus e para Deus. Perseverar para eles não era difícil, pois desejavam crescer em sua vida com Deus.

Talvez aqui esteja o ponto de muitos questionamentos sobre a importância das Escolas Bíblicas Dominicais hoje. A falta de perseverança. Simon Kistemaker traduz essa parte como: “estavam continuamente se dedicando ao ensino dos apóstolos”. 

Nessa escola temos o melhor gestor e o melhor conteúdo, e essa é a parte que cabe a Deus. Por isso ela é a melhor. Cabe a nós verificarmos o quanto, como alunos dessa escola (membros da igreja que participam aprendendo ou ensinando), temos perseverado e nos dedicado a ela. Deus te abençoe.

Rev. Hédin Charles Mendes

 

Nenhum comentário

Adicione seu comentário