Por uma Nação verdadeiramente feliz!

Por uma Nação verdadeiramente feliz!

“Feliz a nação cujo Deus é o Senhor, e o povo que ele escolheu para sua herança.” 
Salmo 33.12

Dia 7 de setembro é uma das datas comemorativas mais importantes do Brasil, justamente por abrigar um dos principais acontecimentos da nossa história: a nossa independência. Foi nesse dia, em 1822, que Dom Pedro deu início a nossa trajetória como nação independente.
“Independência ou morte!” Esse teria sido o grito que deu início ao processo que levou a Brasil a deixar de ser colônia e tornar-se uma nação independente. Em janeiro do mesmo ano, outro fato foi protagonizado por Dom Pedro, o “Dia do fico”. Diante da tensão entre o desejo de Portugal de recolonizar o Brasil e dos políticos brasileiros que desejavam independência, Dom Pedro disse a famosa frase: “Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto! Digam ao povo que fico”.
Nesse 7 de setembro, alguns nutrem esperança, mas outros já desistiram. A pergunta que se segue é: e nós os cristãos, como podemos viver a fim de que sejamos uma bênção para nossa nação?
O Salmo 33 descreve uma nação muito diferente da nossa. Todos, ou a grande maioria, cria em Deus. As leis que regiam a nação de Israel eram as leis dadas pelo próprio Deus. Aquela nação foi claramente escolhida, separada e formada pela ação de Deus. O próprio Deus fez questão de mostrar ao mundo que Israel era do SENHOR.
Podemos dizer que hoje somos mais parecidos com os países ao redor de Israel, onde as leis não são baseadas na Bíblia e as crenças são plurais, mas, o Brasil ainda é um dos maiores países considerados cristãos ao redor do mundo. Sendo assim, como podemos, como cristãos, abençoar nossa nação?
1. Adorando a Deus de todo coração. Muitos cristãos desvalorizam o Culto a Deus. Mas é no Culto que ouvimos Sua Palavra e onde nos voltamos a Ele, reconhecendo sua grandeza e majestade. O Salmo 33 diz: “Exultai, ó justos, no SENHOR! Aos retos fica bem louvá-lo. Celebrai ao SENHOR com harpa, louvai-o com cântico, tangei com arte e com júbilo (…) Porque a palavra do SENHOR é reta e todo o seu proceder é fiel. (…) Os céus por sua palavra se fizeram, e, pelo sopro de sua boca, o exército deles.” Quem deve adorar? Os justos e os retos, ou seja, aqueles que andam de acordo com a Palavra de Deus. Nossa vida precisa ser um Culto público no templo e fora dele. Devemos adorar a Deus de modo a que Ele seja conhecido.
2. Anunciando a glória e o poder de Deus. A partir do verso 13, a Bíblia mostra que aqueles que confiam no SENHOR podem descansar mesmo nos momentos mais difíceis. Os versos 18 e 20 dizem: “Eis que os olhos do SENHOR estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua misericórdia. (…) Nossa alma espera no SENHOR, nosso auxílio e escudo.” Ao mesmo tempo podemos ler nos versos 16 e 17 sobre as nações que se opõem a Deus: “Não há rei que se salve com o poder de seus exércitos; nem por sua muita força se livra o valente. O cavalo não garante vitória; a despeito de sua grande força, a ninguém pode livrar.” Precisamos pregar o Evangelho! Precisamos anunciar todo desígnio de Deus e vivermos em nossa nação de acordo com eles. Precisamos anunciar a Jesus, o Rei dos reis, Senhor dos senhores. Único e suficiente Salvador.
3. Orando por nossa nação: O Salmo inteiro é uma oração. É um cântico de louvor que reconhece a grandeza e cuidado de Deus sobre a nação de Israel. O verso 19, contudo, fala dos tempo difíceis: “para livrar-lhes a alma da morte e, no tempo da fome, conservar-lhes a vida.” A Bíblia nos ensina a honrar as autoridades e orar por elas. “Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens, em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranquila e mansa, com toda piedade e respeito.” (1Tm 2.1,2).
Dom Pedro, entendeu que, para a felicidade geral da nação, deveria ficar, por isso disse: “Estou pronto!” Somos o povo de Deus nesta nação. O quanto temos feito por ela? Estamos prontos? Mais que a felicidade geral da nação, somos o povo que deve amar e agradar a Deus em primeiro lugar. Estamos prontos? Por uma nação verdadeiramente feliz, adoremos a Deus de todo nosso coração, anunciemos a glória de Cristo e seu poder, jejuemos e oremos em favor de nossa nação! Estejamos prontos! Deus te abençoe.

Rev. Hédin Charles Mendes

 

Nenhum comentário

Adicione seu comentário